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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42373
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | COSTA, L. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8626360942243438 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, M. R. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza. | - |
dc.contributor.referee1ID | NASCIMENTO, A. W. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | PINTO, Benedita Celeste de Moraes. | - |
dc.contributor.referee2ID | PINTO, B. C. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as práticas culturais e formas de transmissão desses saberes de geração em geração por meio da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho utilizamos de uma abordagem qualitativa e como metodologia destacamos a historia oral. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao problematizarmos sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais, território, identidade e da memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do quilombo do Itacuruçá numa ótica jurídica. Nesta perspectiva, utilizamos: Diegues (2000), Salles (2005), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Desta forma, de acordo com os caminhos de pesquisa, inicialmente, identificamos a relação dos dispositivos jurídicos, elencando como referência a Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos aos posteriores dispositivos que se relacionam com a proteção dos saberes tradicionais. Assim, procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais. Logo, a pesquisa aponta que a comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos, garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de rever as formas de implementação dos dispositivos jurídicos junto às comunidades tradicionais, pois quando posto em analise identificamos um caráter, em certa medida, classificatório e conceitual por não compreenderem a complexidade e o significado das comunidades tradicionais em sua totalidade, logo, assumem fragilidades em efetivar estratégias que possibilitem a proteção desses saberes. Assim, os sujeitos de pesquisa atribuem, dentre outros fatores, ao avanço da lógica capitalista e a influência midiática de universalização de uma cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade, enquanto isso, interpretamos tais falas e analisamos junto às vivencias de campo sinalizando as contradições e resistências incorporadas pelas práticas culturais no cotidiano do local. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário do Tocantins/Cametá | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42373 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T13:40:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-03 | - |
dc.date.available | 2025-07-03T13:40:42Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Saberes tradicionais - comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Comunidades tradicionais - Pará | pt_BR |
dc.subject | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Abaetetuba - PA - comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pará - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Cultura - comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Traditional knowledge - quilombola community | pt_BR |
dc.subject | Traditional communities - Pará | pt_BR |
dc.subject | Traditional peoples | pt_BR |
dc.subject | Remnant Community of Quilombo of Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Abaetetuba - PA - quilombola community | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Pará - Dissertation | pt_BR |
dc.subject | Culture - quilombola community | pt_BR |
dc.subject | Quilombola women | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Laércio Farias da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Laércio Farias da. Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
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LAÉRCIO FARIAS DA COSTA - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2019.pdf | Laercio Farias da Costa - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2019 | 4.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
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