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Title: Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará).
???metadata.dc.creator???: COSTA, Laércio Farias da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
Keywords: Saberes tradicionais - comunidade quilombola;Comunidades tradicionais - Pará;Povos tradicionais;Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Abaetetuba - PA - comunidade quilombola;Universidade Federal do Pará - Dissertação;Cultura - comunidade quilombola;Mulheres quilombolas;Traditional knowledge - quilombola community;Traditional communities - Pará;Traditional peoples;Remnant Community of Quilombo of Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Abaetetuba - PA - quilombola community;Federal University of Pará - Dissertation;Culture - quilombola community;Quilombola women
Issue Date: 16-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: COSTA, Laércio Farias da. Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as práticas culturais e formas de transmissão desses saberes de geração em geração por meio da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho utilizamos de uma abordagem qualitativa e como metodologia destacamos a historia oral. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao problematizarmos sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais, território, identidade e da memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do quilombo do Itacuruçá numa ótica jurídica. Nesta perspectiva, utilizamos: Diegues (2000), Salles (2005), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Desta forma, de acordo com os caminhos de pesquisa, inicialmente, identificamos a relação dos dispositivos jurídicos, elencando como referência a Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos aos posteriores dispositivos que se relacionam com a proteção dos saberes tradicionais. Assim, procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais. Logo, a pesquisa aponta que a comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos, garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de rever as formas de implementação dos dispositivos jurídicos junto às comunidades tradicionais, pois quando posto em analise identificamos um caráter, em certa medida, classificatório e conceitual por não compreenderem a complexidade e o significado das comunidades tradicionais em sua totalidade, logo, assumem fragilidades em efetivar estratégias que possibilitem a proteção desses saberes. Assim, os sujeitos de pesquisa atribuem, dentre outros fatores, ao avanço da lógica capitalista e a influência midiática de universalização de uma cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade, enquanto isso, interpretamos tais falas e analisamos junto às vivencias de campo sinalizando as contradições e resistências incorporadas pelas práticas culturais no cotidiano do local.
Keywords: Saberes tradicionais - comunidade quilombola
Comunidades tradicionais - Pará
Povos tradicionais
Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Abaetetuba - PA - comunidade quilombola
Universidade Federal do Pará - Dissertação
Cultura - comunidade quilombola
Mulheres quilombolas
Traditional knowledge - quilombola community
Traditional communities - Pará
Traditional peoples
Remnant Community of Quilombo of Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Abaetetuba - PA - quilombola community
Federal University of Pará - Dissertation
Culture - quilombola community
Quilombola women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42373
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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