Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42399
Title: | Professores e suas narrativas sobre interculturalidade no Curso de Pedagogia do Parfor/Amapá. |
Other Titles: | Teachers and their narratives about interculturality in the Pedagogy Course at Parfor/Amapá. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Efigenia das neves Barbosa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FOSTER, Eugénia da Luz Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PINHO, Maria José de Pinho |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | AMORIM, Raquel. |
Keywords: | Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR;Formação de professores;Narrativas;Pedagogia;PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica;Interculturalidade crítica;Curso de Licenciatura em Pedagogia - UNIFAP;Universidade Federal do Pará - Tese;Amazônia amapaense - formação de professores;Entrevista narrativa - metodologia;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Quilombo do Curiaú - Macapá - AP;Educação do Campo;Educação quilombola;National Plan for the Training of Basic Education Teachers - PARFOR;Teacher training;Narratives;Pedagogy;PARFOR - National Plan for the Training of Basic Education Teachers;Critical interculturality;Bachelor's Degree in Pedagogy - UNIFAP;Federal University of Pará - Thesis;Amapaense Amazon - teacher training;Narrative interview - methodology;Quilombola women;Black women;Quilombo do Curiaú - Macapá - AP;Rural Education;Quilombola education |
Issue Date: | 2-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
Citation: | RODRIGUES, Efigenia das Neves Barbosa. Professores e suas narrativas sobre interculturalidade no Curso de Pedagogia do Parfor/Amapá. 2024. 248f. Tese (Doutorado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação em Rede, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta tese, tem como objeto de estudo a formação inicial de professores pela perspectiva intercultural crítica no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá e Universidade do Estado do Amapá, desenvolvida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) nas turmas de Macapá nos anos de 2015 a 2020, período de egressos dos professores. Para esta discussão assumimos a perspectiva da Interculturalidade Crítica e nos fundamentamos em autores como: Candau e Russo (2010), Candau (2008), Walsh (2019; 2010), Fleuri (2003) e Oliveira e Freire (2015), apontamos como objetivo analisar os conhecimentos interculturais na formação inicial de professores na Amazônia amapaense a partir da relação teoria e prática e do compromisso em formar professores críticos, para atuar no contexto social e educacional, valorizando a cultural local. Para este estudo, nos apropriamos da abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa documental foram as duas universidades públicas situadas na cidade de Macapá, que possuem o curso de licenciatura em Pedagogia pelo Parfor. Analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso-PPC e os documentos oficiais da política de Formação de Professores no Brasil, no estado do Amapá, e do Curso de Pedagogia Parfor/UNIFAP e UEAP. As técnicas de pesquisa foram realizadas por meio da Entrevista Narrativa com sete (7) professores egressos do Parfor à luz da análise das contribuições de Clandinin e Connely (2011); Jovchelovich e Bauer (2008) que as consideram como a melhor forma de compreender e de representar as experiências de vida, particularmente as educacionais vividas e contadas pelos professores sobre o seu contexto profissional nas escolas onde estão inseridos. Utilizamos a análise do discurso como técnica de análise dos dados. Como resultados constatamos que, primeiramente, as análises documentais e dos dados empíricos nos possibilitaram entender que o curso de licenciatura em Pedagogia/Parfor/UNIFAP/UEAP foi um curso de formação em caráter emergencial, nos marcos legais da formação de professores há uma forte influência da concepção neoliberal, tendo como base os organismos internacionais, concluímos também que o nível acadêmico dos professores egressos em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública amapaense e paraense, contribuíram para a melhoria do ensino dos professores e foi ressignificada a partir da influência do curso, caracterizando-se em potencialidades. Entretanto, o curso apresentou sérios problemas de ordem administrativa (gestão), de infraestrutura (espaço), financeiros (tanto da instituição quanto dos acadêmicos) e de conteúdo (pouca ênfase nos conhecimentos interculturais). Esses problemas constituíram um grande desafio para as instituições superarem essas adversidades. Por conseguinte, os projetos de Curso (PPC) de formação de licenciatura em Pedagogia/Parfor na Amazônia amapaense, se relacionam com a Interculturalidade crítica de forma tímida, os projetos trazem elementos que se relacionam com a Interculturalidade, no entanto, os professores não reconhecem a efetividade dos conhecimentos interculturais e dos conhecimentos locais como o Marabaixo em suas formações. As análises revelaram um cenário preocupante: a Interculturalidade, componente crucial para a formação de professores comprometidos com a diversidade, ocupa um espaço tênue no curso de licenciatura em Pedagogia pelo Parfor. Mesmo havendo algumas iniciativas, o estudo demonstrou lacunas significativas na abordagem da Interculturalidade Crítica, questão que enfraquece e descontextualiza as discussões sobre as relações de poder e desigualdade presentes em diferentes contextos. |
Abstract: | This thesis focuses on the initial formation of teachers from the perspective of critical interculturality in the Pedagogy degree program at the Federal University of Amapá and the State University of Amapá, developed through the National Plan for Teacher Training in Basic Education (Parfor) in classes held in Macapá from 2015 to 2020, the period during which teachers graduated. In this discussion, we adopt the perspective of Critical Interculturality and are based on authors such as Candau and Russo (2010), Candau (2008), Walsh (2019; 2010), Fleuri (2003), and Oliveira and Freire (2015), aiming to analyze intercultural knowledge in the initial teacher formation in the Amapá Amazon region, focusing on the relation of theory and practice and the commitment to forming critical teachers capable of engaging with the social and educational contexts while valuing local culture. For this study, we employed a qualitative approach. The locus of the documentary research were the two public universities in Macapá offering the Pedagogy degree through Parfor. We analyzed the Course Pedagogical Projects (PPC) and official documents related to Teacher Formation policies in Brazil, especially in Amapá state, and the Pedagogy course developed by Parfor at UNIFAP and UEAP. Research techniques were utilized through Narrative Interviewing with seven teachers graduated by Parfor, following the analysis of the contributions of Clandinin and Connelly (2011) and Jovchelovich and Bauer (2008), which consider it the best form to understand and represent life experiences, particularly the educational experiences of teachers on their professional context in the schools where they act. We used Discourse Analysis as the data analysis technique. As results we ascertained that the empirical data and document analysis led to understand that the Pedagogy degree course offered by Parfor at UNIFAP/UEAP was established as an emergency response within the legal frameworks for teacher education, heavily influenced by neoliberal conceptions, based on international organizations. We also concluded that the academic level of Parfor graduates working in early years of elementary education in public schools in Amapá and Pará contributed positively to teaching quality, being reshaped by the influence of the course and demonstrating potential strengths. However, the course faced significant challenges including administrative (management), infrastructural (space), financial (institutional and student), and content-related issues (limited emphasis on intercultural knowledge). These challenges posed as substantial obstacles for the institutions to overcome. Additionally, the Course Pedagogical Projects (PPC) of the Pedagogy degree programs in Amapá Amazon region only timidly engage with Critical Interculturality, despite including elements related to it. Nevertheless teachers do not recognize the effectiveness of intercultural and local knowledge, such as Marabaixo, in their training. The analysis revealed a concerning scenario: Critical Interculturality, crucial element in the formation of teachers committed to diversity, occupies a marginal space within the Pedagogy degree course offered by Parfor. Despite some initiatives, the study identified significant gaps in the approach to Critical Interculturality, what weakens and decontextualizes discussions about power relations and inequalities present in various contexts. |
Keywords: | Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Formação de professores Narrativas Pedagogia PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Interculturalidade crítica Curso de Licenciatura em Pedagogia - UNIFAP Universidade Federal do Pará - Tese Amazônia amapaense - formação de professores Entrevista narrativa - metodologia Mulheres quilombolas Mulheres negras Quilombo do Curiaú - Macapá - AP Educação do Campo Educação quilombola National Plan for the Training of Basic Education Teachers - PARFOR Teacher training Narratives Pedagogy PARFOR - National Plan for the Training of Basic Education Teachers Critical interculturality Bachelor's Degree in Pedagogy - UNIFAP Federal University of Pará - Thesis Amapaense Amazon - teacher training Narrative interview - methodology Quilombola women Black women Quilombo do Curiaú - Macapá - AP Rural Education Quilombola education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42399 |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES - TESE NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO EM REDE AMAZONIA 2024.pdf | Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues - Tese Norte UFPA 1 PPG Educação em Rede Amazônia 2024 | 10.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.