Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42408
Title: Histórias, memórias, educação e (r)existências: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, município Oeiras do Pará.
Other Titles: Histories, Memories, Education and (R)Existence: between knowledge and actions of/in the Bailique Center quilombo, Oeiras do Pará municipality.
???metadata.dc.creator???: BORGES, Lediane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DOMINGUES, Andrea Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: HAGE, Salomao Antonio Mufarrej.
???metadata.dc.contributor.referee3???: GOMES, Flávio dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee4???: RODRIGUES, Doriedson do S.
Keywords: Quilombo de Bailique Centro - Oeiras - PA;Comunidade Quilombola de Bailique Centro - Oeiras - PA;Oeiras - PA - Comunidade Quilombola de Bailique Centro;Universidade Federal do Pará - Dissertação;Saberes tradicionais quilombolas;Livro didático de História - quilombolas;Plantas medicinais;Saúde tradicional - Comunidade Quilombola de Bailique Centro - Oeiras - PA;Práticas de cura - plantas medicinais;Resistência - saberes tradicionais;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Populações negras;Observação - metodologia;História oral;Educação escolar quilombola;Quilombolas - saberes tradicionais;Quilombo de Bailique Centro - Oeiras - PA;Quilombola Community of Bailique Centro - Oeiras - PA;Oeiras - PA - Quilombola Community of Bailique Centro;Federal University of Pará - Dissertation;Traditional knowledge of quilombolas;History textbook - quilombolas;Medicinal plants;Traditional health - Quilombola Community of Bailique Centro - Oeiras - PA;Healing practices - medicinal plants;Resistance - traditional knowledge;Quilombola women;Black women;Black populations;Observation - methodology;Oral history;Quilombola school education;Quilombolas - traditional knowledge
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: BORGES, Lediane da Silva. Histórias, memórias, educação e (r)existências: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, município Oeiras do Pará. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo intitulado, Histórias, Memórias, Educação e (R)existências: entre saberes e fazeres do/no quilombo de Bailique Centro, Município de Oeiras do Pará, tem como objetivo analisar os saberes tradicionais como forma de (r)existência de mulheres e homens quilombolas, os conhecimentos referentes a prática do plantar, colher, criar e preservar, relacionados a natureza e as formas de relação dos moradores quilombola com tais saberes, que constituem os processos socioculturais e históricos desta comunidade. Metodologicamente buscou-se auxílio teórico em obras de autores que abordam temática relacionadas a oralidade, memória, (r)existências e saberes tradicionais e culturais, entre os quais destacam-se: LEFF (2006), MUÑOZ (2007), SANTOS (2005), PINTO (2004, 2010), DOMINGUES (2017), PORTELLI (2016), HALL (2003), PORTO-GONÇALVES (2015), entre outros, que foram de suma importância para os encaminhamentos deste estudo. Acrescidas a pesquisa de campo, mediante observação em lócus, conversas informais, sempre em busca de vestígios, vivências e experiências, de mulheres e homens e a relação que estabelecem com a natureza. Dessa forma, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa com utilização de métodos da história oral, que por visar estabelecer procedimentos do trabalho investigativo, possibilitando interpretar e dialogar com a história, auxiliaram no entendimento dos saberes culturais e ambientais. Assim como, as lutas do grupo social em estudo pelo domínio do território, por existência, melhores condições de vida, reconhecimento e valorização de sua identidade cultural. Dados da pesquisa apontam que a natureza é sua raiz, seu fortalecimento, seu sentido de viver, assim o ambiente natural está associado ao pertencimento pessoal e comunitário, sobretudo, pautada em uma noção de consciência ecológica associada à necessidade de existência humana para muitas famílias do povoado. Observamos ainda, que no cotidiano do povoado o ambiente local é diversificado em conhecimentos de saberes tradicionais, notados pelos modos de ser e de viver dos moradores, das relações que têm com o meio ambiente, nas práticas diárias, principalmente, no que se refere ao uso e preservação dos recursos naturais, que são conhecimentos ecológicos, próprios da cultura da localidade.
Abstract: The study entitled, Histories, Memories, Education and (R)Existence: between knowledge and actions of/in the Bailique Center quilombo, Oeiras do Pará municipality, aims to analyze the traditional knowledge as a way of (r)existence from quilombola women and men, the expertise referring to the planting practice, harvesting, creating and preserving, related to the nature and the inhabitants’ relationship forms of this quilombola with such knowledge, which constitute the socialcultural and historical processes of this community. Methodologically, it was sought theoretical assistance in authors works that approach themes related to the orality, memory, (r)existence and traditional and cultural knowledge, among which the following stand out: LEFF (2006), MUÑOZ (2007), SANTOS (2005), PINTO (2004, 2010), DOMINGUES (2017), PORTELLI (2016), HALL (2003), PORTO-GONÇALVES (2015), among others, that were of great importance for the study referrals. Added to the field research, through observation in lócus, small talks, always in search of women’s and men’s traces and experiences and the relationship that they establish with nature. Thus, it was decided to carry out a qualitative research using oral history methods, which by aiming to set out investigative work procedures, making it possible to interpret and dialogue with the history, helped in the cultural and environmental knowledge understanding. Likewise, the social group struggles in study by the territory domain, for existence, better living conditions, recognition and appreciation of their cultural identity. Research data indicate that the nature is their root, their strengthening, their sense of living, so the natural environment is associated with personal and community belonging, above all, based on an ecological awareness notion associated with the human existence need or many families in the settlement. We also observed that in the village’s routine the local environment is diversified in knowledge of traditional learning, noted by the ways of residents’ being and living, the relationships that they have with the environment, in daily practices, mainly, with regard to the natural resources usage and preservation, which are ecological knowledge, typical of the local culture.
Keywords: Quilombo de Bailique Centro - Oeiras - PA
Comunidade Quilombola de Bailique Centro - Oeiras - PA
Oeiras - PA - Comunidade Quilombola de Bailique Centro
Universidade Federal do Pará - Dissertação
Saberes tradicionais quilombolas
Livro didático de História - quilombolas
Plantas medicinais
Saúde tradicional - Comunidade Quilombola de Bailique Centro - Oeiras - PA
Práticas de cura - plantas medicinais
Resistência - saberes tradicionais
Mulheres quilombolas
Mulheres negras
Populações negras
Observação - metodologia
História oral
Educação escolar quilombola
Quilombolas - saberes tradicionais
Quilombo de Bailique Centro - Oeiras - PA
Quilombola Community of Bailique Centro - Oeiras - PA
Oeiras - PA - Quilombola Community of Bailique Centro
Federal University of Pará - Dissertation
Traditional knowledge of quilombolas
History textbook - quilombolas
Medicinal plants
Traditional health - Quilombola Community of Bailique Centro - Oeiras - PA
Healing practices - medicinal plants
Resistance - traditional knowledge
Quilombola women
Black women
Black populations
Observation - methodology
Oral history
Quilombola school education
Quilombolas - traditional knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42408
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEDIANE DA SILVA BORGES - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfLediane da Silva Borges - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20214.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.