Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5222-1353pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5334101103779561pt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9450-5461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee1DOMINGUES, Andrea Silva.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9264-7754pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400924000241808pt_BR
dc.contributor.referee2HAGE, Salomao Antonio Mufarrej.-
dc.contributor.referee2IDHAGE, S. A. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016pt_BR
dc.contributor.referee3GOMES, Flávio dos Santos.-
dc.contributor.referee3IDGOMES, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0005791997581423pt_BR
dc.contributor.referee4RODRIGUES, Doriedson do S.-
dc.contributor.referee4IDRODRIGUES, D. S.pt_BR
dc.description.resumoO estudo intitulado, Histórias, Memórias, Educação e (R)existências: entre saberes e fazeres do/no quilombo de Bailique Centro, Município de Oeiras do Pará, tem como objetivo analisar os saberes tradicionais como forma de (r)existência de mulheres e homens quilombolas, os conhecimentos referentes a prática do plantar, colher, criar e preservar, relacionados a natureza e as formas de relação dos moradores quilombola com tais saberes, que constituem os processos socioculturais e históricos desta comunidade. Metodologicamente buscou-se auxílio teórico em obras de autores que abordam temática relacionadas a oralidade, memória, (r)existências e saberes tradicionais e culturais, entre os quais destacam-se: LEFF (2006), MUÑOZ (2007), SANTOS (2005), PINTO (2004, 2010), DOMINGUES (2017), PORTELLI (2016), HALL (2003), PORTO-GONÇALVES (2015), entre outros, que foram de suma importância para os encaminhamentos deste estudo. Acrescidas a pesquisa de campo, mediante observação em lócus, conversas informais, sempre em busca de vestígios, vivências e experiências, de mulheres e homens e a relação que estabelecem com a natureza. Dessa forma, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa com utilização de métodos da história oral, que por visar estabelecer procedimentos do trabalho investigativo, possibilitando interpretar e dialogar com a história, auxiliaram no entendimento dos saberes culturais e ambientais. Assim como, as lutas do grupo social em estudo pelo domínio do território, por existência, melhores condições de vida, reconhecimento e valorização de sua identidade cultural. Dados da pesquisa apontam que a natureza é sua raiz, seu fortalecimento, seu sentido de viver, assim o ambiente natural está associado ao pertencimento pessoal e comunitário, sobretudo, pautada em uma noção de consciência ecológica associada à necessidade de existência humana para muitas famílias do povoado. Observamos ainda, que no cotidiano do povoado o ambiente local é diversificado em conhecimentos de saberes tradicionais, notados pelos modos de ser e de viver dos moradores, das relações que têm com o meio ambiente, nas práticas diárias, principalmente, no que se refere ao uso e preservação dos recursos naturais, que são conhecimentos ecológicos, próprios da cultura da localidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins-Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleHistórias, memórias, educação e (r)existências: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, município Oeiras do Pará.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThe study entitled, Histories, Memories, Education and (R)Existence: between knowledge and actions of/in the Bailique Center quilombo, Oeiras do Pará municipality, aims to analyze the traditional knowledge as a way of (r)existence from quilombola women and men, the expertise referring to the planting practice, harvesting, creating and preserving, related to the nature and the inhabitants’ relationship forms of this quilombola with such knowledge, which constitute the socialcultural and historical processes of this community. Methodologically, it was sought theoretical assistance in authors works that approach themes related to the orality, memory, (r)existence and traditional and cultural knowledge, among which the following stand out: LEFF (2006), MUÑOZ (2007), SANTOS (2005), PINTO (2004, 2010), DOMINGUES (2017), PORTELLI (2016), HALL (2003), PORTO-GONÇALVES (2015), among others, that were of great importance for the study referrals. Added to the field research, through observation in lócus, small talks, always in search of women’s and men’s traces and experiences and the relationship that they establish with nature. Thus, it was decided to carry out a qualitative research using oral history methods, which by aiming to set out investigative work procedures, making it possible to interpret and dialogue with the history, helped in the cultural and environmental knowledge understanding. Likewise, the social group struggles in study by the territory domain, for existence, better living conditions, recognition and appreciation of their cultural identity. Research data indicate that the nature is their root, their strengthening, their sense of living, so the natural environment is associated with personal and community belonging, above all, based on an ecological awareness notion associated with the human existence need or many families in the settlement. We also observed that in the village’s routine the local environment is diversified in knowledge of traditional learning, noted by the ways of residents’ being and living, the relationships that they have with the environment, in daily practices, mainly, with regard to the natural resources usage and preservation, which are ecological knowledge, typical of the local culture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42408-
dc.date.accessioned2025-07-08T17:41:16Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T17:41:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo de Bailique Centro - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Bailique Centro - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectOeiras - PA - Comunidade Quilombola de Bailique Centropt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais quilombolaspt_BR
dc.subjectLivro didático de História - quilombolaspt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectSaúde tradicional - Comunidade Quilombola de Bailique Centro - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectPráticas de cura - plantas medicinaispt_BR
dc.subjectResistência - saberes tradicionaispt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectPopulações negraspt_BR
dc.subjectObservação - metodologiapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - saberes tradicionaispt_BR
dc.subjectQuilombo de Bailique Centro - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Bailique Centro - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectOeiras - PA - Quilombola Community of Bailique Centropt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectTraditional knowledge of quilombolaspt_BR
dc.subjectHistory textbook - quilombolaspt_BR
dc.subjectMedicinal plantspt_BR
dc.subjectTraditional health - Quilombola Community of Bailique Centro - Oeiras - PApt_BR
dc.subjectHealing practices - medicinal plantspt_BR
dc.subjectResistance - traditional knowledgept_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectBlack populationspt_BR
dc.subjectObservation - methodologypt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombolas - traditional knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBORGES, Lediane da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistories, Memories, Education and (R)Existence: between knowledge and actions of/in the Bailique Center quilombo, Oeiras do Pará municipality.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Lediane da Silva. Histórias, memórias, educação e (r)existências: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, município Oeiras do Pará. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEDIANE DA SILVA BORGES - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfLediane da Silva Borges - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20214.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.