Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6290-0966pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601701762339665pt_BR
dc.contributor.advisor1LEAL, Luiz Augusto Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDLEAL, L. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7967678999713659pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, José Valdinei Albuquerque.-
dc.contributor.referee1IDMIRANDA, J. V. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745148327397484pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Viviane de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a formação de professoras, através do curso de História da Universidade Federal do Pará, contempladas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), tendo como foco de observação os estudos sobre as relações étnico-raciais aplicadas à análise do currículo do curso e às práticas sociais e escolares de docentes egressas do Campus Universitário de Cametá (PA), pois o curso de História do PARFOR ofertou no desenho curricular uma disciplina de História da África. Por conta disso, a intenção deste trabalho foi procurar saber, através de levantamento de dados, se o curso atende às questões étnico-raciais de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica e no ensino superior. O ano de implementação do PARFOR em Cametá coincidiu com a criação da Faculdade de História no Campus Universitário daquele município; contudo, o desenho curricular de base para o curso de História não seguiu as diretrizes da recém-criada faculdade, mas as de Belém, e por este motivo o curso ofertou apenas essa disciplina na parte final do curso. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, com análise documental do projeto pedagógico do curso, do qual foi analisado o desenho curricular, e a história oral, com a entrevista das professoras egressas do curso. Indaga-se se essa única disciplina despertou a prática das relações étnico-raciais no entorno de suas comunidades escolares. No entanto, o resultado da pesquisa nos mostrou que o curso de História ainda não atende à legislação, e por esse motivo as discussões não são abrangentes no currículo. Ainda assim, essa única disciplina fez a diferença na formação das professoras e despertou o interesse da produção de trabalhos de conclusão de curso em torno da temática, como também modificou a prática pedagógica, levando a outro conhecimento sobre a história do continente africano e do negro no Brasil, em busca de um ensino democrático, no reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins-Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA).pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the training of female teachers, through the History course of the Federal University of Pará, contemplated by the National Training Plan for Basic Education Teachers (PARFOR), having as focus of observation the studies on ethnic-racial relations applied to the analysis of the curriculum of the course and the social and school practices of female teachers and graduates of the University Campus of Cametá (PA), because the History course of PARFOR offered in the curricular design a subject of History of Africa. Because of that, the intention of this work was to find out, through data survey, if the course attends the ethnic-racial questions according to the requirements of the Law 11.645/2008, which instituted the obligatory inclusion of the theme of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in basic education and higher education. The year of the implementation of PARFOR in Cametá coincided with the creation of the History College in the University Campus of that municipality; however, the basic curricular design for the History course did not follow the guidelines of the newly created college, but those of Belém, and for this reason the course offered only this subject in the final part of the course. The methodology used in the research is qualitative in nature, with a documental analysis of the pedagogic project of the course, of which the curricular design was analyzed, and oral history, with interviews with the course's former teachers. The question is whether this single subject has awakened the practice of ethno-racial relations in their school communities. However, the result of the research showed us that the History course still does not comply with the legislation, and for this reason the discussions are not comprehensive in the curriculum. Even so, this single subject made a difference in the formation of female teachers and awakened the interest in the production of end-of-course papers on the theme, as well as modified the pedagogical practice, leading to other knowledge about the history of the African continent and of blacks in Brazil, in search of a democratic teaching, in the recognition of differences and in the fight against racism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42409-
dc.date.accessioned2025-07-08T18:09:18Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T18:09:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFORpt_BR
dc.subjectPARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectCurso de História - UFPA - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCurrículo - Curso de História - UFPA - Cametá - PApt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectPovoados remanescentes quilombolas - Cametá - PApt_BR
dc.subjectComunidades remanescentes quilombolas - Cametá - PApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Calados - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCametá - PA - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Porto Alegre - Cametá - PApt_BR
dc.subjectPorto Alegre - comunidade quilombola - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCalados - comunidade quilombola - Cametá - PApt_BR
dc.subjectComunidades ribeirinhas - Cametá - PApt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas - Cametá - PApt_BR
dc.subjectRegião tocantina - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectLideranças quilombolas femininaspt_BR
dc.subjectMulheres líderes - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectProfessoras egressas - curso de História - UFPA - Cametá - PApt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectNational Basic Education Teacher Training Plan - PARFORpt_BR
dc.subjectPARFOR - National Basic Education Teacher Training Planpt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectHistory Course - UFPA - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCurriculum - History Course - UFPA - Cametá - PApt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian history and culture - teachingpt_BR
dc.subjectRemnant quilombola villages - Cametá - PApt_BR
dc.subjectRemnant quilombola communities - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCalados Quilombola Community - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCametá - PA - quilombola communitiespt_BR
dc.subjectPorto Alegre Quilombola Community - Cametá - PApt_BR
dc.subjectPorto Alegre - quilombola community - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCalados - quilombola community - Cametá - PApt_BR
dc.subjectRiverside communities - Cametá - PApt_BR
dc.subjectQuilombola women - Cametá - PApt_BR
dc.subjectTocantina region - quilombola communitiespt_BR
dc.subjectLeadership female quilombolaspt_BR
dc.subjectWomen leaders - quilombola communitiespt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectFormer teachers - History course - UFPA - Cametá - PApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Lenise Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining for ethnic-racial relations, through PARFOR, in the history course: curriculum and trajectory of former teachers from Cametá (PA).pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lenise Mendes. A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). 2021. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENISE MENDES RODRIGUES - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfLenise Mendes Rodrigues -Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2021944.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.