Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42383
Title: | Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. |
Other Titles: | Permanence of young quilombolas at the Federal University of Pará: an analysis of the challenges faced by students from the PSE quilombola in Baixo Tocantins. |
???metadata.dc.creator???: | BORGES, Arlon Barbosa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, João Batista do Carmo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RODRIGUES, Doriedson do Socorro. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | GARCIA, Jesús Jorge Pérez. |
Keywords: | Jovens quilombolas;Quilombolas;Permanência na universidade - quilombolas;Universidade Federal do Pará - Dissertação;Processo Seletivo Especial Quilombola - Baixo Tocantins - UFPA;Comunidade Quilombola Umarizal - Baião - PA;Comunidade Quilombola Igarapé - Baião - PA;Baião - PA - comunidades quilombolas;Materialismo histórico-dialético;Ensino superior - políticas afirmativas;Políticas afirmativas;Young Quilombolas;University Permanence - Quilombolas;Federal University of Pará - Dissertation;Special Quilombola Selection Process - Lower Tocantins - UFPA;Quilombola Community Umarizal - Baião - PA;Quilombola Community Igarapé - Baião - PA;Baião - PA - Quilombola communities;Historical-dialectical materialism;Higher education - affirmative action policies;Affirmative action policies |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
Citation: | BORGES, Arlon Barbosa. Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo baseado na perspectiva do Materialismo histórico-dialética sobre a permanência de jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará, com uma análise voltada para os desafios enfrentados pelos alunos oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. Trata-se de estudos de casos realizados com alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos das comunidades quilombolas de Umarizal e Igarapé Preto, localizadas no município de Baião-PA, na região do Baixo Tocantins. A pesquisa dialogou com questões já postas, através de estudos de campo em busca das especificidades que as comunidades apresentam, bem como suas características sociais. Os resultados desta pesquisa explicitam que a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem mostrado avanços positivos relacionados à permanência de jovens quilombolas na universidade, através de sua autonomia e de políticas afirmativas, no entanto, ainda não suficiente diante da grande demanda derivada de um histórico processo de exclusão. Em relação aos estudantes quilombolas, as questões econômicas estão diretamente ligadas as suas trajetórias. Nesse mundo, de diferentes classes sociais, tornam suas permanências na universidade ainda mais desafiadoras. Conclui-se que os auxílios, assim como um conjunto das políticas produzidas pela UFPA, têm contribuído de forma significativa para que uma parcela desses alunos tenha concluído suas graduações e outra consiga permanecer. |
Abstract: | This dissertation aims to present a study based on the perspective of historical-dialectic Materialism on the permanence of young quilombolas at the Federal University of Pará, with an analysis focused on the challenges faced by students from the quilombola PSE in Baixo Tocantins. These are case studies carried out with students from the Federal University of Pará, from the quilombola communities of Umarizal and Igarapé Preto, located in the municipality of Baião-PA, in the Baixo Tocantins region. The research dialogued with questions already posed, through field studies in search of the specificities that communities present, as well as their social characteristics. The results of this research show that the Federal University of Pará (UFPA) has shown positive advances related to the permanence of young quilombolas at the university, through its autonomy and affirmative policies, however, this is still not sufficient given the great demand derived from a history exclusion process. In relation to quilombola students, economic issues are directly linked to their trajectories. In this world, different social classes make their stay at university even more challenging. It is concluded that the aid, as well as a set of policies produced by UFPA, have contributed significantly to the fact that a portion of these students have completed their degrees and others are able to remain. |
Keywords: | Jovens quilombolas Quilombolas Permanência na universidade - quilombolas Universidade Federal do Pará - Dissertação Processo Seletivo Especial Quilombola - Baixo Tocantins - UFPA Comunidade Quilombola Umarizal - Baião - PA Comunidade Quilombola Igarapé - Baião - PA Baião - PA - comunidades quilombolas Materialismo histórico-dialético Ensino superior - políticas afirmativas Políticas afirmativas Young Quilombolas University Permanence - Quilombolas Federal University of Pará - Dissertation Special Quilombola Selection Process - Lower Tocantins - UFPA Quilombola Community Umarizal - Baião - PA Quilombola Community Igarapé - Baião - PA Baião - PA - Quilombola communities Historical-dialectical materialism Higher education - affirmative action policies Affirmative action policies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42383 |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARLON BARBOSA BORGES - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2023.pdf | Arlon Barbosa Borges - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2023 | 11.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.