Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7150-3700pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553pt_BR
dc.contributor.advisor1FOSTER, Eugénia da Luz Silva.-
dc.contributor.advisor1IDFOSTER, E. L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4609696110268688pt_BR
dc.contributor.advisor2CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão.-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2947-5347pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.contributor.referee1PINHO, Maria José de Pinho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2411-6580pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7113857811427432pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8091-5213pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355112931326342pt_BR
dc.contributor.referee3FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes.-
dc.contributor.referee3IDFIGUEIRÊDO, A. M.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712716649621181pt_BR
dc.contributor.referee4AMORIM, Raquel.-
dc.contributor.referee4IDAMORIM, R.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese, tem como objeto de estudo a formação inicial de professores pela perspectiva intercultural crítica no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá e Universidade do Estado do Amapá, desenvolvida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) nas turmas de Macapá nos anos de 2015 a 2020, período de egressos dos professores. Para esta discussão assumimos a perspectiva da Interculturalidade Crítica e nos fundamentamos em autores como: Candau e Russo (2010), Candau (2008), Walsh (2019; 2010), Fleuri (2003) e Oliveira e Freire (2015), apontamos como objetivo analisar os conhecimentos interculturais na formação inicial de professores na Amazônia amapaense a partir da relação teoria e prática e do compromisso em formar professores críticos, para atuar no contexto social e educacional, valorizando a cultural local. Para este estudo, nos apropriamos da abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa documental foram as duas universidades públicas situadas na cidade de Macapá, que possuem o curso de licenciatura em Pedagogia pelo Parfor. Analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso-PPC e os documentos oficiais da política de Formação de Professores no Brasil, no estado do Amapá, e do Curso de Pedagogia Parfor/UNIFAP e UEAP. As técnicas de pesquisa foram realizadas por meio da Entrevista Narrativa com sete (7) professores egressos do Parfor à luz da análise das contribuições de Clandinin e Connely (2011); Jovchelovich e Bauer (2008) que as consideram como a melhor forma de compreender e de representar as experiências de vida, particularmente as educacionais vividas e contadas pelos professores sobre o seu contexto profissional nas escolas onde estão inseridos. Utilizamos a análise do discurso como técnica de análise dos dados. Como resultados constatamos que, primeiramente, as análises documentais e dos dados empíricos nos possibilitaram entender que o curso de licenciatura em Pedagogia/Parfor/UNIFAP/UEAP foi um curso de formação em caráter emergencial, nos marcos legais da formação de professores há uma forte influência da concepção neoliberal, tendo como base os organismos internacionais, concluímos também que o nível acadêmico dos professores egressos em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública amapaense e paraense, contribuíram para a melhoria do ensino dos professores e foi ressignificada a partir da influência do curso, caracterizando-se em potencialidades. Entretanto, o curso apresentou sérios problemas de ordem administrativa (gestão), de infraestrutura (espaço), financeiros (tanto da instituição quanto dos acadêmicos) e de conteúdo (pouca ênfase nos conhecimentos interculturais). Esses problemas constituíram um grande desafio para as instituições superarem essas adversidades. Por conseguinte, os projetos de Curso (PPC) de formação de licenciatura em Pedagogia/Parfor na Amazônia amapaense, se relacionam com a Interculturalidade crítica de forma tímida, os projetos trazem elementos que se relacionam com a Interculturalidade, no entanto, os professores não reconhecem a efetividade dos conhecimentos interculturais e dos conhecimentos locais como o Marabaixo em suas formações. As análises revelaram um cenário preocupante: a Interculturalidade, componente crucial para a formação de professores comprometidos com a diversidade, ocupa um espaço tênue no curso de licenciatura em Pedagogia pelo Parfor. Mesmo havendo algumas iniciativas, o estudo demonstrou lacunas significativas na abordagem da Interculturalidade Crítica, questão que enfraquece e descontextualiza as discussões sobre as relações de poder e desigualdade presentes em diferentes contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleProfessores e suas narrativas sobre interculturalidade no Curso de Pedagogia do Parfor/Amapá.pt_BR
dc.date.issued2024-09-02-
dc.description.abstractThis thesis focuses on the initial formation of teachers from the perspective of critical interculturality in the Pedagogy degree program at the Federal University of Amapá and the State University of Amapá, developed through the National Plan for Teacher Training in Basic Education (Parfor) in classes held in Macapá from 2015 to 2020, the period during which teachers graduated. In this discussion, we adopt the perspective of Critical Interculturality and are based on authors such as Candau and Russo (2010), Candau (2008), Walsh (2019; 2010), Fleuri (2003), and Oliveira and Freire (2015), aiming to analyze intercultural knowledge in the initial teacher formation in the Amapá Amazon region, focusing on the relation of theory and practice and the commitment to forming critical teachers capable of engaging with the social and educational contexts while valuing local culture. For this study, we employed a qualitative approach. The locus of the documentary research were the two public universities in Macapá offering the Pedagogy degree through Parfor. We analyzed the Course Pedagogical Projects (PPC) and official documents related to Teacher Formation policies in Brazil, especially in Amapá state, and the Pedagogy course developed by Parfor at UNIFAP and UEAP. Research techniques were utilized through Narrative Interviewing with seven teachers graduated by Parfor, following the analysis of the contributions of Clandinin and Connelly (2011) and Jovchelovich and Bauer (2008), which consider it the best form to understand and represent life experiences, particularly the educational experiences of teachers on their professional context in the schools where they act. We used Discourse Analysis as the data analysis technique. As results we ascertained that the empirical data and document analysis led to understand that the Pedagogy degree course offered by Parfor at UNIFAP/UEAP was established as an emergency response within the legal frameworks for teacher education, heavily influenced by neoliberal conceptions, based on international organizations. We also concluded that the academic level of Parfor graduates working in early years of elementary education in public schools in Amapá and Pará contributed positively to teaching quality, being reshaped by the influence of the course and demonstrating potential strengths. However, the course faced significant challenges including administrative (management), infrastructural (space), financial (institutional and student), and content-related issues (limited emphasis on intercultural knowledge). These challenges posed as substantial obstacles for the institutions to overcome. Additionally, the Course Pedagogical Projects (PPC) of the Pedagogy degree programs in Amapá Amazon region only timidly engage with Critical Interculturality, despite including elements related to it. Nevertheless teachers do not recognize the effectiveness of intercultural and local knowledge, such as Marabaixo, in their training. The analysis revealed a concerning scenario: Critical Interculturality, crucial element in the formation of teachers committed to diversity, occupies a marginal space within the Pedagogy degree course offered by Parfor. Despite some initiatives, the study identified significant gaps in the approach to Critical Interculturality, what weakens and decontextualizes discussions about power relations and inequalities present in various contexts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42399-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:08:24Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T18:08:24Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectPlano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFORpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básicapt_BR
dc.subjectInterculturalidade críticapt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Pedagogia - UNIFAPpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Tesept_BR
dc.subjectAmazônia amapaense - formação de professorespt_BR
dc.subjectEntrevista narrativa - metodologiapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectQuilombo do Curiaú - Macapá - APpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectNational Plan for the Training of Basic Education Teachers - PARFORpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectPARFOR - National Plan for the Training of Basic Education Teacherspt_BR
dc.subjectCritical interculturalitypt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Pedagogy - UNIFAPpt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Thesispt_BR
dc.subjectAmapaense Amazon - teacher trainingpt_BR
dc.subjectNarrative interview - methodologypt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectQuilombo do Curiaú - Macapá - APpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Efigenia das neves Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers and their narratives about interculturality in the Pedagogy Course at Parfor/Amapá.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Efigenia das Neves Barbosa. Professores e suas narrativas sobre interculturalidade no Curso de Pedagogia do Parfor/Amapá. 2024. 248f. Tese (Doutorado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação em Rede, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES - TESE NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO EM REDE AMAZONIA 2024.pdfEfigenia das Neves Barbosa Rodrigues - Tese Norte UFPA 1 PPG Educação em Rede Amazônia 2024 10.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.