Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613530995861001pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Damião Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8247-8803pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7717970084199162pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, José Valdinei Albuquerque.-
dc.contributor.referee1IDMIRANDA, J. V. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745148327397484pt_BR
dc.contributor.referee2ABREU, Waldir Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDABREU, W. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364117476478718pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Maria das Graças da.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0614-4852pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200605980961260pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada Currículo e Diálogo Cultural na construção da Educação Quilombola na escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA, buscou indagar de que maneira a escola quilombola trabalha o currículo e em que medida ocorre diálogo cultural nos processos de formação dos alunos. Como problemática da investigação trago a seguinte questão: como o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola vem sendo trabalhado na escola São Tomé? O objetivo da pesquisa foi analisar o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola na escola São Tomé, considerando a cultura, a identidade e os reflexos na formação da construção do ensino-aprendizagem dos educandos. As concepções teóricas de Giroux (1986), Laraia (2006), Moreira (1990), Apple (1994), Gesser (2002), Adiron (2007), Pinto (2007), Mattos (2009), Klein (2010), Gomes (2011), entre outros, e instrumentos legais, trouxeram contribuições em termos conceituais teóricas e práticas, acerca do currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola, demonstrando as contradições do pensamento e das práticas pedagógicas na referida escola, bem como as críticas, reflexões e proposições para se pensar a escola quilombola a partir das realidades históricas e culturais locais inseridas no currículo e diálogo. Quanto a metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa com ênfase na etnografia, na qual situa-se a realidade social do contexto pesquisado da escola quilombola São Tomé, incluindo observações, entrevista semiestruturada e relatos de pessoas da comunidade. Após coletadas de dados, as informações foram submetidas à apreciação de análise, interpretação, descrição articuladas com os fundamentos teóricos para a obtenção de resultados. Por fim, a pesquisa demonstrou que os problemas educacionais da escola quilombola São Tomé são decorrentes de situações da não adequação do currículo e diálogo a realidade escolar; falta de compromisso político da Secretaria de Educação de Abaetetuba, em não respeitar a legislação específica que garante um tratamento diferenciado na escola quilombola; de desvalorização da cultura e identidade; desinteresse dos alunos em parte na aprendizagem escolar e um modelo padrão curricular para todas as escolas da zona urbana e rural, o que, de certo modo, retrocede o aprendizado de alguns alunos da escola quilombola de São Tomé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCurrículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe present research, entitled Curriculum and Cultural Dialogue in the construction of Quilombola Education at the São Tomé school in the municipality of Abaetetuba /PA, sought to inquire how the quilombola school works the curriculum and to what extent cultural dialogue takes place in the processes of student formation. As a research problem I have the following question: how has the curriculum and the cultural dialogue in the construction of quilombola education worked in the São Tomé school? The objective of the research was to analyze the curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education in the São Tomé school, considering the culture, identity and reflexes in the formation of the teaching-learning construction of the students. The theoretical conceptions of Giroux (1986), Laraia (2006), Moreira (1990), Apple (1994), Gesser (2002), Adiron (2007), Pinto (2007), Mattos (2009), Klein (2010), Gomes (2011), among others, and legal instruments, brought contributions in conceptual and theoretical terms about the curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education, demonstrating the contradictions of thought and pedagogical practices in that school, as well as critiques, reflections and propositions to think about the school quilombola from the local historical and cultural realities inserted in the curriculum and dialogue. As for the methodology, a qualitative approach was chosen with emphasis on ethnography, which included the social reality of the researched context of the São Tomé quilombola school, including observations, semi-structured interviews and reports from people in the community. After data collection, the information was submitted to analysis, interpretation, description and articulated with the theoretical foundations to obtain results. Finally, the research showed that the educational problems of the São Tomé quilombola school are due to situations of non-adaptation of the curriculum and dialogue to school reality; lack of political commitment from the Education Department of Abaetetuba, in not respecting the specific legislation that guarantees a differential treatment in the quilombola school; devaluation of culture and identity; students' disinterest in part in school learning and a standard curriculum model for all schools in urban and rural areas, which, to a certain extent, retrace or learn the students of the São Tomé quilombola school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42367-
dc.date.accessioned2025-07-02T23:58:00Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T23:58:00Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectCurrículo - educação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEscola São Tomé - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - educação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas - São Tomé - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectCurriculum - Quilombola school educationpt_BR
dc.subjectSão Tomé School - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - Quilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombola women - São Tomé - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Divino Rogério Cardoso-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education at the São Tomé School in the municipality of Abaetetuba/PA.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Divino Rogério Cardoso. Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2018.pdfDivino Rogério Cardoso Silva - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2018 3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.