Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOBRE, L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1912753535920574pt_BR
dc.contributor.advisor1BELTRAME, Matheus Maria.-
dc.contributor.advisor1IDBELTRAME, Matheus Maria.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331339486506743pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo problematizar a abordagem da Literatura como metodologia no Ensino de História com a finalidade de possibilitar elementos de educação estética e auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes da Educação Básica. A presente pesquisa foi motivada a partir das minhas experiências em sala de aula, após a pandemia do Covid-19, que gerou um período de isolamento social e o consequente fechamento de escolas, optando-se pelo ensino remoto emergencial para o qual os professores e estudantes não estavam preparados, o que acabou tornando mais evidente os “riscos” de analfabetismo. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, com a contribuição de autores como João Francisco Duarte Júnior, Dante Augusto Galeffi, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Selva Guimarães, entre outros. Podemos perceber que apesar dos desafios enfrentados em sua abordagem, a Literatura no ensino de História possibilita ir contra aquela ordem estabelecida pelo pensamento Iluminista, da produção de um conhecimento centrado numa razão sem interferência dos sentidos, pois permite explorar a natureza mista do sujeito, defendida pelo filósofo e historiador Schiller, que não é apenas razão, mas também sensibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEntre o analfabetismo e o "Regresso da sensibilidade": o desafio de abordar a literatura no ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2024-05-05-
dc.description.abstractThis article aims to problematize the use of Literature as a methodology in History Teaching with the purpose of enabling elements of aesthetic education and assisting in the students' literacy process. This research was motivated by experiences in the classroom, after the Covid-19 pandemic, which generated a period of social isolation and the consequent closure of schools, opting for emergency remote teaching for which teachers and students they were not prepared, which ended up making the “risks” of illiteracy more evident. The methodology used was bibliographic analysis, with the contribution of authors such as João Francisco Duarte Júnior, Dante Augusto Galeffi, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Selva Guimarães, among others. We can see that despite the challenges faced in its use, the use of Literature in teaching History makes it possible to go against that order established by Enlightenment thought, the production of knowledge centered on reason without interference from the senses, as it allows exploring the mixed nature of the subject, defended by the philosopher and historian Schiller, which is not only reason, but also sensitivity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42390-
dc.date.accessioned2025-07-04T18:51:51Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T18:51:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de História - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectHistória e literaturapt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectEducação estéticapt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectTeaching History - Methodologypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectHistory and literaturept_BR
dc.subjectIlliteracypt_BR
dc.subjectAesthetic educationpt_BR
dc.subjectSensitivitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOBRE, Luciana Abrantes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween illiteracy and the "Return of sensitivity": the challenge of approaching literature in history teaching.pt_BR
dc.identifier.citationNOBRE, Luciana Abrantes. Entre o analfabetismo e o “Regresso da sensibilidade”: o desafio de abordar a literatura no ensino de História. 2024. 21f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA ABRANTES NOBRE. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA TEORIAS E METODOLOGIAS. CFP 2024.pdfLuciana Abrantes Nobre. Artigo em Especialização em Ensino de História Teorias e Metodologias. CFP 2024. 1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.