Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42401
Title: | Criando jogos digitais educativos na Amazônia Tocantina: entre rios e quilombos cibercametaenses. |
Other Titles: | Creating educational digital games in the Tocantina Amazon: between rivers and quilombos in Cibercameta. |
???metadata.dc.creator???: | PINTO, José Augusto da Silva Pinto |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CORDEIRO, Leonardo Zenha. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | FURTADO, Raquel Maria da Silva Costa. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CAROLEI, Paula. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | MONTRUCCHIO, Marisa Alicia. |
Keywords: | Jogos digitais educativos;Tecnologias digitais e educação;Jogo de memória - criação;Arteducação;Amazônia Tocantina;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Liderança quilombola feminina;Software Clickteam Fusion 2.5;Mulheres líderes quilombolas;Pesquisa-formação - metodologia;Felipa Maria Aranha - líder quilombola;Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Abraão Simão Jatene - Cametá - TO;Escola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão - Cametá - TO;Educational digital games;Digital technologies and education;Memory game - creation;Art education;Amazon Tocantina;Quilombola women;Black women;Female quilombola leadership;Clickteam Fusion 2.5 software;Women quilombola leaders;Research-training - methodology;Felipa Maria Aranha - quilombola leader;Abraão Simão Jatene Full-Time High School - Cametá - TO;Professor Heriberto Barroso Aragão State High School - Cametá - TO |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
Citation: | PINTO, José Augusto da Silva. Criando jogos digitais educativos na Amazônia Tocantina: entre rios e quilombos cibercametaenses. 2024. 143f .Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta uma pesquisa que evidencia a viabilidade da criação de jogos digitais educativos para potencializar/conectar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para esta investigação, dialogamos com os princípios da pesquisa-formação na cibercultura, conforme expostos por Edméa Santos (2019), na perspectiva de "dispositivo" segundo Jacques Ardoino (1998), e a noção de "pensar-fazer" de Nilda Alves (2012). No contexto da pesquisa, desenvolvemos dispositivos formativos utilizando o software Clickteam Fusion 2.5, envolvendo alunos/as de duas escolas de ensino médio em Cametá (PA): a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão, situada na zona rural, na Vila de Juaba, cujos estudantes participaram do desenvolvimento de um jogo digital que narra a história da líder quilombola Felipa Maria Aranha, e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Abraão Simão Jatene, localizada na zona urbana, cujos estudantes participaram de um Projeto Permanente por Afinidade (PPA) intitulado Criação de Jogos Digitais Educativos. Nosso objetivo é problematizar, capacitar e potencializar alunos e professores por meio da criação de jogos digitais com fins educativos. Apesar de desafios, como a falta de infraestrutura adequada para a execução do projeto, o despreparo de alguns alunos por serem imigrantes digitais e o preconceito de alguns educadores em relação aos jogos digitais, os participantes desta pesquisa foram capazes de desenvolver aplicativos para celulares e computadores. Como resultado, a pesquisa demonstrou não apenas a inclusão cibercultural dos participantes, mas também a criação de dispositivos autorais, jogos digitais educativos no contexto do cotidiano cametaense. |
Abstract: | This work presents research that highlights the feasibility of creating educational digital games to enhance/connect teachers and students in the teaching-learning process. For this investigation, we dialogue with the principles of research-Zraining in cyberculture, as exposed by Edméa Santos (2019), from the perspective of "device" according to Jacques Ardoino (1998), and the notion of <thinking-doing= by Nilda Alves ( 2012). In the context of the research, we developed training devices using the Clickteam Fusion 2.5 software, involving students from two high schools in Cametá (PA): the State High School Professor Heriberto Barroso Aragão, located in the rural area, in Vila de Juaba, whose students participated in the development of a digital game that tells the story of the quilombola leader Felipa Maria Aranha, and the Full-Time Teaching School Abraão Simão Jatene, located in the urban area, whose students participated in a Permanent Affinity Project ( PPA) entitled Creation of Educational Digital Games. Our objective is to problematize, train and empower students and teachers through the creation of digital games for educational purposes. Despite challenges, such as the lack of adequate infrastructure to carry out the project, the unpreparedness of some students as they are digital immigrants and the prejudice of some educators towards digital games, the participants in this research were able to develop applications for cell phones and computers . As a result, the research demonstrated not only the cybercultural inclusion of the participants, but also the creation of authorial devices, educational digital games in the context of daily life in Cametá. |
Keywords: | Jogos digitais educativos Tecnologias digitais e educação Jogo de memória - criação Arteducação Amazônia Tocantina Mulheres quilombolas Mulheres negras Liderança quilombola feminina Software Clickteam Fusion 2.5 Mulheres líderes quilombolas Pesquisa-formação - metodologia Felipa Maria Aranha - líder quilombola Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Abraão Simão Jatene - Cametá - TO Escola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão - Cametá - TO Educational digital games Digital technologies and education Memory game - creation Art education Amazon Tocantina Quilombola women Black women Female quilombola leadership Clickteam Fusion 2.5 software Women quilombola leaders Research-training - methodology Felipa Maria Aranha - quilombola leader Abraão Simão Jatene Full-Time High School - Cametá - TO Professor Heriberto Barroso Aragão State High School - Cametá - TO |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42401 |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ AUGUSTO DA SILVA PINTO - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2024.pdf | José Augusto da Silva Pinto - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2024 | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.