Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4750-1908pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6299004398134921pt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Mara Rita.-
dc.contributor.advisor1IDDUARTE, M. R.pt_BR
dc.contributor.referee1CARMO, Eraldo Souza do.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4824-8016pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280135157998138pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, A. W. S.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar como as trajetórias de vida e a formação de professores da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Comunidade de Piratuba, contribuempara as práticas docentes em sala de aula e para a construção da identidade profissional. Metodologicamente, elegemos a história oral, partindo de uma abordagem qualitativa. Teoricamente, a pesquisa está embasada nos seguintes aportes teóricos: Nunes (2001), Tardif (2002), Pollak, (1989), Lino (1996), Goldenberg (1997), Marconi e Lakatos (2011). Para Reis (2008), as histórias de vida, como as dos/as professores/as quilombolas, geralmente narram acerca do desenvolvimento de uma ação desencadeada por uma situação de conflito real ou imaginária. Realizamos a pesquisa de campo a partir das observações e as entrevistas para coleta de informações e posteriores análises. Assim, constatamos no que concernem essas reflexões, destacamos que os relatos das professoras quilombolas e o desejo de aprofundamento teórico nos motivam ainda mais a refletir questões pertinentes ao tema proposto neste estudo; compreendendo o quanto é importante a formação continuada como um processo contínuo, que precisa ser realizado e que faz parte da vida profissional do professor, a partir da qual ele qualifica o seu trabalho docente e, consequentemente, melhora a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins-Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrática docente: narrativas de professores/as da Comunidade Remanescente Quilombo Piratuba (Abaetetuba/PARÁ).pt_BR
dc.date.issued2021-06-28-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how life trajectories and teacher training at the Municipal School Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, in the Community of Piratuba, contribute to the teaching practice in the classroom and to the construction of professional identity. Methodologically, we chose oral history, starting from a qualitative approach. Theoretically, the research is based on the following theoretical contributions: Nunes (2001), Tardif (2002), Pollak, (1989), Lino (1996), Goldenberg (1997), Marconi and Lakatos (2011). According to Reis (2008), life stories, like those of the teachers / quilombolas, usually narrate about the development of an action triggered by a situation of real or imagined conflict. We conducted the field research, based on observations and interviews to collect information and further analysis. Thus, in what concerns these reflections, we emphasize that the reports of the quilombola teachers and the desire for theoretical deepening motivate us even more to reflect on issues relevant to the theme proposed in this study; understanding how important continuing education is as a continuous process, which needs to be carried out and which is part of the teacher's professional life, from which he qualifies his teaching work and, consequently, improves the quality of the teaching and learning process from the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42412-
dc.date.accessioned2025-07-08T22:08:31Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T22:08:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente de Quilombo Piratuba - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectPiratuba - comunidade quilombola - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectPrática docente - professoras - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFORpt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - comunidade quilombola Piratubapt_BR
dc.subjectNarrativas oraispt_BR
dc.subjectFormação docente - mulheres negraspt_BR
dc.subjectEscola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Piratuba - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectTrajetórias de vida - professoraspt_BR
dc.subjectProfessores quilombolaspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHistória de vida - metodologiapt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectRemnant Community of Quilombo Piratuba - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectPiratuba - quilombola community - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectTeaching practice - teachers - quilombola communitypt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectNational Plan for the Training of Basic Education Teachers - PARFORpt_BR
dc.subjectContinuing training of teacherspt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - quilombola community Piratubapt_BR
dc.subjectOral narrativespt_BR
dc.subjectTeacher training - black womenpt_BR
dc.subjectOur Lady of Perpetual Help Municipal School - Piratuba - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectLife trajectories - teacherspt_BR
dc.subjectQuilombola teacherspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectLife history - methodologypt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSENA, Lucicléia Vilhena.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice: narratives of teachers from the Remnant Quilombo Piratuba Community (Abaetetuba/PARÁ).pt_BR
dc.identifier.citationSENA, Lucicléia Vilhena. Prática docente: narrativas de professores/as da Comunidade Remanescente Quilombo Piratuba (Abaetetuba/PARÁ). 2021. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCICLÉIA VILHENA SENA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfLucicléia Vilhena Sena - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 20213.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.