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Title: Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará.
Other Titles: Between “harmony”, veiled racism and silence: racial relations between blacks and whites in the Medicine course at the Federal University of Pará.
???metadata.dc.creator???: TRINDADE, Josiney da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINHO, Vilma Aparecida de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SANTOS, Sérgio Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PARENTE, Francilene de Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SISS, Ahyas.
Keywords: Movimento negro;Movimento quilombola;Movimento indígena;Negros - curso de medicina - UFPA;Indígenas - curso de medicina - UFPA;Universidade Federal do Pará - Dissertação;Racismo na universidade - UFPA;Racismo velado;Curso de medicina - UFPA - racismo;Mulheres negras;Mulheres quilombolas;Silêncio institucional;Branquitude;Medicina - UFPA;Relações raciais - curso de medicina - UFPA;Políticas de ação afirmativa - UFPA;Campus Universitário de Altamira - UFPA;Pacto narcísico;Percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA;Estudo de percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA;Cotas - UFPA;Entrevista aberta - metodologia;Observação - coleta de dados;Black movement;Quilombola movement;Indigenous movement;Black people - medical course - UFPA;Indigenous people - medical course - UFPA;Federal University of Pará - Dissertation;Racism in the university - UFPA;Veiled racism;Medical course - UFPA - racism;Black women;Quilombola women;Institutional silence;Whiteness;Medicine - UFPA;Racial relations - medical course - UFPA;Affirmative action policies - UFPA;Altamira University Campus - UFPA;Narcissistic pact;Perception - affirmative action policies - UFPA;Perception study - affirmative action policies - UFPA;Quotas - UFPA;Open interview - methodology;Observation - data collection
Issue Date: 7-Jul- 7
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: TRINDADE, Josiney da Silva. Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. 2023. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, tivemos como objetivo geral analisar como os/as discentes negros/as e brancos/as percebem as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. E como objetivos específicos delimitou-se: 1) compreender como os/as discentes entendem e percebem as políticas de ação afirmativa de modo geral e, em particular, as adotadas pela UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) analisar as percepções dos/as entrevistados/as sobre possíveis privilégios e desvantagens raciais existentes no curso de Bacharelado em Medicina; e 3) analisar como os discentes percebem a experiência de ser negro e ser branco no curso estudado. Para tanto, realizamos esta pesquisa exploratória, por meio de uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados o questionário e, como técnica, a entrevista. Sendo os dados analisados por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados apontam que os/as estudantes brancos/as são beneficiados/as pelos privilégios acumulados por seus genitores, porém tal acervo de privilégios não advém simplesmente ou unicamente do fato de seus genitores e/ou genitoras serem brancos/as, mas, sobretudo, porque são disponibilizados por serem membros de um grupo social sobre o qual não pesa nenhum tipo de estigma racial. Em outros momentos, verificamos aqueles privilégios que decorrem diretamente do fato de alguns/mas discentes serem brancos/as, sendo cedidos gratuitamente por seus pares, geralmente, de forma sistemática por meio das instituições. Verificamos ainda uma espécie de protecionismo e de colaboração não formalizada (<pacto narcísico=) pela qual é possível não apenas garantir a presença majoritária de um único estoque racial em um lugar lido como sendo de alto prestígio social, mas também que essa presença seja marcada por um tratamento diferenciado, guarnecida de privilégios. Outras questões verificadas foram os impactos do racismo na psiquê dos/as negros/as, a falsa projeção advinda do/a branco/a e, mais do que isso, foi possível inferir que as relações raciais no curso investigado, bem como na própria instituição, são transpassadas por ideologias racistas, estereótipos, preconceitos e discriminações raciais. Tratando-se do racismo, ele é percebido como sendo do tipo velado que não é só comum e normal nas relações raciais e nos espaços institucionais brasileiros, mas é a forma de racismo convencionalmente aceita. Alinhado a esse racismo velado, é comum que ocorra a prática de discriminações raciais igualmente veladas, havendo uma considerável resistência de nomeá-la e puni-la como tal. Apesar das práticas de discriminações raciais veladas serem o modus operandi dos sujeitos no locus investigado, há quebras de padrões que causam um misto de espanto, indignação e revolta, tanto por parte dos grupos brancos como dos não brancos. Não obstante, percebemos que esse choque é causado pela quebra do decoro e, por consequência, pelo rompimento do silêncio sobre a questão racial, causando desconforto naquele espaço. Em suma, foi-nos possível compreender que as relações raciais estabelecidas entre estudantes negros/as e brancos/as, apesar do silêncio e da falta de preocupação institucional, são transpassadas por ideologias e práticas racializadas que produzem e reproduzem estigmas e estereótipos raciais, privilégios raciais para os grupos brancos e, por consequência, desvantagens raciais dos grupos não brancos, particularmente, os negros.
Abstract: In this study, our general objective was to analyze how black and white students perceive racial relations in the academic-institutional space of the Medicine course at the Federal University of Pará, Campus Universitário de Altamira. And as specific objectives it was defined: 1) to understand how the students understand and perceive the affirmative action policies in general and, in particular, those adopted by UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) to analyze the interviewees' perceptions about possible racial privileges and disadvantages existing in the Bachelor of Medicine course; and 3) analyze how students perceive the experience of being black and being white in the studied course. Therefore, we carried out this exploratory research, through a qualitative approach, using the questionnaire as a data collection instrument and the interview as a technique. The data were analyzed using the discourse analysis technique. The results indicate that white students are benefited by the privileges accumulated by their parents, but this collection of privileges does not come simply or solely from the fact that their parents are white, but, above all, because they are made available for being members of a social group on which no racial stigma weighs. At other times, we verified those privileges that derive directly from the fact that some/but students are white, being given free of charge by their peers, generally, systematically through the institutions. We also verified a kind of non-formalized protectionism and collaboration (<narcissistic pact=) by which it is possible not only to guarantee the majority presence of a single racial stock in a place considered to be of high social prestige, but also that this presence is marked by a differentiated treatment, garnished with privileges. Other issues verified were the impacts of racism on the psyche of black people, the false projection arising from white people and, more than that, it was possible to infer that racial relations in the investigated course, as well as in the institution itself, they are permeated by racist ideologies, stereotypes, prejudices and racial discrimination. When it comes to racism, it is perceived as being of the veiled type that is not only common and normal in Brazilian racial relations and institutional spaces, but is the conventionally accepted form of racism. In line with this veiled racism, it is common for the practice of equally veiled racial discrimination to occur, with considerable resistance to naming and punishing it as such. Despite veiled racial discrimination practices being the modus operandi of the subjects in the investigated locus, there are breaches of patterns that cause a mixture of astonishment, indignation and revolt, both on the part of white and non-white groups. However, we realize that this shock is caused by the breach of decorum and, consequently, by the breaking of silence on the racial issue, causing discomfort in that space. In short, it was possible for us to understand that the racial relations established between black and white students, despite the silence and lack of institutional concern, are permeated by racialized ideologies and practices that produce and reproduce racial stigmas and stereotypes, privileges racial disadvantages for white groups and, consequently, racial disadvantages for non-white groups, particularly blacks.
Keywords: Movimento negro
Movimento quilombola
Movimento indígena
Negros - curso de medicina - UFPA
Indígenas - curso de medicina - UFPA
Universidade Federal do Pará - Dissertação
Racismo na universidade - UFPA
Racismo velado
Curso de medicina - UFPA - racismo
Mulheres negras
Mulheres quilombolas
Silêncio institucional
Branquitude
Medicina - UFPA
Relações raciais - curso de medicina - UFPA
Políticas de ação afirmativa - UFPA
Campus Universitário de Altamira - UFPA
Pacto narcísico
Percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA
Estudo de percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA
Cotas - UFPA
Entrevista aberta - metodologia
Observação - coleta de dados
Black movement
Quilombola movement
Indigenous movement
Black people - medical course - UFPA
Indigenous people - medical course - UFPA
Federal University of Pará - Dissertation
Racism in the university - UFPA
Veiled racism
Medical course - UFPA - racism
Black women
Quilombola women
Institutional silence
Whiteness
Medicine - UFPA
Racial relations - medical course - UFPA
Affirmative action policies - UFPA
Altamira University Campus - UFPA
Narcissistic pact
Perception - affirmative action policies - UFPA
Perception study - affirmative action policies - UFPA
Quotas - UFPA
Open interview - methodology
Observation - data collection
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42406
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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