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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387
Title: | Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). |
Other Titles: | Plural beings and knowledge: the ethnic-racial debate and teacher training in History at the Teacher Training Center (2019-2024). |
???metadata.dc.creator???: | LACERDA, Larissa Daniele Monteiro. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NETO, Francisco Firmino Sales. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Israel Soares de. |
Keywords: | Formação docente em História;Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba;Debate étnico - Racial;Movimento negro – Olhar discente;Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba;Teacher training in History;Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba;Ethnic - Racial Debate;Black movement – Student perspective;Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba |
Issue Date: | 11-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LACERDA , Larissa Daniele Monteiro . Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). 2024. 33f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Vivemos em uma sociedade plural que, historicamente, tentou e ainda tenta silenciar o “outro” – todo aquele que foge ao padrão eurocêntrico, em especial os povos negro e indígena –, negando sua existência e importância sociopolítica e cultural. Resistente, o “outro” luta pelo reconhecimento e valorização de sua presença e influência em nossa História. São resultados disso a criação de instrumentos legais que buscam coibir e punir quaisquer tipos de racismo, como a Lei 7.716/89, e de combate-lo por meio da formação intelectual e cidadã, como a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que por sua vez estenderam aos cursos de licenciatura o compromisso de contribuir com o debate étnico-racial. É aqui que situamos o nosso trabalho, na realização do debate étnico-racial no ensino superior. Por meio do estudo de dados coletados no Projeto Político do Curso de História do Centro de Formação de Professores (CFP) e levantados a partir de uma pesquisa realizada com graduandos do referido curso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o debate étnico-racial no processo formativo do professor de História graduado no CFP entre os anos de 2019 e 2024. |
Keywords: | Formação docente em História Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba Debate étnico - Racial Movimento negro – Olhar discente Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba Teacher training in History Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Ethnic - Racial Debate Black movement – Student perspective Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos |
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LARISSA DANIELE MONTEIRO LACERDA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Larissa Daniele Monteiro Lacerda. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 856.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
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