Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1078-8148pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3104791557219576pt_BR
dc.contributor.advisor1ABREU, Waldir Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDABREU, W. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364117476478718pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Damião Bezerra Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8247-8803pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7717970084199162pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Maria das Graças da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. G.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa Educação e Resistência na Comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: O Papel da Escola Santo André na Afirmação e Valorização da Identidade Quilombola, que objetiva compreender como esses processos educativos contribuíram e contribuem para as vivências cotidianas dos elementos constitutivos da resistência quilombola: a educação, a memória e a identidade. Subsidiado teoricamente nos referenciais da educação popular, especialmente nas obras de José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles, Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo,Tomas Tadeu da Silva, Antônio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, buscamos entender o quilombo na sua epistemologia da resistência. A metodologia da pesquisa etnográfica foi subsidiada pelos aportes do conhecimento colaborativo., A inserção na comunidade aconteceu no período de dezembro de 2015 a agosto 2016. Participaram da pesquisa 18 pessoas e na análise das falas desses colaboradores buscamos compreender como esses processos educativos de resistência e práticas curriculares contribuíram e contribuem para a construção da identidade quilombola dessa comunidade. O estudo foi elaborado por meio da pesquisa de campo, com a utilização da técnica da coleta de dados, observação, registro do cotidiano no diário de campo.O lócus da investigação limitou-se a comunidade Nossa senhora do Perpetuo socorro no Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no estado do Pará, por ser uma comunidade Quilombola, com uma trajetória de luta e resistência para garantia de direitos a educação e melhoria nas condições de vida, onde a escola busca se firma como protagonista neste processo de resistência. O registro de caráter etnográfico, a partir de um diário de campo, tem favorecido tal observação. A análise das entrevistas nos possibilitou perceber a emergência de duas compreensões de educação oriundas das falas dos profissionais da educação entrevistados: a de que educação escolar passa por descaso do poder público e que evidencia se como um instrumento da perpetuação e disseminação do preconceito; a de que a educação construída no espaço escolar, através da luta da comunidade, das organizações pode ser um instrumento de transformação dessa própria realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis paper presents the results of research Education and Resistance in the Lower Itacuruçá Community in Abaetetuba in Pará: The Role of School St. Andrew in Affirmation and Exploitation of Quilombo Identity, which aims to understand how these educational processes contributed and contribute to the daily experiences of constituent elements of community resistance: education, memory and identity. Subsidized theoretically in reference to popular education, especially in the works of José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles, Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo, Tomas Tadeu da Silva, Antonio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, we seek to understand the quilombo in its epistemology of resistance. The methodology of ethnographic research was supported by the contributions of collaborative knowledge., The insertion in the community took place from December 2015 to August 2016. The participants were 18 people and the analysis of the speeches of these employees seek to understand how these educational processes of resistance and curricular practices contributed and contribute to the construction of the quilombo identity of this community. The study was prepared by field research, using the technique of data collection, observation, daily journaling of campo.O locus of the investigation was limited to the community Our Lady of Perpetual Help in the Lower Itacuruçá in Abaetetuba in the state of Pará, as a Quilombola community, with a history of struggle and resistance to guarantee rights to education and improvement in living conditions, which the school seeks to firm as the lead in this process of resistance. The ethnographic record, from a field diary, has favored such an observation. Analysis of the interviews enabled us to see the emergence of two educational insights derived from the statements of the respondents education professionals: that education goes through neglect of the government and which shows up as an instrument of perpetuation and spread of prejudice; to that education built at school, through the community of struggle, organizations can be an instrument of transformation of reality itself.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42365-
dc.date.accessioned2025-07-02T22:46:18Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T22:46:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade quilombolapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Baixo Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectBaixo Itacuruçá - Abaetetuba - PA - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectResistência quilombolapt_BR
dc.subjectLutas quilombolaspt_BR
dc.subjectMemórias - lutas quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombola identitypt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombola community of Baixo Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectBaixo Itacuruçá - Abaetetuba - PA - quilombola communitypt_BR
dc.subjectQuilombola resistancept_BR
dc.subjectQuilombola strugglespt_BR
dc.subjectMemories - quilombola strugglespt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRANIERI, Claudete Costa Quaresma Ranieri-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation and resistance in the Baixo Itacuruçá community in Abaetetuba, Pará: memory of struggle in the affirmation and valorization of quilombola identity.pt_BR
dc.identifier.citationRANIERI, Claudete Costa Quaresma. Educação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDETE COSTA QUARESMA RANIEIRI - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2016.pdfClaudete Costa Quaresma Ranieri - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20163.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.