Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413
Title: Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade.
Other Titles: Educational practices in NGOs in the semi-arid region: the expression Planetary Education in non-formal spaces of educability.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar.
ABÍLIO, Francisco José Pegado.
Keywords: Educação planetária;Semiárido brasileiro - ONGs;Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro;Educabilidade;Espaços não formais de educabilidade;Cidadania planetária;Educação e sustentabilidade;Pilares para a educação do futuro;Diocese de Cajazeiras - ação social;Projetos sociais e ONGs - semiárido;Planetary education;Brazilian semi-arid region - NGOs;Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region;Educability;Non-formal spaces for educability;Planetary citizenship;Education and sustainability;Pillars for the education of the future;Diocese of Cajazeiras - social action;Social projects and NGOs - semi-arid region
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. Campina Grande -PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-140-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413
???metadata.dc.description.resumo???: A construção do cenário desta era planetária seguiu um percurso caracterizado pela sensação humana desconfortante de incertezas, isolamento, fragmentação, impotência e desrespeito. Por outro lado, serviu de base para a emergência de novas capacidades em pessoas que, atualmente, refletem, reagem e buscam alternativas que atendam aos desafios deste século. A reflexão acerca destas questões e do futuro da humanidade tem sido alvo das preocupações de muitos cientistas, filósofos, sociólogos e educadores, em geral, no sentido de levantar as demandas - desafios deste século e propor caminhos para ajudar a humanidade nesta sua itinerância. Nesta publicação buscamos articular o fazer educativo conduzido em espaços não formais de educabilidades com os fundamentos teóricos que orientam a educação planetária preconizada por Edgar Morin. Apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na cidade de Cajazeiras - PB, junto a Ação Diocesana da Cidade de Cajazeiras - ASDICA cujo objetivo foi estudar a relação que se dá entre o fazer educativo nas ONGs e as propostas teóricas, metodológicas, ideológicas e políticas da Educação Planetária.
Keywords: Educação planetária
Semiárido brasileiro - ONGs
Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro
Educabilidade
Espaços não formais de educabilidade
Cidadania planetária
Educação e sustentabilidade
Pilares para a educação do futuro
Diocese de Cajazeiras - ação social
Projetos sociais e ONGs - semiárido
Planetary education
Brazilian semi-arid region - NGOs
Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region
Educability
Non-formal spaces for educability
Planetary citizenship
Education and sustainability
Pillars for the education of the future
Diocese of Cajazeiras - social action
Social projects and NGOs - semi-arid region
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ONGS NO SEMIÁRIDO - LIVRO EDUFCG 2015.pdfPráticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. - Livro EDUFCG 201547.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.