Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413
Title: | Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. |
Other Titles: | Educational practices in NGOs in the semi-arid region: the expression Planetary Education in non-formal spaces of educability. |
???metadata.dc.creator???: | FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar. ABÍLIO, Francisco José Pegado. |
Keywords: | Educação planetária;Semiárido brasileiro - ONGs;Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro;Educabilidade;Espaços não formais de educabilidade;Cidadania planetária;Educação e sustentabilidade;Pilares para a educação do futuro;Diocese de Cajazeiras - ação social;Projetos sociais e ONGs - semiárido;Planetary education;Brazilian semi-arid region - NGOs;Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region;Educability;Non-formal spaces for educability;Planetary citizenship;Education and sustainability;Pillars for the education of the future;Diocese of Cajazeiras - social action;Social projects and NGOs - semi-arid region |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. Campina Grande -PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-140-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A construção do cenário desta era planetária seguiu um percurso caracterizado pela sensação humana desconfortante de incertezas, isolamento, fragmentação, impotência e desrespeito. Por outro lado, serviu de base para a emergência de novas capacidades em pessoas que, atualmente, refletem, reagem e buscam alternativas que atendam aos desafios deste século. A reflexão acerca destas questões e do futuro da humanidade tem sido alvo das preocupações de muitos cientistas, filósofos, sociólogos e educadores, em geral, no sentido de levantar as demandas - desafios deste século e propor caminhos para ajudar a humanidade nesta sua itinerância. Nesta publicação buscamos articular o fazer educativo conduzido em espaços não formais de educabilidades com os fundamentos teóricos que orientam a educação planetária preconizada por Edgar Morin. Apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na cidade de Cajazeiras - PB, junto a Ação Diocesana da Cidade de Cajazeiras - ASDICA cujo objetivo foi estudar a relação que se dá entre o fazer educativo nas ONGs e as propostas teóricas, metodológicas, ideológicas e políticas da Educação Planetária. |
Keywords: | Educação planetária Semiárido brasileiro - ONGs Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro Educabilidade Espaços não formais de educabilidade Cidadania planetária Educação e sustentabilidade Pilares para a educação do futuro Diocese de Cajazeiras - ação social Projetos sociais e ONGs - semiárido Planetary education Brazilian semi-arid region - NGOs Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region Educability Non-formal spaces for educability Planetary citizenship Education and sustainability Pillars for the education of the future Diocese of Cajazeiras - social action Social projects and NGOs - semi-arid region |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ONGS NO SEMIÁRIDO - LIVRO EDUFCG 2015.pdf | Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. - Livro EDUFCG 2015 | 47.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.