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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42363
Title: | Negligência da História local nos livros didáticos e suas implicações para as metodologias no ensino de história. |
Other Titles: | Neglect of local history in textbooks and its implications for history teaching methodologies. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS , Aline Lacerda Leite dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Silvana Vieira de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MAGALHÃES, Mariângela Duarte. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BANDEIRA, Francinaldo de Sousa. |
Keywords: | Currículo escolar;História local;Livro didático;Metodologias de ensino;School curriculum;Local history;Textbook;Teaching methodologies |
Issue Date: | 12-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Aline Lacerda Leite dos. Negligência da história local nos livros didáticos e suas implicações para as metodologias no ensino de história. 2024. 25f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo investiga a história local no currículo escolar, nos livros didáticos e nas práticas pedagógicas. Para tanto, tomamos como material para análise os livros didáticos: História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (2022); Inspire História de Reginaldo Seriacopi e Gislane Azevedo(2021); Projeto Araribá: História organizado sob coordenação de Maria do Carmo Fernandes Branco(2020); História Local: Contribuições para Pensar, Fazer e Ensinar de Vilma de Lurdes Barbosa e Melo(2006); História e Democracia de Flávio de Campos, Regina Claro e Miriam Dolhnikoff (2018), e Jovem Sapiens de Yuval Noah Harari (2019), tendo como referencial teórico e análise da questão os estudos aqui privilegiados de Melo (2006), Vasconcelos (2017), Chaves (2019) e Alves (2021). A pesquisa aponta que a padronização dos materiais didáticos, voltados para um mercado nacional, restringe a adaptação às particularidades locais, conforme discutido por Chaves (2019). Além disso, os autores destacam a falta de formação continuada dos professores, o que impede a utilização de metodologias que promovam a participação ativa dos alunos e a contextualização histórica, como sugerido por Alves (2021). Os autores enfatizam a ausência, a negligência e quando apresentam, na sua maioria, há pouca representação da história local nos livros didáticos e no currículo e nas metodologias. Contudo, este trabalho propõe ações para superar essa ausência, como mudanças nas políticas educacionais, formação docente adequada e a produção de materiais que reflitam a diversidade cultural e histórica do país e no caso do recorte por nós abordado, a inclusão de uma história local como marco de identidade e pertencimento. |
Abstract: | This article investigates local history in the school curriculum, textbooks and pedagogical practices. To do so, we took as material for analysis the textbooks: History, Society and Citizenship by Alfredo Boulos Júnior (2022); Inspire Story by Reginaldo Seriacopi and Gislane Azevedo (2021); Araribá Project: History organized under the coordination of Maria do Carmo Fernandes Branco (2020); Local History: Contributions to Thinking, Doing and Teaching by Vilma de Lurdes Barbosa e Melo (2006); History and Democracy by Flávio de Campos, Regina Claro and Miriam Dolhnikoff (2018), and Jovem Sapiens by Yuval Noah Harari (2019), using as theoretical reference and analysis of the issue the studies privileged here by Melo (2006), Vasconcelos (2017) , Chaves (2019) and Alves (2021). The research points out that the standardization of teaching materials, aimed at a national market, restricts adaptation to local particularities, as discussed by Chaves (2019). Furthermore, the authors highlight the lack of continuing training for teachers, which prevents the use of methodologies that promote active student participation and historical contextualization, as suggested by Alves (2021). The authors emphasize the absence, neglect and when they present, for the most part, there is little representation of local history in textbooks and in the curriculum and methodologies. However, this work proposes actions to overcome this absence, such as changes in educational policies, adequate teacher training and the production of materials that reflect the cultural and historical diversity of the country and in the case of the section discussed by us, the inclusion of local history as framework of identity and belonging. |
Keywords: | Currículo escolar História local Livro didático Metodologias de ensino School curriculum Local history Textbook Teaching methodologies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42363 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos |
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ALINE LACERDA LEITE DOS SANTOS. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Aline Lacerda Leite dos Santos. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 792.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
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