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Title: A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA).
Other Titles: Training for ethnic-racial relations, through PARFOR, in the history course: curriculum and trajectory of former teachers from Cametá (PA).
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Lenise Mendes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEAL, Luiz Augusto Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, José Valdinei Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Viviane de Oliveira.
Keywords: Relações étnico-raciais;Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR;PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica;Universidade Federal do Pará - Dissertação;Curso de História - UFPA - Cametá - PA;Currículo - Curso de História - UFPA - Cametá - PA;História e cultura afro-brasileira - ensino;Povoados remanescentes quilombolas - Cametá - PA;Comunidades remanescentes quilombolas - Cametá - PA;Comunidade Quilombola Calados - Cametá - PA;Cametá - PA - comunidades quilombolas;Comunidade Quilombola Porto Alegre - Cametá - PA;Porto Alegre - comunidade quilombola - Cametá - PA;Calados - comunidade quilombola - Cametá - PA;Comunidades ribeirinhas - Cametá - PA;Mulheres quilombolas - Cametá - PA;Região tocantina - comunidades quilombolas;Lideranças quilombolas femininas;Mulheres líderes - comunidades quilombolas;História oral;Professoras egressas - curso de História - UFPA - Cametá - PA;Ethnic-racial relations;National Basic Education Teacher Training Plan - PARFOR;PARFOR - National Basic Education Teacher Training Plan;Federal University of Pará - Dissertation;History Course - UFPA - Cametá - PA;Curriculum - History Course - UFPA - Cametá - PA;Afro-Brazilian history and culture - teaching;Remnant quilombola villages - Cametá - PA;Remnant quilombola communities - Cametá - PA;Calados Quilombola Community - Cametá - PA;Cametá - PA - quilombola communities;Porto Alegre Quilombola Community - Cametá - PA;Porto Alegre - quilombola community - Cametá - PA;Calados - quilombola community - Cametá - PA;Riverside communities - Cametá - PA;Quilombola women - Cametá - PA;Tocantina region - quilombola communities;Leadership female quilombolas;Women leaders - quilombola communities;Oral history;Former teachers - History course - UFPA - Cametá - PA
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: RODRIGUES, Lenise Mendes. A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). 2021. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professoras, através do curso de História da Universidade Federal do Pará, contempladas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), tendo como foco de observação os estudos sobre as relações étnico-raciais aplicadas à análise do currículo do curso e às práticas sociais e escolares de docentes egressas do Campus Universitário de Cametá (PA), pois o curso de História do PARFOR ofertou no desenho curricular uma disciplina de História da África. Por conta disso, a intenção deste trabalho foi procurar saber, através de levantamento de dados, se o curso atende às questões étnico-raciais de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica e no ensino superior. O ano de implementação do PARFOR em Cametá coincidiu com a criação da Faculdade de História no Campus Universitário daquele município; contudo, o desenho curricular de base para o curso de História não seguiu as diretrizes da recém-criada faculdade, mas as de Belém, e por este motivo o curso ofertou apenas essa disciplina na parte final do curso. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, com análise documental do projeto pedagógico do curso, do qual foi analisado o desenho curricular, e a história oral, com a entrevista das professoras egressas do curso. Indaga-se se essa única disciplina despertou a prática das relações étnico-raciais no entorno de suas comunidades escolares. No entanto, o resultado da pesquisa nos mostrou que o curso de História ainda não atende à legislação, e por esse motivo as discussões não são abrangentes no currículo. Ainda assim, essa única disciplina fez a diferença na formação das professoras e despertou o interesse da produção de trabalhos de conclusão de curso em torno da temática, como também modificou a prática pedagógica, levando a outro conhecimento sobre a história do continente africano e do negro no Brasil, em busca de um ensino democrático, no reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo.
Abstract: This work aims to analyze the training of female teachers, through the History course of the Federal University of Pará, contemplated by the National Training Plan for Basic Education Teachers (PARFOR), having as focus of observation the studies on ethnic-racial relations applied to the analysis of the curriculum of the course and the social and school practices of female teachers and graduates of the University Campus of Cametá (PA), because the History course of PARFOR offered in the curricular design a subject of History of Africa. Because of that, the intention of this work was to find out, through data survey, if the course attends the ethnic-racial questions according to the requirements of the Law 11.645/2008, which instituted the obligatory inclusion of the theme of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in basic education and higher education. The year of the implementation of PARFOR in Cametá coincided with the creation of the History College in the University Campus of that municipality; however, the basic curricular design for the History course did not follow the guidelines of the newly created college, but those of Belém, and for this reason the course offered only this subject in the final part of the course. The methodology used in the research is qualitative in nature, with a documental analysis of the pedagogic project of the course, of which the curricular design was analyzed, and oral history, with interviews with the course's former teachers. The question is whether this single subject has awakened the practice of ethno-racial relations in their school communities. However, the result of the research showed us that the History course still does not comply with the legislation, and for this reason the discussions are not comprehensive in the curriculum. Even so, this single subject made a difference in the formation of female teachers and awakened the interest in the production of end-of-course papers on the theme, as well as modified the pedagogical practice, leading to other knowledge about the history of the African continent and of blacks in Brazil, in search of a democratic teaching, in the recognition of differences and in the fight against racism.
Keywords: Relações étnico-raciais
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Universidade Federal do Pará - Dissertação
Curso de História - UFPA - Cametá - PA
Currículo - Curso de História - UFPA - Cametá - PA
História e cultura afro-brasileira - ensino
Povoados remanescentes quilombolas - Cametá - PA
Comunidades remanescentes quilombolas - Cametá - PA
Comunidade Quilombola Calados - Cametá - PA
Cametá - PA - comunidades quilombolas
Comunidade Quilombola Porto Alegre - Cametá - PA
Porto Alegre - comunidade quilombola - Cametá - PA
Calados - comunidade quilombola - Cametá - PA
Comunidades ribeirinhas - Cametá - PA
Mulheres quilombolas - Cametá - PA
Região tocantina - comunidades quilombolas
Lideranças quilombolas femininas
Mulheres líderes - comunidades quilombolas
História oral
Professoras egressas - curso de História - UFPA - Cametá - PA
Ethnic-racial relations
National Basic Education Teacher Training Plan - PARFOR
PARFOR - National Basic Education Teacher Training Plan
Federal University of Pará - Dissertation
History Course - UFPA - Cametá - PA
Curriculum - History Course - UFPA - Cametá - PA
Afro-Brazilian history and culture - teaching
Remnant quilombola villages - Cametá - PA
Remnant quilombola communities - Cametá - PA
Calados Quilombola Community - Cametá - PA
Cametá - PA - quilombola communities
Porto Alegre Quilombola Community - Cametá - PA
Porto Alegre - quilombola community - Cametá - PA
Calados - quilombola community - Cametá - PA
Riverside communities - Cametá - PA
Quilombola women - Cametá - PA
Tocantina region - quilombola communities
Leadership female quilombolas
Women leaders - quilombola communities
Oral history
Former teachers - History course - UFPA - Cametá - PA
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42409
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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