Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9874-7863pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3809091752524177pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURÃO, Arminda Rachel Botelho.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1940-9477pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Doriedson do Socorro.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5120-2484pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127076028303549pt_BR
dc.contributor.referee2MACIEL, Antonio Carlos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0250-4213pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8865923724231718pt_BR
dc.contributor.referee3TIRIBA, Lia Vargas.-
dc.contributor.referee3IDTIRIBA, L. V.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2006259738336754pt_BR
dc.contributor.referee4SILVA, Elizandra Garcia da.-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1580-156Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822479471813746pt_BR
dc.contributor.referee5SANTOS, Jonise Nunes.-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566675010402027pt_BR
dc.description.resumoA tese articula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). A pesquisa em tela tem por objetivo explicar como a produção da existência, enquanto processo material de produção da formação humana cria processos educativos de resistência cultural nas Comunidades Quilombolas do Rio Andirá. O eixo articulador da pesquisa se configura na conexão entre as categorias Produção da existência; Trabalho; Cultura; Quilombolas e Educação. O processo de formação humana configura-se pelo intercâmbio da produção da existência enquanto materialidade de vida, dessa forma a tese sinaliza que a Educação Escolar Quilombola enquanto política pública de igualdade racial tem se efetivado na Comunidade Quilombola Santa Tereza do Matupiri, no município de Barreirinha, demonstrando que a luta e resistência do movimento social negro no Amazonas se apresenta historicamente como basilar no cumprimento da Lei 10.639/2003, que obriga o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas, tendo a Educação Escolar Quilombola como diretriz institucional que valoriza essa cultura em territórios tradicionais. A escola exerce a função social de garantir o direito à educação, todavia, há contradições na apresentação de alternativas curriculares que partem de um sistema de ensino que delineia um movimento na contramão da resistência cultural e de uma educação emancipadora. A formação humana do ponto de vista histórico articula-se com uma pedagogia crítica que dialogue com as dimensões da vida material, cultural, econômica e política contrapondo-se à lógica do Capital. Para contextualizar a pesquisa, apresentamos no primeiro momento a concepção de homem em Marx, seguida das categorias trabalho, alienação, reificação e luta de classes (MARX e ENGELS, 1998; SAVIANI, 2012), explica a relação cultura e humanização (VIANA, 2018; GRAMSCI, 2002) e descreve sobre o contexto histórico do trabalho no desenvolvimento dos quilombos no Brasil, a relação de determinados grupos sociais e a estrutura de superioridade política, histórica e econômica imposta pelo modo de produção capitalista (MUNANGA, 1996; MOURA, 2014; MANOEL, 2020; IANNI, 1972). No segundo momento, consideramos a importância do trabalho na formação cultural das comunidades quilombolas no Brasil e um delineamento sobre a formação das comunidades quilombolas na Amazônia, além de um estudo sobre o processo material de formação humana, ou seja, como se dá a produção da existência no território quilombola do Rio Andirá, mais especificamente na Comunidade Quilombola Santa Tereza do Matupiri (SAMPAIO, 2011; CAVALCANTE, 2015; RANCIARO, 2016), por meio das definições dos conceitos de trabalho e cultura, a partir de um referencial teórico marxista. No terceiro momento, apresentaremos a materialidade do trabalho como princípio educativo na educação quilombola (SAVIANI, 2003; MACIEL E BRAGA, 2007; MALACHEN, 2015; ALMEIDA, 2019; MÉSZÁROS, 2008). Para o processo analítico, utilizamos procedimentos advindos do método de formação acadêmica histórico-crítico (MACIEL, BRAGA, 2008), e do Materialismo histórico-dialético (NETTO, 2011), como referenciais epistêmicos dos dados bibliográficos e documentais. A tese direciona para uma análise crítica da realidade social e humana, que supere a aparência e o falseamento da história, considerando o pensamento marxista de que a razão em si, sempre caminhou com elementos de emancipação, e que é possível a partir dessa teoria pensar alternativas à dominação racial-classista que historicamente vitima o povo negro trabalhador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA produção da existência em comunidades quilombolas do Amazonas: processos educativos e resistência cultural às margens do Rio Andirá, Barreirinha.pt_BR
dc.date.issued2024-03-27-
dc.description.abstractThe thesis is articulated with the Research Line State, Public Policies and Education Management of the Graduate Program in Education in the Amazon (PGEDA). The research in question aims to explain how the production of existence, as a material process of production of human formation, creates educational processes of cultural resistance in the Quilombola Communities of the Andirá River. The articulating axis of the research is configured in the connection between the categories Production of existence; Work; Culture; Quilombolas and Education. The process of human formation is configured by the exchange of the production of existence as a materiality of life, in this way the thesis signals that Quilombola School Education as a public policy of racial equality has been effective in the Quilombola Community Santa Tereza do Matupiri, in the municipality of Barreirinha, demonstrating that the struggle and resistance of the black social movement in Amazonas is historically presented as basic in the fulfillment of Law 10.639/2003, which mandates the teaching of African and Afro-Brazilian culture in schools, with Quilombola School Education as an institutional guideline that values this culture in traditional territories. The school exercises the social function of guaranteeing the right to education, however, there are contradictions in the presentation of curricular alternatives that start from a teaching system that outlines a movement against cultural resistance and an emancipatory education. Human formation from the historical point of view is articulated with a critical pedagogy that dialogues with the dimensions of material, cultural, economic and political life, opposing the logic of Capital. To contextualize the research, we first present Marx's conception of man, followed by the categories of work, alienation, reification and class struggle (MARX and ENGELS, 1998; SAVIANI, 2012), explains the relationship between culture and humanization (VIANA, 2018; GRAMSCI, 2002) and describes the historical context of work in the development of quilombos in Brazil, the relationship between certain social groups and the structure of political, historical and economic superiority imposed by the capitalist mode of production (MUNANGA, 1996; MOURA, 2014; MANOEL, 2020; IANNI, 1972). In the second moment, we consider the importance of work in the cultural formation of quilombola communities in Brazil and a delineation on the formation of quilombola communities in the Amazon, in addition to a study on the material process of human formation, that is, how the production of existence occurs in the quilombola territory of the Andirá River, more specifically in the Quilombola Community Santa Tereza do Matupiri (SAMPAIO, 2011; CAVALCANTE, 2015; RANCIARO, 2016), through the definitions of the concepts of work and culture, based on a Marxist theoretical framework. In the third moment, we will present the materiality of work as an educational principle in quilombola education (SAVIANI, 2003; MACIEL AND BRAGA, 2007; MALACHEN, 2015; ALMEIDA, 2019; MÉSZÁROS, 2008). For the analytical process, we used procedures derived from the historical-critical academic training method (MACIEL, BRAGA, 2008), and from historical-dialectical materialism (NETTO, 2011), as epistemic references of bibliographic and documentary data. The thesis leads to a critical analysis of social and human reality, which overcomes the appearance and falsification of history, considering the Marxist thought that reason itself has always walked with elements of emancipation, and that it is possible from this theory to think alternatives to the racial-class domination that historically victimizes the black working people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42400-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:46:55Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T18:46:55Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Tesept_BR
dc.subjectProdução da existência - quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidades Quilombolas do Rio Andirá - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectTerra Quilombola Rio Andirá - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Santa Tereza do Matupiri - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectMovimento social negro - Amazonaspt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectTerritórios tradicionaispt_BR
dc.subjectLuta de classes - Marx e Engelspt_BR
dc.subjectAlienação - Marx e Engelspt_BR
dc.subjectReificação - Marx e Engelspt_BR
dc.subjectAmazônia - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectTerritório Quilombola do Rio Andirá - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Thesispt_BR
dc.subjectProduction of existence - quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola Communities of the Andirá River - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectQuilombola Land of the Andirá River - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Santa Tereza do Matupiri - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectBlack social movement - Amazonaspt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectTraditional territoriespt_BR
dc.subjectClass struggle - Marx and Engelspt_BR
dc.subjectAlienation - Marx and Engelspt_BR
dc.subjectReification - Marx and Engelspt_BR
dc.subjectAmazon - quilombola communitiespt_BR
dc.subjectQuilombola Territory of the Andirá River - Barreirinha - AMpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Elizangela de Almeida-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of existence in quilombola communities in Amazonas: educational processes and cultural resistance on the banks of the Andirá River, Barreirinha.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elizangela de Almeida. A produção da existência em comunidades quilombolas do Amazonas: processos educativos e resistência cultural às margens do Rio Andirá, Barreirinha. 2024. 154f. Tese (Doutorado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação em Rede, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa tesis se articula con la Línea de Investigación Estado, Políticas Públicas y Gestión de la Educación del Programa de Posgrado en Educación en la Amazonía (PGEDA). La investigación tiene como objetivo explicar cómo la producción de la existencia, como proceso material de formación humana, crea procesos educativos de resistencia cultural en las Comunidades Quilombolas del Río Andirá. El eje articulador de la investigación se configura en la conexión entre las categorías Producción de la existencia; Trabajo; Cultura; Quilombolas y Educación. El proceso de formación humana se configura mediante el intercambio de la producción de la existencia como materialidad de vida, de esta manera, la tesis señala que la Educación Escolar Quilombola como política pública de igualdad racial se ha materializado en la Comunidad Quilombola Santa Tereza do Matupiri, en el municipio de Barreirinha, demostrando que la lucha y la resistencia del movimiento social negro en el Amazonas se presentan históricamente como fundamentales en el cumplimiento de la Ley 10.639/2003, que exige la enseñanza de la cultura africana y afrobrasileña en las escuelas, teniendo la Educación Escolar Quilombola como directriz institucional que valora esta cultura en territorios tradicionales. La escuela ejerce la función social de garantizar el derecho a la educación; sin embargo, hay contradicciones en la presentación de alternativas curriculares que parten de un sistema educativo que va en contra de la resistencia cultural y de una educación emancipadora. La formación humana desde el punto de vista histórico se articula con una pedagogía crítica que dialoga con las dimensiones de la vida material, cultural, económica y política contraponiéndose a la lógica del capital. Para contextualizar la investigación, presentamos en primer lugar la concepción del hombre en Marx, seguida de las categorías trabajo, alienación, reificación y lucha de clases (MARX y ENGELS, 1998; SAVIANI, 2012), explicamos la relación entre cultura y humanización (VIANA, 2018; GRAMSCI, 2002) y describimos el contexto histórico del trabajo en el desarrollo de los quilombos en Brasil, la relación de ciertos grupos sociales y la estructura de superioridad política, histórica y económica impuesta por el modo de producción capitalista (MUNANGA, 1996; MOURA, 2014; MANOEL, 2020; IANNI, 1972). En segundo lugar, consideramos la importancia del trabajo en la formación cultural de las comunidades quilombolas en Brasil y un delineamiento sobre la formación de las comunidades quilombolas en la Amazonía, además de un estudio sobre el proceso material de formación humana, es decir, cómo se da la producción de la existencia en el territorio quilombola del Río Andirá, más específicamente en la Comunidad Quilombola Santa Tereza do Matupiri (SAMPAIO, 2011; CAVALCANTE, 2015; RANCIARO, 2016), a través de las definiciones de los conceptos de trabajo y cultura, basados en un marco teórico marxista. En tercer lugar, presentaremos la materialidad del trabajo como principio educativo en la educación quilombola (SAVIANI, 2003; MACIEL y BRAGA, 2007; MALACHEN, 2015; ALMEIDA, 2019; MÉSZÁROS, 2008). Para el proceso analítico, utilizamos procedimientos derivados del método de formación académica histórico-crítico (MACIEL, BRAGA, 2008), y del Materialismo histórico-dialéctico (NETTO, 2011), como referencias epistémicas de los datos bibliográficos y documentales. La tesis apunta hacia un análisis crítico de la realidad social y humana, que supere la apariencia y la falsificación de la historia, considerando el pensamiento marxista de que la razón en sí misma siempre ha avanzado con elementos de emancipación, y que es posible, a partir de esta teoría, pensar alternativas a la dominación racial y clasista que históricamente victimiza al pueblo negro trabajador.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZANGELA DE ALMEIDA SILVA - TESE NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO EM REDE AMAZONIA 2024.pdfElizangela de Almeida Silva - Tese Norte UFPA 1 PPG Educação em Rede Amazônia 20243.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.