Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42412
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-4750-1908 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6299004398134921 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DUARTE, Mara Rita. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DUARTE, M. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CARMO, Eraldo Souza do. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4824-8016 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4280135157998138 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza. | - |
dc.contributor.referee2ID | NASCIMENTO, A. W. S. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as trajetórias de vida e a formação de professores da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Comunidade de Piratuba, contribuempara as práticas docentes em sala de aula e para a construção da identidade profissional. Metodologicamente, elegemos a história oral, partindo de uma abordagem qualitativa. Teoricamente, a pesquisa está embasada nos seguintes aportes teóricos: Nunes (2001), Tardif (2002), Pollak, (1989), Lino (1996), Goldenberg (1997), Marconi e Lakatos (2011). Para Reis (2008), as histórias de vida, como as dos/as professores/as quilombolas, geralmente narram acerca do desenvolvimento de uma ação desencadeada por uma situação de conflito real ou imaginária. Realizamos a pesquisa de campo a partir das observações e as entrevistas para coleta de informações e posteriores análises. Assim, constatamos no que concernem essas reflexões, destacamos que os relatos das professoras quilombolas e o desejo de aprofundamento teórico nos motivam ainda mais a refletir questões pertinentes ao tema proposto neste estudo; compreendendo o quanto é importante a formação continuada como um processo contínuo, que precisa ser realizado e que faz parte da vida profissional do professor, a partir da qual ele qualifica o seu trabalho docente e, consequentemente, melhora a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário do Tocantins-Cametá | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Prática docente: narrativas de professores/as da Comunidade Remanescente Quilombo Piratuba (Abaetetuba/PARÁ). | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how life trajectories and teacher training at the Municipal School Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, in the Community of Piratuba, contribute to the teaching practice in the classroom and to the construction of professional identity. Methodologically, we chose oral history, starting from a qualitative approach. Theoretically, the research is based on the following theoretical contributions: Nunes (2001), Tardif (2002), Pollak, (1989), Lino (1996), Goldenberg (1997), Marconi and Lakatos (2011). According to Reis (2008), life stories, like those of the teachers / quilombolas, usually narrate about the development of an action triggered by a situation of real or imagined conflict. We conducted the field research, based on observations and interviews to collect information and further analysis. Thus, in what concerns these reflections, we emphasize that the reports of the quilombola teachers and the desire for theoretical deepening motivate us even more to reflect on issues relevant to the theme proposed in this study; understanding how important continuing education is as a continuous process, which needs to be carried out and which is part of the teacher's professional life, from which he qualifies his teaching work and, consequently, improves the quality of the teaching and learning process from the students. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42412 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T22:08:31Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08 | - |
dc.date.available | 2025-07-08T22:08:31Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Remanescente de Quilombo Piratuba - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Piratuba - comunidade quilombola - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - professoras - comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Abaetetuba - PA - comunidade quilombola Piratuba | pt_BR |
dc.subject | Narrativas orais | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Piratuba - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias de vida - professoras | pt_BR |
dc.subject | Professores quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | História de vida - metodologia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pará - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Remnant Community of Quilombo Piratuba - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Piratuba - quilombola community - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - teachers - quilombola community | pt_BR |
dc.subject | Quilombola school education | pt_BR |
dc.subject | National Plan for the Training of Basic Education Teachers - PARFOR | pt_BR |
dc.subject | Continuing training of teachers | pt_BR |
dc.subject | Abaetetuba - PA - quilombola community Piratuba | pt_BR |
dc.subject | Oral narratives | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - black women | pt_BR |
dc.subject | Our Lady of Perpetual Help Municipal School - Piratuba - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Life trajectories - teachers | pt_BR |
dc.subject | Quilombola teachers | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Life history - methodology | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Quilombola women | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Pará - Dissertation | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SENA, Lucicléia Vilhena. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching practice: narratives of teachers from the Remnant Quilombo Piratuba Community (Abaetetuba/PARÁ). | pt_BR |
dc.identifier.citation | SENA, Lucicléia Vilhena. Prática docente: narrativas de professores/as da Comunidade Remanescente Quilombo Piratuba (Abaetetuba/PARÁ). 2021. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCICLÉIA VILHENA SENA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdf | Lucicléia Vilhena Sena - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 2021 | 3.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.