Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-1184-5855pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9800322096181339pt_BR
dc.contributor.advisor1CORDEIRO, Leonardo Zenha.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2474-8112pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632651097546086pt_BR
dc.contributor.referee1FURTADO, Raquel Maria da Silva Costa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6351-6192pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834320910469690pt_BR
dc.contributor.referee2CAROLEI, Paula.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1592-9731pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778199387503922pt_BR
dc.contributor.referee3MONTRUCCHIO, Marisa Alicia.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0281-5791pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514154033028822pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa que evidencia a viabilidade da criação de jogos digitais educativos para potencializar/conectar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para esta investigação, dialogamos com os princípios da pesquisa-formação na cibercultura, conforme expostos por Edméa Santos (2019), na perspectiva de "dispositivo" segundo Jacques Ardoino (1998), e a noção de "pensar-fazer" de Nilda Alves (2012). No contexto da pesquisa, desenvolvemos dispositivos formativos utilizando o software Clickteam Fusion 2.5, envolvendo alunos/as de duas escolas de ensino médio em Cametá (PA): a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão, situada na zona rural, na Vila de Juaba, cujos estudantes participaram do desenvolvimento de um jogo digital que narra a história da líder quilombola Felipa Maria Aranha, e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Abraão Simão Jatene, localizada na zona urbana, cujos estudantes participaram de um Projeto Permanente por Afinidade (PPA) intitulado Criação de Jogos Digitais Educativos. Nosso objetivo é problematizar, capacitar e potencializar alunos e professores por meio da criação de jogos digitais com fins educativos. Apesar de desafios, como a falta de infraestrutura adequada para a execução do projeto, o despreparo de alguns alunos por serem imigrantes digitais e o preconceito de alguns educadores em relação aos jogos digitais, os participantes desta pesquisa foram capazes de desenvolver aplicativos para celulares e computadores. Como resultado, a pesquisa demonstrou não apenas a inclusão cibercultural dos participantes, mas também a criação de dispositivos autorais, jogos digitais educativos no contexto do cotidiano cametaense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametá-
dc.publisher.programPROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCriando jogos digitais educativos na Amazônia Tocantina: entre rios e quilombos cibercametaenses.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThis work presents research that highlights the feasibility of creating educational digital games to enhance/connect teachers and students in the teaching-learning process. For this investigation, we dialogue with the principles of research-Zraining in cyberculture, as exposed by Edméa Santos (2019), from the perspective of "device" according to Jacques Ardoino (1998), and the notion of <thinking-doing= by Nilda Alves ( 2012). In the context of the research, we developed training devices using the Clickteam Fusion 2.5 software, involving students from two high schools in Cametá (PA): the State High School Professor Heriberto Barroso Aragão, located in the rural area, in Vila de Juaba, whose students participated in the development of a digital game that tells the story of the quilombola leader Felipa Maria Aranha, and the Full-Time Teaching School Abraão Simão Jatene, located in the urban area, whose students participated in a Permanent Affinity Project ( PPA) entitled Creation of Educational Digital Games. Our objective is to problematize, train and empower students and teachers through the creation of digital games for educational purposes. Despite challenges, such as the lack of adequate infrastructure to carry out the project, the unpreparedness of some students as they are digital immigrants and the prejudice of some educators towards digital games, the participants in this research were able to develop applications for cell phones and computers . As a result, the research demonstrated not only the cybercultural inclusion of the participants, but also the creation of authorial devices, educational digital games in the context of daily life in Cametá.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42401-
dc.date.accessioned2025-07-07T22:08:30Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T22:08:30Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectJogos digitais educativospt_BR
dc.subjectTecnologias digitais e educaçãopt_BR
dc.subjectJogo de memória - criaçãopt_BR
dc.subjectArteducaçãopt_BR
dc.subjectAmazônia Tocantinapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectLiderança quilombola femininapt_BR
dc.subjectSoftware Clickteam Fusion 2.5pt_BR
dc.subjectMulheres líderes quilombolaspt_BR
dc.subjectPesquisa-formação - metodologiapt_BR
dc.subjectFelipa Maria Aranha - líder quilombolapt_BR
dc.subjectEscola de Ensino Médio em Tempo Integral Abraão Simão Jatene - Cametá - TOpt_BR
dc.subjectEscola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão - Cametá - TOpt_BR
dc.subjectEducational digital gamespt_BR
dc.subjectDigital technologies and educationpt_BR
dc.subjectMemory game - creationpt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectAmazon Tocantinapt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectFemale quilombola leadershippt_BR
dc.subjectClickteam Fusion 2.5 softwarept_BR
dc.subjectWomen quilombola leaderspt_BR
dc.subjectResearch-training - methodologypt_BR
dc.subjectFelipa Maria Aranha - quilombola leaderpt_BR
dc.subjectAbraão Simão Jatene Full-Time High School - Cametá - TOpt_BR
dc.subjectProfessor Heriberto Barroso Aragão State High School - Cametá - TOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINTO, José Augusto da Silva Pinto-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCreating educational digital games in the Tocantina Amazon: between rivers and quilombos in Cibercameta.pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, José Augusto da Silva. Criando jogos digitais educativos na Amazônia Tocantina: entre rios e quilombos cibercametaenses. 2024. 143f .Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ AUGUSTO DA SILVA PINTO - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2024.pdfJosé Augusto da Silva Pinto - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20243.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.