Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMIRANDA, E. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Doriedson do Socorro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5120-2484pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127076028303549pt_BR
dc.contributor.referee1PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9450-5461pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee2TIRIBA, Lia Vargas.-
dc.contributor.referee2IDTIRIBA, L. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2006259738336754pt_BR
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Mara Rita Duarte.-
dc.contributor.referee3IDOLIVEIRA, M. R. D.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038322403743384pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa, a partir de materialidades produtivas realizadas por homens e mulheres da Comunidade Quilombola de Tambaí-Açu, no município de Mocajuba, Pará, a (re)construção de identidades, na contradição Capital-Trabalho. Busca responder à indagação de como esses sujeitos constroem processos de resistência, ou não, às determinações do modo de produção capitalista, considerando as reproduções ampliadas da vida e as reproduções ampliadas do capital, que lhes possibilita estabelecer, conforme Marx (2013), mediações que (re)constroem suas identidades como classe. Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa, pautada no materialismo histórico-dialético, pois entendemos, conforme Araújo (2007), que os fenômenos sociais correspondem a dimensões tanto quantitativas quanto qualitativas, constituindo-se também culturais, de acordo com Thompson (2001), não seguindo os fenômenos econômicos à distância, pois são partes da mesma rede de relações consideradas como totalidade social, unidade do diverso (MARX, 2008). Metodologicamente, com base em Triviños (1987) procedemos ao levantamento documental, às observações e anotações de campo, além da realização de entrevistas semiestruturadas, tratadas, em termos de significância, conforme Bardin (1977), pela análise do conteúdo. Assim enquanto referencial teórico nos pautamos em Marx (1978; 1996; 2008; 2013), Marx e Engels (2007; 2009), Thompson (1981; 1987; 1998; 2001), Mészaros (2002; 2011), Dubar (2005; 2006), Acosta (2016), Antunes (2009), Bogo (2010), Tiriba (2001; 2008; 2012; 2018), Pinto (2001; 2004; 2007), Gomes (1996; 2003; 2006), Funes (2012), Rodrigues (2012), dentre outros. A investigação nos levou à conclusão de que as identidades da Comunidade Quilombola Tambaí-Açu se (re)constroem na mediação dos saberes sociais do Trabalho-Capital, contradição configurada entre o trabalho nos mutirões e trabalho nos pimentais. Para se chegar a tal conclusão, constatamos, a partir de entrevista junto a quatro mulheres e cinco homens da Comunidade Quilombola Tambaí-Açu, que os saberes do trabalho, caracterizados de identidade quilombola, se entrecruzam na prática de trabalho socializado do mutirão, como culturas do trabalho que se (re)constroem no contexto das relações sociais de produção, na perspectiva de luta de classes. Identificamos, ainda, que a partir das materialidades objetivas e subjetivas dos sujeitos, as transformações nas reproduções ampliadas da vida, em face da contradição em relação às reproduções ampliadas do capital, ocorreram por meio do monocultivo intensivo da pimenta-do-reino, observado no entorno da comunidade. Dessa forma, compreendemos que a relação dialética entre aderência e resistências à tentativa de homogeneização da comunidade, para suprir objetivos do mercado, (re)criou experiências que possibilitaram, por conseguinte, um (re)criar identidades, na contradição capital-trabalho. Assim, desde um passado de formação político-cultural, social e econômico, até o presente, os quilombos têm sido alvo de diversas tentativas de aniquilamento, tanto material quanto simbólico. (Re)construindo-se no constante fazer-se quilombola, a partir das reproduções ampliadas da vida, ao unir forças para diminuir o dispêndio do trabalho que produz subsistência e valores que destoam das reproduções ampliadas do capital, caracterizada pela produção em larga escala e divisão do trabalho, que nega experiências, presentes em: comunidades tradicionais, produções comunitárias, associações, agroecológicas, economia e cultura popular. E, nesse constante vir a ser, (re)constroem outras reais possibilidades de viver bem, como culturas do trabalho que se manifestam em experiências, a exemplo do mutirão quilombola. Resistência econômico-cultural à produção capitalista e base da constante formação da classe econômico-cultural, que vive do trabalhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametá-
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense.pt_BR
dc.date.issued2019-06-10-
dc.description.abstractThis work analyzes the (re)construction of identities, in the confrontation between Capital and Work, starting from the materialities produced by men and women from the Quilombola Community of Tambaí-Açu, in the municipality of Mocajuba, Pará, Brazil, they build processes of resistance to determinations of the capitalist mode of production. It takes into account the enlarged reproductions of life and the enlarged reproductions of capital, which enable them to establish, according to Marx (2013), mediations that (re)construct their identities as a class. For this, we adopt the qualitative approach, based on historical-dialectical materialism, because according to Araújo (2007), we understand that social phenomena correspond to quantitative and qualitative dimensions, and also constitute culture, according to Thompson (2001), not following the economic phenomena at a distance, since they are part of the same network of relations considered as social totality, unity of the diverse (MARX, 2008). In methodological terms, we conducted, based on Triviños (1987), a documentary survey, observations and field notes, as well as semi-structured interviews, treated in terms of significance, according to Bardin (1977), by content analysis. Thus, as a theoretical framework, we base ourselves on Marx (1978; 1996; 2008; 2013), Marx and Engels (2007; 2009), Thompson (1981; 1987; 1998; 2001), Mészaros (2002; 2011), Dubar (2005). ; 2006), Acosta (2016), Antunes (2009), Bogo (2010), Tiriba (2001; 2008; 2012; 2018), Pinto (2001; 2004; 2007), Gomes (1996; 2003; 2006), Funes ( 2012), Rodrigues (2012), among others. This investigation led us to the conclusion that the identities of the Quilombola Community Tambaí-Açu are (re)built in the mediation of the social knowledges of Work-Capital, a contradiction between work in the community and work in the peppers. In order to reach this conclusion, we found from an interview with four women and five men of this community that knowledge of work, characterized by quilombola identity, intersects in the socialized work practice of the community, as work cultures that are (re)build in the context of social relations of production, in the perspective of class struggle. From the objective and subjective materialities of the subjects, we also identified that the transformations in the expanded reproductions of life, in the face of the contradiction in relation to the expanded reproductions of capital, occurred through the intensive monoculture of black pepper, observed around the community. Thus, we understand that the dialectical relationship between adherence and resistance to the attempt of homogenization of the community, to supply market objectives, (re)created experiences that enabled, therefore, a (re)creation of identities, in the contradiction between capital and work. From a past of political, cultural, social and economic formation to the present, quilombos have been the target of various attempts at material and symbolic annihilation. From the extended reproductions of life, (re)building on the constant becoming quilombola, by joining forces to reduce the expenditure of work that produces subsistence and values that deviate from the expanded reproductions of capital, characterized by large-scale production and division of work, which denies experiences, present in: traditional communities, community productions, associations, agroecological, economy and popular culture. And in that constant come to be (re)build other real possibilities of living well, as work cultures that manifest themselves in experiences, such as the quilombola task force. Economic-cultural resistance to capitalist production and the basis of the constant formation of the economic-cultural class, which lives from work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42377-
dc.date.accessioned2025-07-03T16:51:13Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T16:51:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombolas - Parápt_BR
dc.subjectIdentidades - comunidade quilombola - Parápt_BR
dc.subjectComunidade quilombola - nordeste do Parápt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectResistências econômico-culturaispt_BR
dc.subjectComunidades tradicionais - Parápt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Tambaí-Açu - Mocajuba - PApt_BR
dc.subjectMocajuba - PA - Comunidade Quilombola de Tambaí-Açupt_BR
dc.subjectPimentais - trabalho quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectIdentities - quilombola community - Parápt_BR
dc.subjectQuilombola community - northeast of Parápt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectEconomic and cultural resistancept_BR
dc.subjectTraditional communities - Parápt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Tambaí-Açu - Mocajuba - PApt_BR
dc.subjectMocajuba - PA - Quilombola Community of Tambaí-Açupt_BR
dc.subjectPimentais - quilombola workpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMIRANDA, Ellen Rodrigues da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom community work to pepper fields: the (re)construction of Identities in the Labor-Capital contradiction, in a quilombola community in northeastern Pará.pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Ellen Rodrigues da Silva. Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense. 2019. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN RODRIGUES DA SILVA MIRANDA - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2019.pdfEllen Rodrigues da Silva Miranda - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20196.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.