Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, O. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386079000883674pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Gilcilene Dias da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2934771644021042pt_BR
dc.contributor.referee1VARELA, Odair Bartolomeu Barros Lopes.-
dc.contributor.referee1IDVARELA, O. B. B. L.pt_BR
dc.contributor.referee2CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes da.-
dc.contributor.referee2IDCUNHA JÚNIOR, H. A.pt_BR
dc.contributor.referee3PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.referee3IDPINHO, V. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar o processo de constituição de lideranças negras e práticas de resistências como fator educativo na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. O problema da investigação contextualiza os processos excludentes da violência colonial contra a população afrodescendente escravizada que culminaram na produção do racismo na organização política e social da sociedade brasileira. As perguntas formuladas versam sobre o seguinte: Como se deu o processo de constituição de lideranças na comunidade remanescente de quilombo de Umarizal Beira, no que tange aos elementos culturais, étnico-raciais e políticos? De que modo as histórias de vida dos afrodescendentes e lideranças quilombolas constituem sua formação identitária enquanto fator educativo e prática de resistência ao racismo junto à comunidade local? Para a realização da pesquisa, utilizamos os aportes teóricos e metodológicos Pós-colonial (decolonial) (BHABHA, 2010; ESCOBAR, 2005; HALL, 2009) dialogando com a noção de Afrodescendência (OLIVEIRA FILHO, 1997; CUNHA JÚNIOR, 2005). Para tanto, o trabalho de campo na comunidade visa, através de entrevistas com as oito (08) lideranças da comunidade que ocupam a diretoria da Associação quilombola, no intuito de situar o recorte analítico das narrativas produzidas. A partir de entrevistas realizadas com algumas lideranças quilombolas, percebeu-se uma riqueza de informações, que nos fez optar pela inclusão de apenas quatro (04) líderes, sendo dois homens e duas mulheres há mais tempo exercendo o papel de liderança em cargo da diretoria da associação, o estudo destaca os saberes da cultura afrodescendente e as práticas educativas como mecanismos de luta, formação e organização política comunitária. A pesquisa abre espaço a pensamentos-outros negados e destituídos desde o processo colonial. Os resultados preliminares indicam que a constituição das lideranças quilombolas encontra-se fortemente pautada em processos culturais e políticos que constituem as Afrodescendências de suas (re)existências nas lutas contra o racismo e todas as mazelas sociais, tendo a educação um importante papel a contribuir com o processo de constituição de suas identidades étnico-raciais quilombolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará.pt_BR
dc.date.issued2018-01-04-
dc.description.abstractThis research aimed at the formation of leadership and resistance practices as an educational factor in the Quilombola Community of Umarizal Beira, Baião-Pará. The problem of the contextualized investigation of the exclusionary processes of colonial violence against the enslaved Afrodescendant population that culminated in the production of racism in the political and social organization of Brazilian society. The questions that guide this research are: How to launch the process of constituting the remaining quilombo community of Umarizal Beira in relation to cultural, ethnic-racial and political elements and how is it for a relationship with educational processes? In what way do life histories of Afro-descendants and Quilombola leaders constitute their identity formation as a local community? For the realization of the research, we use the postcolonial (decolonial) theoretical and methodological contributions dialoguing with a notion of Afrodescendence. In order to do so, the field work in the community aimed, through interviews with 08 (08) community leaders who occupy a board of the Quilombola Association, to locate the analytical cut of the narratives produced. Based on interviews with some leaders of quilombolas, the outstanding study of the knowledge of Afrodescendant culture and as educational practices as mechanisms of struggle, formation and community political organization. The Survey opens space for thoughts-others denied and deprived of the colonial process. The results indicate that the constitution of the quilombola leaderships is strongly based on cultural and political processes that constitute Afrodescendences of their (re) existence in the struggles against racism and all as maladies, having an important role to contribute to the constitution process of their ethnic-racial identities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42374-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:02:36Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T14:02:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Umarizal Beira - Baião - PApt_BR
dc.subjectBaião - PA - Comunidade Quilombola de Umarizal Beirapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidades tradicionais - Parápt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectHistória de vida - quilombolaspt_BR
dc.subjectDecolonialidade - metodologiapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAfrodescendênciapt_BR
dc.subjectLideranças quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Umarizal Beira - Baião - PApt_BR
dc.subjectBaião - PA - Quilombola Community of Umarizal Beirapt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectTraditional communities - Parápt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectLife history - quilombolaspt_BR
dc.subjectDecoloniality - methodologypt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectAfro-descendantspt_BR
dc.subjectQuilombola leaderspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Oberdan da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Oberdan da Silva. Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OBERDAN DA SILVA MEDEIROS - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2018.pdfOberdan da Silva Medeiros - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20181.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.