Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LACERDA, L. D. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9543599488820772 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTANA, Rosemere Olímpio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTANA, Rosemere O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NETO, Francisco Firmino Sales. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Israel Soares de. | - |
dc.description.resumo | Vivemos em uma sociedade plural que, historicamente, tentou e ainda tenta silenciar o “outro” – todo aquele que foge ao padrão eurocêntrico, em especial os povos negro e indígena –, negando sua existência e importância sociopolítica e cultural. Resistente, o “outro” luta pelo reconhecimento e valorização de sua presença e influência em nossa História. São resultados disso a criação de instrumentos legais que buscam coibir e punir quaisquer tipos de racismo, como a Lei 7.716/89, e de combate-lo por meio da formação intelectual e cidadã, como a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que por sua vez estenderam aos cursos de licenciatura o compromisso de contribuir com o debate étnico-racial. É aqui que situamos o nosso trabalho, na realização do debate étnico-racial no ensino superior. Por meio do estudo de dados coletados no Projeto Político do Curso de História do Centro de Formação de Professores (CFP) e levantados a partir de uma pesquisa realizada com graduandos do referido curso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o debate étnico-racial no processo formativo do professor de História graduado no CFP entre os anos de 2019 e 2024. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T18:12:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-04 | - |
dc.date.available | 2025-07-04T18:12:57Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente em História | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Debate étnico - Racial | pt_BR |
dc.subject | Movimento negro – Olhar discente | pt_BR |
dc.subject | Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Teacher training in History | pt_BR |
dc.subject | Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Ethnic - Racial Debate | pt_BR |
dc.subject | Black movement – Student perspective | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LACERDA, Larissa Daniele Monteiro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Plural beings and knowledge: the ethnic-racial debate and teacher training in History at the Teacher Training Center (2019-2024). | pt_BR |
dc.identifier.citation | LACERDA , Larissa Daniele Monteiro . Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). 2024. 33f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LARISSA DANIELE MONTEIRO LACERDA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdf | Larissa Daniele Monteiro Lacerda. Artigo Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. | 856.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.