Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42360
Title: | Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da escola DR. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim-CE). |
Other Titles: | Cangaço, cordel and the didactic sequence for regional historical knowledge of 9th grade students at DR. Jarismar Gonçalves Melo school (Ipaumirim-CE). |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Airton Barbosa da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Israel Soares de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MORAIS , Ana Lunara da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BASTOS, Raquel Leão de |
Keywords: | Literatura de cordel;Cangaço;Ensino de história;Sequência didática - Cordéis;Cordel - Aulas de História;Ensino fundamental - Ipaumirim - Município - Ceará;Cordel literature;History teaching;Didactic sequence - Cordéis;Cordel - History Classes;Elementary school - Ipaumirim - Municipality - Ceará |
Issue Date: | 5-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Airton Barbosa da. Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da Escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim – CE). 2024. 24f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho busca analisar a utilização de sequências didáticas para o ensino de História e apresenta uma proposta metodológica para as aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental com a temática do Cangaço a partir da literatura de cordel, na E.E.F.T.I. Dr. Jarismar G. Melo, localizada no município de Ipaumirim-CE, O objetivo é trabalhar o tema sob a perspectiva cordelista por meio de uma proposta de sequência didática, criando pontes com o saber popular e valorizando a identidade sertaneja, fazendo com que o aluno se torne sujeito de sua própria aprendizagem. Para a realização desse trabalho utilizamos dois cordéis “A chegada de lampião no inferno” de José Pacheco (1993); e “O encontro de Lampião com padre Cícero no céu”, de Minelvino Francisco Silva (199?). Através desses cordéis organizamos a sequência de aulas que podem proporcionar aos alunos uma nova vivência e compreensão sobre o cangaço em nossa região. Para essa análise utilizaremos como fundamentação teórica autores como: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021), Lima (2008). |
Abstract: | The present work seeks to analyze the use of didactic sequences for teaching History and presents a methodological proposal for History classes in the final years of Elementary School with the theme of Cangaço based on cordel literature, at E.E.F.T.I. Jarismar G. Melo, located in the municipality of Ipaumirim - CE, The objective is to work on the topic from a Cordelist perspective through a proposed didactic sequence, creating bridges with popular knowledge and valuing the country identity, making the student become subject of your own learning. To carry out this work we used two strings, “The arrival of lampião in hell” by José Pacheco (1993) and “The encounter of Lampião with priest Cícero in heaven” by Minelvino Francisco Silva (199?). Through these strings we organize a sequence of classes that can provide students with a new experience and knowledge about cangaço in our region. For this analysis, we will use authors such as: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021), Lima (2008) as a theoretical basis. |
Keywords: | Literatura de cordel Cangaço Ensino de história Sequência didática - Cordéis Cordel - Aulas de História Ensino fundamental - Ipaumirim - Município - Ceará Cordel literature History teaching Didactic sequence - Cordéis Cordel - History Classes Elementary school - Ipaumirim - Municipality - Ceará |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42360 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AIRTON BARBOSA DA SILVA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Airton Barbosa da Silva. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 760.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.