Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42395
Title: | O currículo de geografia para os anos finais do ensino fundamental : da prescrição oficial à prática docente em sala de aula |
Other Titles: | The geography curriculum for the final years of elementary school: from official prescription to classroom teaching practice. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Wander Moreira da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Maria das Graças. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Sá, Alcindo José de. |
Keywords: | Anos finais do ensino fundamental;Geografia escolar;Currículo praticado;Currículo prescrito;Final years of elementary education;School geography;Practiced curriculum;Prescribed curriculum |
Issue Date: | 13-Jun-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Wander Moreira da. O currículo de geografia para os anos finais do ensino fundamental : da prescrição oficial à prática docente em sala de aula, 2025. 211 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O currículo é um importante artefato para as práticas educativas em redes e sistemas de ensino formais. Por estar vinculado às determinações históricas, passa por transformações no decorrer do tempo, explicitando os interesses e as ideologias dos atores sociais envolvidos na sua elaboração. Por outro lado, as prescrições curriculares oficiais são redefinidas pela prática pedagógica docente nos ambientes escolares. Com base nesses pressupostos, este estudo buscou responder aos seguintes questionamentos: como o professor de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de João Pessoa-PB se apropria do currículo prescrito para desenvolver a sua ação pedagógica, adaptando ou inserindo novos conteúdos e/ou saberes docentes/discentes na sua prática curricular? Quais conhecimentos geográficos do currículo prescrito são levados em consideração? Que outros saberes fazem parte da sua prática pedagógica em Geografia? Quais os distanciamentos ou as proximidades entre o currículo prescrito e o currículo praticado? Que matriz teórica deve ser incorporada para uma educação geográfica que objetiva a emancipação dos/das discentes que estudam nas escolas públicas da Rede Municipal de João Pessoa-PB? Em consonância com as questões levantadas, este trabalho teve como objetivo geral analisar as relações entre as prescrições curriculares recentes, resultantes das políticas curriculares neoliberais (BNCC, Documento Curricular da Paraíba e Matriz Curricular Preliminar de João Pessoa-PB), e o currículo praticado por um docente de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Educação de João Pessoa-PB; e como objetivos específicos: analisar o currículo prescrito de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de João Pessoa-PB; identificar as aproximações e os distanciamentos entre o currículo prescrito de Geografia e o currículo praticado em sala de aula; analisar o conhecimento sobre o currículo prescrito pelo docente de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de João Pessoa-PB; verificar os saberes docentes que circulam na prática curricular do professor selecionado para este estudo e propor uma matriz teórica para o currículo que atenda os princípios de uma educação geográfica emancipatória dos(as) estudantes das escolas públicas. Para alcançar os objetivos, ancorou-se na pesquisa educacional qualitativa e documental, na análise de conteúdo, na pesquisa comparativa e no estudo de caso, com enfoque no materialismo histórico e dialético. Considerando que, nas escolas, circula uma cultura escolar específica e que a prática curricular do(a) docente de Geografia é atravessada por outros saberes (disciplinares, pedagógicos, experienciais etc.), os resultados do estudo apontam que a prática curricular do docente de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de João Pessoa-PB, que compôs o universo da pesquisa, é redefinida por essa cultura e esses saberes. Assim, mesmo incorporando os objetos do conhecimento e as habilidades dos currículos prescritos desse componente curricular na etapa do ensino considerada, a materialização curricular na sua prática pedagógica é atravessada por outros saberes docentes: os da disciplina, os da profissão, os da experiência e os do cotidiano dos estudantes. Por fim, o estudo aponta como alternativa às prescrições curriculares oficiais, voltadas para a formação de trabalhadores e empreendedores, cujo único cimento social considerado é o das identidades de grupos, fundamentada nas pedagogias do aprender a aprender, um ensino de Geografia baseado nos pressupostos críticos dessa ciência e da Pedagogia como forma de emancipar os filhos e as filhas de trabalhadores e trabalhadoras que estudam nas redes públicas de ensino. |
Abstract: | The curriculum plays a central role in shaping educational practices within formal education systems. As a historically situated construct, it evolves over time, reflecting the interests and ideologies of those involved in its creation. At the same time, official curricular guidelines are reinterpreted and reshaped through the pedagogical practices of teachers in school environments. Based on these premises, this study seeks to address the following questions: How do Geography teachers in the final years of elementary education in the Municipal Public Education System of João Pessoa/PB engage with the prescribed curriculum to develop their pedagogical practices, either adapting or introducing new content and knowledge from both educators and students? Which elements of geographical knowledge from the prescribed curriculum are prioritized? What other forms of knowledge are incorporated into Geography teaching? What are the divergences and convergences between the prescribed and practiced curricula? What theoretical framework should support a Geography education that fosters student emancipation within João Pessoa’s municipal education network? In response to these questions, this research aims to examine the relationship between recent curricular guidelines — shaped by neoliberal curriculum policies (such as the BNCC, the Paraíba State Curriculum Document, and the Preliminary Curriculum Framework of João Pessoa/PB) — and the curriculum enacted by a Geography teacher in the final years of elementary education within João Pessoa’s municipal school system. The specific objectives are: to analyze the prescribed Geography curriculum for the final years of elementary education in João Pessoa’s municipal schools; to identify points of convergence and divergence between prescribed and enacted Geography curricula; to assess the teacher’s understanding of the prescribed curriculum; to explore the forms of pedagogical knowledge that emerge within the selected teacher’s curricular practice; and to propose a theoretical framework aligned with the principles of emancipatory Geography education for public school students. To achieve these goals, the study is grounded in qualitative educational research, incorporating document analysis, content analysis, comparative research, and a case study approach, all informed by historical and dialectical materialism. Given that schools embody a distinct school culture and that Geography teachers’ curricular practices are shaped by a range of knowledge forms—including disciplinary, pedagogical, and experiential knowledge—the findings reveal that the teacher’s curricular practice within João Pessoa’s municipal public schools is reshaped by these influences. Although the teacher integrates the knowledge objects and competencies outlined in official curricular guidelines, their pedagogical practice is enriched by additional forms of knowledge related to disciplinary perspectives, teaching expertise, lived experiences, and students’ everyday realities. Finally, this study suggests that, as an alternative to official curricular prescriptions—often designed to train workers and entrepreneurs while promoting social cohesion through "learning to learn" pedagogies—Geography education should be grounded in critical perspectives from both Geography and Pedagogy. Such an approach can contribute to the empowerment of students from working-class backgrounds who attend public schools. |
Keywords: | Anos finais do ensino fundamental Geografia escolar Currículo praticado Currículo prescrito Final years of elementary education School geography Practiced curriculum Prescribed curriculum |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42395 |
Appears in Collections: | PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WANDER MOREIRA DA SILVA - DISSERTAÇÃO - (PROFGEO) 2025.pdf.pdf | 4.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.