Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, José Valdinei Albuquerque de.-
dc.contributor.referee1IDMIRANDA, J. V. A.pt_BR
dc.contributor.referee2MASCARENHAS, Suely.-
dc.contributor.referee2IDMASCARENHAS, S.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa ocorreu na Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação, no Rio Mutuacá, interior do Município de Curralinho, Estado do Pará. Tendo-se como questionamento central as experiências que os estudantes quilombolas apresentam sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas na escola da comunidade. Objetivando compreender a percepção dos estudantes quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas a partir da educação formal. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as experiências dos estudantes quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais tendo em vista a educação escolar na comunidade. Como objetivos específicos buscou-se perceber as experiências dos estudantes negros quilombola no contexto escolar; compreender como a educação formal influencia no processo de entendimento e combate ao racismo; identificar qual o entendimento dos estudantes quilombolas que passam pela escola em relação à construção de sua identidade étnico-racial; e questionar o papel da escola instalada na comunidade, destacando se esta é para a comunidade ou apenas objeto representativo do poder do Estado. Usou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista aberta gravada. Sendo sujeitos da pesquisa moradores da comunidade que experienciaram ou ainda vivenciam diferentes níveis de educação formativa na escola da comunidade. A relevância acadêmica se justifica a partir da necessidade da análise e compreensão do processo de formação identitária das comunidades quilombolas a partir do processo formativo com a atuação da educação formal. A justificativa social se contempla ao considerar a visibilidade da comunidade e os caminhos que poderão ser percorridos a partir dos resultados do presente estudo. Os resultados apresentam grande relevância no sentido de compreender o papel formativo da educação como instrumento para a transformação social, para a compreensão do fenômeno do racismo e para a formação da identidade étnico-racial dos alunos que tem a oportunidade de experienciar a educação os processos educacionais a partir da realidade de uma comunidade quilombola em uma sociedade altamente racista e preconceituosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins-Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePercepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe research has occurred in the Quilombo's Remnant Community São José da Povoação, in Mutuacá river, in Curralinho's countryside, Pará State. The central question was about the experiences that quilombola students have about their ethnic racial identities learnt in the community's school. The aim is to understand the quilombola students' perception of their ethnic/racial identities learnt through formal education. The research had as a general objective to analyse the quilombola students' experiences about their ethnic-racial identities in a view of the school education in the community. As specific objectives, sought to understand the experiences of black quilombola students in the school context; to understand how formal education influences the process of understanding and combating racism; to identify what is the understanding of quilombola students who go through school in relation to the construction of their ethno-racial identity; and to question the role of the school installed in the community, highlighting whether it is for the community or just a representative object of State power. Used the qualitative research methodology and as an instrument of data collection the open recorded interview. The research subjects were community residents who have experienced or still experience different levels of formative education in the community school. The academic relevance is justified by the need to analyze and understand the process of identity formation of quilombola communities from the formative process with the performance of formal education. The social justification is contemplated when considering the visibility of the community and the paths which may be taken from the results of this study. The results present great relevance in the sense of understanding the formative role of education as an instrument for social transformation, for the understanding of the phenomenon of racism and for the formation of ethnic-racial identity of students who have the opportunity to experience the educational processes from the reality of a quilombola community in a highly racist and prejudiced Society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42410-
dc.date.accessioned2025-07-08T18:39:25Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T18:39:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes negros quilombolaspt_BR
dc.subjectIdentidades étnico-raciaispt_BR
dc.subjectComunidade remanescente de quilombo São José da Povoação - Curralinho - PApt_BR
dc.subjectSão José da Povoação - comunidade quilombola - Curralinho - PApt_BR
dc.subjectArquipélago do Marajó - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectRio Mutuacá - comunidade quilombola de São José da Povoaçãopt_BR
dc.subjectSão José da Povoação - comunidade quilombola - Curralinhos - PApt_BR
dc.subjectEstudantes quilombolaspt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola São José da Povoação - Curralinho - PApt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBlack Quilombola Studentspt_BR
dc.subjectEthnic-racial Identitiespt_BR
dc.subjectRemnant Quilombo Community of São José da Povoação - Curralinho - PApt_BR
dc.subjectSão José da Povoação - Quilombola Community - Curralinho - PApt_BR
dc.subjectMarajó Archipelago - Quilombola Communitiespt_BR
dc.subjectMutuacá River - Quilombola Community of São José da Povoaçãopt_BR
dc.subjectSão José da Povoação - Quilombola Community - Curralinhos - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Studentspt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of São José da Povoação - Curralinho - PApt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Lucas Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerceptions of black quilombola students about their ethnic-racial identities at the school of the Remnant Community of Quilombo São José da Povoação.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Alves. Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS ALVES SILVA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2023.pdfLucas Alves Silva - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 20231.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.