Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42389
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, E. M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO , Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.contributor.advisor2SANTOS, Sérgio Pereira.-
dc.contributor.referee1CORDEIRO, Leonardo Zenha.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2474-8112pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632651097546086pt_BR
dc.contributor.referee2FILICE, Renísia Cristina Garcia.-
dc.contributor.referee2IDFILICE, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4879162784374781pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui desenvolvida objetiva conhecer o perfil racial e de gênero das estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira, considerando os anos de 2017 a 2020. Diante da identificação desse perfil, focamos na presença e trajetória de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade. Para realização da pesquisa utilizamos dados quantitativos e qualitativos, sendo o primeiro coletado junto a Divisão Pedagógica da UFPA-Campus de Altamira. Essa pesquisa consiste em um método especifico a partir de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três mulheres negras que tiveram acesso à universidade através das cotas, duas representantes do curso de Pedagogia e uma do curso de Medicina com a finalidade de evidenciar em que medida seu pertencimento racial e de gênero influenciou e (influencia) no seu ingresso e permanência no ensino superior. De modo geral, os dados indicam um quadro de invisibilidade da população negra na universidade. Além disso, a partir das trajetórias apresentadas, podemos concluir a falta de acolhimento pelo sistema educacional diante do racismo e sexismo, conclui-se que as mulheres negras dispõem de estratégias para ingressar e permanecer no espaço universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThe research developed here aims to understand the racial and gender profile of undergraduate students at the Federal University of Pará-Campus de Altamira, considering the years 2017 to 2020. In view of the identification of this profile, we focus on the presence and trajectory of black women in the undergraduate courses of this University. To carry out the research, we used quantitative and qualitative data, the first being collected from the Pedagogical Division of UFPA-Campus de Altamira. This research consists of a specific method based on semi-structured interviews. Three black women who had access to university through the quotas were selected, two representatives from the Pedagogy course and one from the Medicine course in order to show to what extent their racial and gender belonging influenced and (influence) their admission and permanence in higher education. In general, the data indicate a framework of invisibility of the black population at the university. Furthermore, from the trajectories presented, we can conclude that the educational system lacks acceptance in the face of racism and sexism, and it is concluded that black women have strategies to enter and remain in the university space.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42389-
dc.date.accessioned2025-07-04T18:28:16Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T18:28:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negras e educação superiorpt_BR
dc.subjectUFPA - Campus de Altamirapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidades quilombolas tradicionais - Parápt_BR
dc.subjectAções afirmativas - pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPopulação negra - ascensão socialpt_BR
dc.subjectMUlheres quilombolas e educação superiorpt_BR
dc.subjectBlack women and higher educationpt_BR
dc.subjectUFPA - Altamira Campuspt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectTraditional quilombola communities - Parápt_BR
dc.subjectAffirmative actions - people with disabilitiespt_BR
dc.subjectBlack population - social ascensionpt_BR
dc.subjectQuilombola women and higher educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Elen Mayara Bezerra de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack women at UFPA-Altamira Campus: places, trajectories and setbacks of a presence.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Elen Mayara Bezerra de. Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença. 2021. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfElen Mayara Bezerra de Carvalho - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20211.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.