Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MEDEIROS, O. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7386079000883674 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Gilcilene Dias da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | COSTA, G. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2934771644021042 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | VARELA, Odair Bartolomeu Barros Lopes. | - |
dc.contributor.referee1ID | VARELA, O. B. B. L. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes da. | - |
dc.contributor.referee2ID | CUNHA JÚNIOR, H. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | PINHO, Vilma Aparecida de. | - |
dc.contributor.referee3ID | PINHO, V. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva analisar o processo de constituição de lideranças negras e práticas de resistências como fator educativo na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. O problema da investigação contextualiza os processos excludentes da violência colonial contra a população afrodescendente escravizada que culminaram na produção do racismo na organização política e social da sociedade brasileira. As perguntas formuladas versam sobre o seguinte: Como se deu o processo de constituição de lideranças na comunidade remanescente de quilombo de Umarizal Beira, no que tange aos elementos culturais, étnico-raciais e políticos? De que modo as histórias de vida dos afrodescendentes e lideranças quilombolas constituem sua formação identitária enquanto fator educativo e prática de resistência ao racismo junto à comunidade local? Para a realização da pesquisa, utilizamos os aportes teóricos e metodológicos Pós-colonial (decolonial) (BHABHA, 2010; ESCOBAR, 2005; HALL, 2009) dialogando com a noção de Afrodescendência (OLIVEIRA FILHO, 1997; CUNHA JÚNIOR, 2005). Para tanto, o trabalho de campo na comunidade visa, através de entrevistas com as oito (08) lideranças da comunidade que ocupam a diretoria da Associação quilombola, no intuito de situar o recorte analítico das narrativas produzidas. A partir de entrevistas realizadas com algumas lideranças quilombolas, percebeu-se uma riqueza de informações, que nos fez optar pela inclusão de apenas quatro (04) líderes, sendo dois homens e duas mulheres há mais tempo exercendo o papel de liderança em cargo da diretoria da associação, o estudo destaca os saberes da cultura afrodescendente e as práticas educativas como mecanismos de luta, formação e organização política comunitária. A pesquisa abre espaço a pensamentos-outros negados e destituídos desde o processo colonial. Os resultados preliminares indicam que a constituição das lideranças quilombolas encontra-se fortemente pautada em processos culturais e políticos que constituem as Afrodescendências de suas (re)existências nas lutas contra o racismo e todas as mazelas sociais, tendo a educação um importante papel a contribuir com o processo de constituição de suas identidades étnico-raciais quilombolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário do Tocantins/Cametá | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
dc.description.abstract | This research aimed at the formation of leadership and resistance practices as an educational factor in the Quilombola Community of Umarizal Beira, Baião-Pará. The problem of the contextualized investigation of the exclusionary processes of colonial violence against the enslaved Afrodescendant population that culminated in the production of racism in the political and social organization of Brazilian society. The questions that guide this research are: How to launch the process of constituting the remaining quilombo community of Umarizal Beira in relation to cultural, ethnic-racial and political elements and how is it for a relationship with educational processes? In what way do life histories of Afro-descendants and Quilombola leaders constitute their identity formation as a local community? For the realization of the research, we use the postcolonial (decolonial) theoretical and methodological contributions dialoguing with a notion of Afrodescendence. In order to do so, the field work in the community aimed, through interviews with 08 (08) community leaders who occupy a board of the Quilombola Association, to locate the analytical cut of the narratives produced. Based on interviews with some leaders of quilombolas, the outstanding study of the knowledge of Afrodescendant culture and as educational practices as mechanisms of struggle, formation and community political organization. The Survey opens space for thoughts-others denied and deprived of the colonial process. The results indicate that the constitution of the quilombola leaderships is strongly based on cultural and political processes that constitute Afrodescendences of their (re) existence in the struggles against racism and all as maladies, having an important role to contribute to the constitution process of their ethnic-racial identities. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42374 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T14:02:36Z | - |
dc.date.available | 2025-07-03 | - |
dc.date.available | 2025-07-03T14:02:36Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Educação quilombola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola de Umarizal Beira - Baião - PA | pt_BR |
dc.subject | Baião - PA - Comunidade Quilombola de Umarizal Beira | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pará - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Comunidades tradicionais - Pará | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | História de vida - quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade - metodologia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Afrodescendência | pt_BR |
dc.subject | Lideranças quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Quilombola school education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola education | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Community of Umarizal Beira - Baião - PA | pt_BR |
dc.subject | Baião - PA - Quilombola Community of Umarizal Beira | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Pará - Dissertation | pt_BR |
dc.subject | Traditional communities - Pará | pt_BR |
dc.subject | Black identity | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Education for ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Life history - quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Decoloniality - methodology | pt_BR |
dc.subject | Quilombola women | pt_BR |
dc.subject | Afro-descendants | pt_BR |
dc.subject | Quilombola leaders | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MEDEIROS, Oberdan da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Oberdan da Silva. Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OBERDAN DA SILVA MEDEIROS - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2018.pdf | Oberdan da Silva Medeiros - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2018 | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.