Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDJESUS, J. N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3339619122002474pt_BR
dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8423-4466pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7125374751055075pt_BR
dc.contributor.advisor2QUARESMA, Edilan Sant’Ana.-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7838-783Xpt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6254159795883440pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Nair Ferreira Gurgel do.-
dc.contributor.referee1IDAMARAL, N. F. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810875108644681pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Jocyleia Santana dos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2335-121Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8198025782417839pt_BR
dc.contributor.referee3SCALABRIN, Maria Aldenira Reis.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9788-7055pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617360390892930pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa analisar como as práticas pedagógicas dos docentes de escolas quilombolas podem contribuir para o processo de aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 nesses espaços educativos, assumindo a seguinte hipótese: "As práticas pedagógicas de professores lotados em escolas quilombolas contribuem para a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003, em um contexto social, histórico e geográfico singular na Amazônia e na inclusão de conhecimentos locais para a compreensão do papel do negro na sociedade brasileira". A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso múltiplo realizada nas Escolas Quilombolas Municipais de Ensino Fundamental "Baldoíno Melo" e "Nossa Senhora Piedade", pertencentes ao Sistema Municipal de Educação do Município de Oriximiná/PA. O estudo foi bibliográfico, documental e empírico. A pesquisa bibliográfica caminhou para o encontro de estudos sobre educação étnico- cultural de Munanga (1999; 2004; 2005), Gomes (2001; 2006; 2011; 2012), Candau (2013), Cavalleiro (1998), Silva (2010), Rocha (2007), Onofre (2014), Veiga (1989, 2001) e outros que voltam seus olhares para a prática pedagógica, a formação de professores e o currículo. Assim como, Freire (1978; 1981; 1996; 1999) contribuíram para a reflexão da temática estudada numa visão sistêmica. Também realizamos um breve Estado da Arte sobre a temática proposta, possibilitando mapear como estão as pesquisas a nível de mestrado e doutorado em educação em relação à Lei nº 10.639/2003. Quanto à pesquisa documental, a mesma auxiliou na compreensão do fenômeno estudado em consonância com os marcos legais, tendo a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9394/2006 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a própria Lei nº 10.639/2003 (Inclui no Currículo Oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, estas serviram de marco legal para analisar o documento local, o Projeto Político Pedagógico da 3ª URGE (Unidade Regional de Gestão Escolar). Com relação ao estudo empírico, as técnicas adotadas para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário. A entrevista foi aplicada a 05 professores das disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, seguido da aplicação de um questionário complementar com dados de identificação dos mesmos e um outro direcionado a 19 alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) foi adotada para tratamento dos dados. Os resultados da pesquisa demonstram que a Lei nº 10.639/2003 não está sendo integrada em sua plenitude ao Projeto Político Pedagógico da 3ª Unidade Regional de Gestão Escolar- Quilombola, fragilizando sua aplicabilidade nas escolas. Apesar disso, constatamos que os professores desenvolvem diversas práticas pedagógicas voltadas ao seu objeto, mesmo alguns deles desconhecerem ou conhecerem superficialmente as diretrizes da lei. A Lei nº 10.639/2003 e a prática pedagógica da mesma convivem no mesmo espaço, faltando apenas que os professores promovam esse encontro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA Lei No 10.639/2003: à luz das práticas pedagógicas em escolas quilombolas no Alto Rio Trombetas - Oriximiná/PA.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the pedagogical practices of teachers of quilombola schools can contribute to the process of applicability of Law nº 10.639 / 2003 in these educational spaces, assuming the following hypothesis: "The pedagogical practices of teachers crowded in quilombola schools contribute to the applicability of Law nº 10.639 / 2003, in a unique social, historical and geographic context in the Amazon and in the inclusion of local knowledge to understand the role of the black in Brazilian society. " The research is a qualitative, descriptive, multiple - case study, carried out in the Municipal Quilombola Schools of Primary Education "Baldoíno Melo" and "Nossa Senhora Piedade", belonging to the Municipal Education System of the Municipality of Oriximiná / PA. The study was bibliographical, documentary and empirical. The literature search went to the meeting of studies on ethnic-cultural education of Munanga (1999, 2004, 2005), Gomes (2001, 2006, 2011, 2012), Candau (2013), Cavalleiro Rocha (2007), Onofre (2014), Veiga (1989, 2001) and others who turn their attention to pedagogical practice, teacher training and curriculum. As Freire (1978, 1981, 1996, 1999) contributed to the reflection of the subject studied in a systemic view. We also carried out a brief State of the Art on the proposed theme, making it possible to map how are the master's and doctoral studies in education in relation to Law nº 10.639 / 2003. As for the documentary research, the same aided in the understanding of the phenomenon studied in consonance with the legal frameworks, the Federal Constitution of 1988, LDB 9394/2006 (Law of Guidelines and Bases of National Education), Law nº 10.639 / 2003 (Includes in the Official Curriculum of the Teaching Network the obligation of the theme "Afro-Brazilian History and Culture "), as well as the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, served as a legal framework for analyze the local document the Political Educational Project of the 3º URGE (Regional School Management Unit). Regarding the empirical study, the techniques used for the data collection were the semi-structured interview and the questionnaire. The interview was applied to 05 teachers from the following disciplines: Portuguese Language, History, Geography and Arts, followed by the application of a complementary questionnaire with data of identification of the same ones and another one directed to 19 students from 8th and 9th years of Elementary School. The Content Analysis (BARDIN, 2011) was adopted for the treatment of the data. The results of the research show that Law1nº 10. 639 / 2003 is not fully integrated into the Political Pedagogical Project of the 3º Regional Unit for School-Quilombola Management, weakening its applicability in schools. Despite this, we find that teachers develop several pedagogical practices aimed at their object, even some of them do not know or superficially know the guidelines of the law. Law nº 10.639 / 2003 and its pedagogical practice live together in the same space, but it is only necessary that teachers promote this meeting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42402-
dc.date.accessioned2025-07-07T22:32:52Z-
dc.date.available7-07-07-
dc.date.available2025-07-07T22:32:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Oeste do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolas quilombolas - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectAlto Rio Trombetas - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectEducação étnico-culturalpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Quilombola Baldoíno Melo - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectEscola Municipal Quilombola Nossa Senhora da Piedade - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectOriximiná - PA - escolas quilombolaspt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectEducação para as Relações Étnico-raciaispt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente de quilombos Alto Rio Trombetas - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Cachoeira da Porteira - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectQuilombo Cachoeira da Porteira - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectCachoeira da Porteira - comunidade quilombola Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectComunidades negraspt_BR
dc.subjectBaldoíno Melo Municipal Quilombola School - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectOur Lady of Mercy Quilombola Municipal School - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectOriximiná - PA - quilombola schoolspt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectEducation for Ethnic-racial Relationspt_BR
dc.subjectRemnant Community of Quilombos Upper Trombetas River - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectCachoeira da Porteira Quilombola Community - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectCachoeira da Porteira Quilombo - Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectCachoeira da Porteira - quilombola community Oriximiná - PApt_BR
dc.subjectBlack communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJESUS, José Nilson Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLaw no 10.639 / 2003: in the light of pedagogical practices in quilombola schools in the upper Trombetas-Oriximiná River / PApt_BR
dc.identifier.citationJESUS, José Nilson Silva de. A Lei No 10.639/2003: à luz das práticas pedagógicas em escolas quilombolas no Alto Rio Trombetas - Oriximiná/PA. 2017. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém - PA - Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ NILSON SILVA DE JESUS - DISSERTAÇÃO NORTE UFOPA 1 PPG EDUCAÇÃO 2017.pdfJosé Nilson Silva de Jesus - Dissertação Norte UFOPA 1 PPG Educação 20173.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.