Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDWANZELER, K. M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9450-5461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee1TAVARES, Maria Lucilena Gonzaga Costa.-
dc.contributor.referee1IDTAVARES, M. L. G. C.pt_BR
dc.contributor.referee2DOMINGUES, Andrea Silva.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9264-7754pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400924000241808pt_BR
dc.contributor.referee3FERNANDES, Wania Ribeiro.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5040-6293pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa refletir sobre a história de luta, de resistência e de saberes tradicionais de mulheres (da Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de Cametá (COOPMUC), no Baixo Tocantins, tendo como referência as atividades desenvolvidas por algumas dessas mulheres, objetivando compreender, a partir da memória em consonância com os relatos orais, as formas de transmissão de conhecimentos tradicionais, saberes e práticas, que demonstram ter resistido às constantes tentativas de <apagamento=. Da mesma forma, que se propõe conhecer a compreensão atribuída por essas mulheres à saúde, assim como, os processos educativos por elas desencadeados, buscando identificar os saberes e as práticas quem desenvolvem a respeito do emprego de plantas medicinais voltadas para a autonomia do cuidado da saúde, verificando como se dá o processo de interação entre o saber científico e o saber popular. Metodologicamente, a constituição da pesquisa se baseia em narrativas orais, que refletem um conjunto de várias vozes, buscando verificar de que forma as práticas tradicionais de cura intervém na saúde local e atuam no cuidado com o corpo; como são compreendidos e interpretados dentro da comunidade, bem como, demonstram outras especificidades que refletem relações de gênero e de poder dentro da sociedade. Para tanto, fez-se necessário recorrer a levantamento bibliográficos e estudos de obras referentes às questões envoltas sobre o tema da saúde, tratando-se sobretudo do contexto amazônico, permeado da influência de povos indígenas, negros e seus descendentes, que aí vivem. Daí a necessidade do auxílio de um arcabouço teórico que ajudem dialogar acerca de práticas, vivencias e saberes tradicionais no trato com ervas e plantas medicinais na produção de remédios, no trato da saúde da gente dessa região, que vivem longe dos centros urbanos. No mesmo sentindo, utilizou-se estudos de autores que abordam as temáticas gênero, feminismo, saberes tradicionais, memória, cultura, entre os quais destacam-se: Nobre (2003), Safiotti (2013), Hall (2006), Balman (2012), Barth (2000), Langdon (2010), Chalhoub (2003), Santos (2018), Polak (1992), Pinto (2004), Freire (1987), dentre outros. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, ancorado na abordagem de história oral, que contou com o uso de entrevistas semiestruturadas, além da observação da vivência do cotidiano de algumas das mulheres entrevistadas. Dados preliminares da pesquisa deixam evidente que as relações interpessoais existentes, que delineiam traços que comportam as estruturas sociais, e que revelam laços de solidariedade, patriarcado, feminismo, questões de gênero e resistências por meio da cultura proporcionada pelas práticas tradicionais de cura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins-Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMulheres, feminismo e saberes tradicionais.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the history of struggle, resistance and traditional knowledge of women (from the Agroindustry and Extractive Cooperative of Women of the Municipality of Cametá (COOPMUC), in the Lower Tocantins, based on the activities developed by some of these women, aiming to understand, from memory in line with oral reports, the forms of transmission of traditional knowledge, knowledge and practices, which demonstrate to have resisted the constant attempts of "payment". Similarly, it is proposed to know the understanding attributed by these women to health, as well as the educational processes triggered by them, seeking to identify the knowledge and practices who develop about the use of medicinal plants focused on the autonomy of health care, verifying how the process of interaction between scientific knowledge and popular knowledge takes place. Methodologically, the constitution of the research is based on oral narratives, which reflect a set of several voices, seeking to verify how traditional healing practices intervene in local health and act in the care of the body; how they are understood and interpreted within the community, as well as demonstrate other specificities that reflect gender and power relations within society. Therefore, it was necessary to resort to bibliographic survey and studies of works related to the issues related to the theme of health, being mainly the Amazonian context, permeated by the influence of indigenous peoples, blacks and their descendants, who live there. Hence the need for the help of a theoretical framework that help to dialogue about traditional practices, experiences and knowledge in dealing with herbs and medicinal plants in the production of medicines, in the treatment of the health of people in this region, who live far from urban centers. In the same sense, we used studies of authors that address the themes gender, feminism, traditional knowledge, memory, culture, among which stand out: Nobre (2003), Safiotti (2013), Hall (2006), Balman (2012), Barth (2000), Langdon (2010), Chalhoub (2003), Santos (2018), Polak (1992), Pinto (2004), Freire (1987), among others. Thus, the present work is a qualitative investigation, anchored in the oral history approach, which had the use of semi-structured interviews, in addition to the observation of the daily experience of some of the women interviewed. Preliminary data from the research make it clear that existing interpersonal relationships, which outline traits that support social structures, and reveal bonds of solidarity, patriarchy, feminism, gender issues and resistance through the culture provided by traditional healing practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42407-
dc.date.accessioned2025-07-08T15:58:10Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T15:58:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionais - transmissãopt_BR
dc.subjectRelatos oraispt_BR
dc.subjectNarrativas oraispt_BR
dc.subjectPlantas medicinais - práticas de curapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectObservação - metodologiapt_BR
dc.subjectEntrevista semiestruturadapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPráticas de curapt_BR
dc.subjectRemédios caseiros - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectCametá - PA - mulheres extrativistapt_BR
dc.subjectCooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de Cametápt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectBaixo Tocantins - comunidades ribeirinhaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente Quilombola de Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectUmarizal - comunidade quilombola - Baião - PApt_BR
dc.subjectBaião - PA - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente Quilombola de Igarapé Preto - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectIgarapé Preto - comunidade quilombola - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subjectTraditional knowledge - transmissionpt_BR
dc.subjectOral accountspt_BR
dc.subjectOral narrativespt_BR
dc.subjectMedicinal plants - healing practicespt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectObservation - methodologypt_BR
dc.subjectSemi-structured interviewpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectHealing practicespt_BR
dc.subjectHome remedies - quilombola communitiespt_BR
dc.subjectCametá - PA - extractive womenpt_BR
dc.subjectAgroindustrial and Extractive Women's Cooperative of the Municipality of Cametápt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectBaixo Tocantins - riverside communitiespt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Remnant Community of Umarizal - Baião - PApt_BR
dc.subjectUmarizal - quilombola community - Baião - PApt_BR
dc.subjectBaião - PA - quilombola communitypt_BR
dc.subjectQuilombola Remnant Community of Igarapé Preto - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectIgarapé Preto - quilombola community - Oeiras - PApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorWANZELER, Karlyane Mayara Brito.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWomen, feminism and traditional knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationWANZELER, Karlyane Mayra Brito. Mulheres, feminismo e saberes tradicionais. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLYANE MAYARA BRITO WANZELER - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2022.pdfKarlyane Mayra Brito Wanzeler - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 20221.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.