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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42369
Title: | Concepções e práticas de contação de histórias de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Other Titles: | Concepts and practices of storytelling by teachers of the early years of Elementary Education. |
???metadata.dc.creator???: | GUEDES, Josicleide Cabral da Silva Guedes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RAMOS, Fabiana. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Nelsânia Batista da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Maria das Graças. |
Keywords: | Formação leitora;Narrativas literárias;Concepções de contação de histórias;Reading training;Literary narratives;Conceptions of storytelling |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GUEDES, Josicleide Cabral da Silva. Concepções e práticas de contação de histórias de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O contar de histórias vem trilhando novos caminhos e chegando cada vez mais a espaços diversos. Na escola, essa prática vem cada vez mais sendo fortalecida, seja com o propósito de trabalhar a intersubjetividade, exercer a função terapêutica, abordar a existência humana, ser utilizada como performance, para educar, ou como incentivo à leitura. O contar histórias, atualmente, não se restringe apenas ao uso de ferramentas, como voz, gestos e recursos literários, mas tem incorporado novos elementos ao ato de contar histórias, a exemplo de objetos, cenários, iluminação, musicalidade, performance elaborada, caracterização do contador/professor, além de buscar a utilização de novas técnicas de aprimoramento do seu fazer, inclusive no âmbito da escola. Como referencial teórico, a pesquisa adotou os estudos de autores, como Busatto (2013), Girardello (2014), Matos (2005), Stocker (2022), Santos e Oliveira (2021), Corsino (2019) e Teixeira (1996), dentre outros/as. Diante desse contexto, discutimos, nesta pesquisa, as concepções de contação de histórias e suas contribuições para a formação de leitores literários, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Algodão de Jandaíra–PB. Nosso principal objetivo foi investigar como as concepções de contação de histórias adotadas por professores(as) do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), no município de Algodão de Jandaíra–PB, influenciam a abordagem das narrativas literárias infantis na escola. A pesquisa aqui relatada é de natureza qualitativa, caracterizada como Estudo de Caso, e foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa, realizamos a observação, visando compreender como as participantes abordavam a contação de histórias em suas turmas. Em um segundo momento, analisamos os planos de aulas das referidas professoras para percebermos com que frequência as atividades envolvendo contação de histórias eram referenciadas no planejamento e, na sequência, realizamos entrevistas com as mesmas com intuito de verificar qual a concepção de contação adotadas por elas, bem como qual importância elas atribuem a utilização da contação de história como uma ferramenta que pode contribuir com a formação literária de seus alunos. Como resultados, foi possível detectarmos que as professoras colaboradoras da pesquisa consideram a contação de histórias uma importante aliada para aproximar as crianças das narrativas literárias infantis. Além disso, percebemos diferentes concepções de contação adotadas por elas, com predominância da concepção de contação de história Educativa por parte de P1A, P1B e P3A, seguida da concepção de contação enquanto Performance, trabalhada por P1A e P2B, e da concepção de contação de história Intersubjetiva, por P3B. Entretanto, as dificuldades apontadas por P2A, como a falta de preparo/formação, somada à pouca frequência de eventos de contação nos planos de aula e à falta de um planejamento bem elaborado para que isso de fato ocorra, são aspectos que não têm colaborado com essa aproximação de forma efetiva. |
Abstract: | Storytelling has been treading new paths and reaching more and more diverse spaces. At school, this practice is increasingly being strengthened, whether for the purpose of working on intersubjectivity, exercising a therapeutic function, addressing human existence, being used as a performance, to educate, or as an incentive to read. Storytelling today is not restricted to the use of tools such as voice, gestures and literary resources, but has incorporated new elements into the act of storytelling, such as objects, scenery, lighting, musicality, elaborate performance, characterization of the storyteller/teacher, as well as seeking to use new techniques to improve its performance, including in the context of schools. As a theoretical reference, the research adopted the studies of authors such as Busatto (2013), Girardello (2014), Matos (2005), Stocker (2022), Santos and Oliveira (2021), Corsino (2019) and Teixeira (1996), among others. In this context, we discussed the conceptions of storytelling and their contributions to the formation of literary readers in a municipal primary school in Algodão de Jandaíra-PB. Our main objective was to investigate how the conceptions of storytelling adopted by elementary school teachers in the municipality of Algodão de Jandaíra-PB influence the approach to children's literary narratives at school. The research reported here is qualitative in nature, characterized as a case study, and was carried out in three stages. In the first stage, we conducted an observation to understand how the participants approached storytelling in their classes. Secondly, we analyzed the lesson plans of these teachers to see how often activities involving storytelling were referenced in the planning and then conducted interviews with them in order to see what concept of storytelling they adopted, as well as the importance they attach to using storytelling as a tool that can contribute to their students' literary education. As a result, it was possible to detect that the teachers who collaborated in the research consider storytelling to be an important ally in bringing children closer to children's literary narratives. In addition, we noticed different conceptions of storytelling adopted by them, with a predominance of educational storytelling by P1A, P1B and P3A, followed by Performance storytelling by P1A and P2B, and Intersubjective storytelling by P3B. However, the difficulties pointed out by P2A, such as the lack of preparation/training, coupled with the infrequency of storytelling events in lesson plans and the lack of well-developed planning for this to actually happen, are aspects that have not contributed to this approach effectively. |
Keywords: | Formação leitora Narrativas literárias Concepções de contação de histórias Reading training Literary narratives Conceptions of storytelling |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42369 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação |
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JOCICLEIDE CABRAL DA SILVA GUEDES - DISSERTAÇÃO - (PPGEd) 2025.pdf | 3.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
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