Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5423-8466pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608683030751474pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.contributor.advisor2SANTOS, Sérgio Pereira dos.-
dc.contributor.advisor2IDSANTOS, S. P.pt_BR
dc.contributor.referee1PARENTE, Francilene de Aguiar.-
dc.contributor.referee1IDPARENTE, F. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404017739145648pt_BR
dc.contributor.referee2SISS, Ahyas.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6465-5952pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, tivemos como objetivo geral analisar como os/as discentes negros/as e brancos/as percebem as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. E como objetivos específicos delimitou-se: 1) compreender como os/as discentes entendem e percebem as políticas de ação afirmativa de modo geral e, em particular, as adotadas pela UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) analisar as percepções dos/as entrevistados/as sobre possíveis privilégios e desvantagens raciais existentes no curso de Bacharelado em Medicina; e 3) analisar como os discentes percebem a experiência de ser negro e ser branco no curso estudado. Para tanto, realizamos esta pesquisa exploratória, por meio de uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados o questionário e, como técnica, a entrevista. Sendo os dados analisados por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados apontam que os/as estudantes brancos/as são beneficiados/as pelos privilégios acumulados por seus genitores, porém tal acervo de privilégios não advém simplesmente ou unicamente do fato de seus genitores e/ou genitoras serem brancos/as, mas, sobretudo, porque são disponibilizados por serem membros de um grupo social sobre o qual não pesa nenhum tipo de estigma racial. Em outros momentos, verificamos aqueles privilégios que decorrem diretamente do fato de alguns/mas discentes serem brancos/as, sendo cedidos gratuitamente por seus pares, geralmente, de forma sistemática por meio das instituições. Verificamos ainda uma espécie de protecionismo e de colaboração não formalizada (<pacto narcísico=) pela qual é possível não apenas garantir a presença majoritária de um único estoque racial em um lugar lido como sendo de alto prestígio social, mas também que essa presença seja marcada por um tratamento diferenciado, guarnecida de privilégios. Outras questões verificadas foram os impactos do racismo na psiquê dos/as negros/as, a falsa projeção advinda do/a branco/a e, mais do que isso, foi possível inferir que as relações raciais no curso investigado, bem como na própria instituição, são transpassadas por ideologias racistas, estereótipos, preconceitos e discriminações raciais. Tratando-se do racismo, ele é percebido como sendo do tipo velado que não é só comum e normal nas relações raciais e nos espaços institucionais brasileiros, mas é a forma de racismo convencionalmente aceita. Alinhado a esse racismo velado, é comum que ocorra a prática de discriminações raciais igualmente veladas, havendo uma considerável resistência de nomeá-la e puni-la como tal. Apesar das práticas de discriminações raciais veladas serem o modus operandi dos sujeitos no locus investigado, há quebras de padrões que causam um misto de espanto, indignação e revolta, tanto por parte dos grupos brancos como dos não brancos. Não obstante, percebemos que esse choque é causado pela quebra do decoro e, por consequência, pelo rompimento do silêncio sobre a questão racial, causando desconforto naquele espaço. Em suma, foi-nos possível compreender que as relações raciais estabelecidas entre estudantes negros/as e brancos/as, apesar do silêncio e da falta de preocupação institucional, são transpassadas por ideologias e práticas racializadas que produzem e reproduzem estigmas e estereótipos raciais, privilégios raciais para os grupos brancos e, por consequência, desvantagens raciais dos grupos não brancos, particularmente, os negros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins - Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEntre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará.pt_BR
dc.date.issued7-07-07-
dc.description.abstractIn this study, our general objective was to analyze how black and white students perceive racial relations in the academic-institutional space of the Medicine course at the Federal University of Pará, Campus Universitário de Altamira. And as specific objectives it was defined: 1) to understand how the students understand and perceive the affirmative action policies in general and, in particular, those adopted by UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) to analyze the interviewees' perceptions about possible racial privileges and disadvantages existing in the Bachelor of Medicine course; and 3) analyze how students perceive the experience of being black and being white in the studied course. Therefore, we carried out this exploratory research, through a qualitative approach, using the questionnaire as a data collection instrument and the interview as a technique. The data were analyzed using the discourse analysis technique. The results indicate that white students are benefited by the privileges accumulated by their parents, but this collection of privileges does not come simply or solely from the fact that their parents are white, but, above all, because they are made available for being members of a social group on which no racial stigma weighs. At other times, we verified those privileges that derive directly from the fact that some/but students are white, being given free of charge by their peers, generally, systematically through the institutions. We also verified a kind of non-formalized protectionism and collaboration (<narcissistic pact=) by which it is possible not only to guarantee the majority presence of a single racial stock in a place considered to be of high social prestige, but also that this presence is marked by a differentiated treatment, garnished with privileges. Other issues verified were the impacts of racism on the psyche of black people, the false projection arising from white people and, more than that, it was possible to infer that racial relations in the investigated course, as well as in the institution itself, they are permeated by racist ideologies, stereotypes, prejudices and racial discrimination. When it comes to racism, it is perceived as being of the veiled type that is not only common and normal in Brazilian racial relations and institutional spaces, but is the conventionally accepted form of racism. In line with this veiled racism, it is common for the practice of equally veiled racial discrimination to occur, with considerable resistance to naming and punishing it as such. Despite veiled racial discrimination practices being the modus operandi of the subjects in the investigated locus, there are breaches of patterns that cause a mixture of astonishment, indignation and revolt, both on the part of white and non-white groups. However, we realize that this shock is caused by the breach of decorum and, consequently, by the breaking of silence on the racial issue, causing discomfort in that space. In short, it was possible for us to understand that the racial relations established between black and white students, despite the silence and lack of institutional concern, are permeated by racialized ideologies and practices that produce and reproduce racial stigmas and stereotypes, privileges racial disadvantages for white groups and, consequently, racial disadvantages for non-white groups, particularly blacks.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42406-
dc.date.accessioned2025-07-08T15:32:16Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T15:32:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.subjectMovimento quilombolapt_BR
dc.subjectMovimento indígenapt_BR
dc.subjectNegros - curso de medicina - UFPApt_BR
dc.subjectIndígenas - curso de medicina - UFPApt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectRacismo na universidade - UFPApt_BR
dc.subjectRacismo veladopt_BR
dc.subjectCurso de medicina - UFPA - racismopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectSilêncio institucionalpt_BR
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectMedicina - UFPApt_BR
dc.subjectRelações raciais - curso de medicina - UFPApt_BR
dc.subjectPolíticas de ação afirmativa - UFPApt_BR
dc.subjectCampus Universitário de Altamira - UFPApt_BR
dc.subjectPacto narcísicopt_BR
dc.subjectPercepção - políticas de ações afirmativas - UFPApt_BR
dc.subjectEstudo de percepção - políticas de ações afirmativas - UFPApt_BR
dc.subjectCotas - UFPApt_BR
dc.subjectEntrevista aberta - metodologiapt_BR
dc.subjectObservação - coleta de dadospt_BR
dc.subjectBlack movementpt_BR
dc.subjectQuilombola movementpt_BR
dc.subjectIndigenous movementpt_BR
dc.subjectBlack people - medical course - UFPApt_BR
dc.subjectIndigenous people - medical course - UFPApt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectRacism in the university - UFPApt_BR
dc.subjectVeiled racismpt_BR
dc.subjectMedical course - UFPA - racismpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectInstitutional silencept_BR
dc.subjectWhitenesspt_BR
dc.subjectMedicine - UFPApt_BR
dc.subjectRacial relations - medical course - UFPApt_BR
dc.subjectAffirmative action policies - UFPApt_BR
dc.subjectAltamira University Campus - UFPApt_BR
dc.subjectNarcissistic pactpt_BR
dc.subjectPerception - affirmative action policies - UFPApt_BR
dc.subjectPerception study - affirmative action policies - UFPApt_BR
dc.subjectQuotas - UFPApt_BR
dc.subjectOpen interview - methodologypt_BR
dc.subjectObservation - data collectionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTRINDADE, Josiney da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween “harmony”, veiled racism and silence: racial relations between blacks and whites in the Medicine course at the Federal University of Pará.pt_BR
dc.identifier.citationTRINDADE, Josiney da Silva. Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. 2023. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSINEY DA SILVA TRINDADE - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2023.pdfJosiney da Silva Trindade - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 20231.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.