Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBORGES, A. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5644739763384005pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, João Batista do Carmo.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3170-4735pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437954641195296pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Doriedson do Socorro.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5120-2484pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127076028303549pt_BR
dc.contributor.referee2GARCIA, Jesús Jorge Pérez.-
dc.contributor.referee2IDGARCIA, J. J. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4393462117070720pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo baseado na perspectiva do Materialismo histórico-dialética sobre a permanência de jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará, com uma análise voltada para os desafios enfrentados pelos alunos oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. Trata-se de estudos de casos realizados com alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos das comunidades quilombolas de Umarizal e Igarapé Preto, localizadas no município de Baião-PA, na região do Baixo Tocantins. A pesquisa dialogou com questões já postas, através de estudos de campo em busca das especificidades que as comunidades apresentam, bem como suas características sociais. Os resultados desta pesquisa explicitam que a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem mostrado avanços positivos relacionados à permanência de jovens quilombolas na universidade, através de sua autonomia e de políticas afirmativas, no entanto, ainda não suficiente diante da grande demanda derivada de um histórico processo de exclusão. Em relação aos estudantes quilombolas, as questões econômicas estão diretamente ligadas as suas trajetórias. Nesse mundo, de diferentes classes sociais, tornam suas permanências na universidade ainda mais desafiadoras. Conclui-se que os auxílios, assim como um conjunto das políticas produzidas pela UFPA, têm contribuído de forma significativa para que uma parcela desses alunos tenha concluído suas graduações e outra consiga permanecer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePermanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present a study based on the perspective of historical-dialectic Materialism on the permanence of young quilombolas at the Federal University of Pará, with an analysis focused on the challenges faced by students from the quilombola PSE in Baixo Tocantins. These are case studies carried out with students from the Federal University of Pará, from the quilombola communities of Umarizal and Igarapé Preto, located in the municipality of Baião-PA, in the Baixo Tocantins region. The research dialogued with questions already posed, through field studies in search of the specificities that communities present, as well as their social characteristics. The results of this research show that the Federal University of Pará (UFPA) has shown positive advances related to the permanence of young quilombolas at the university, through its autonomy and affirmative policies, however, this is still not sufficient given the great demand derived from a history exclusion process. In relation to quilombola students, economic issues are directly linked to their trajectories. In this world, different social classes make their stay at university even more challenging. It is concluded that the aid, as well as a set of policies produced by UFPA, have contributed significantly to the fact that a portion of these students have completed their degrees and others are able to remain.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42383-
dc.date.accessioned2025-07-04T15:47:54Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T15:47:54Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectJovens quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectPermanência na universidade - quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectProcesso Seletivo Especial Quilombola - Baixo Tocantins - UFPApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Igarapé - Baião - PApt_BR
dc.subjectBaião - PA - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico-dialéticopt_BR
dc.subjectEnsino superior - políticas afirmativaspt_BR
dc.subjectPolíticas afirmativaspt_BR
dc.subjectYoung Quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversity Permanence - Quilombolaspt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectSpecial Quilombola Selection Process - Lower Tocantins - UFPApt_BR
dc.subjectQuilombola Community Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Community Igarapé - Baião - PApt_BR
dc.subjectBaião - PA - Quilombola communitiespt_BR
dc.subjectHistorical-dialectical materialismpt_BR
dc.subjectHigher education - affirmative action policiespt_BR
dc.subjectAffirmative action policiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBORGES, Arlon Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePermanence of young quilombolas at the Federal University of Pará: an analysis of the challenges faced by students from the PSE quilombola in Baixo Tocantins.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Arlon Barbosa. Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLON BARBOSA BORGES - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2023.pdfArlon Barbosa Borges - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 202311.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.