Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A construção do cenário desta era planetária seguiu um percurso caracterizado pela sensação humana desconfortante de incertezas, isolamento, fragmentação, impotência e desrespeito. Por outro lado, serviu de base para a emergência de novas capacidades em pessoas que, atualmente, refletem, reagem e buscam alternativas que atendam aos desafios deste século. A reflexão acerca destas questões e do futuro da humanidade tem sido alvo das preocupações de muitos cientistas, filósofos, sociólogos e educadores, em geral, no sentido de levantar as demandas - desafios deste século e propor caminhos para ajudar a humanidade nesta sua itinerância. Nesta publicação buscamos articular o fazer educativo conduzido em espaços não formais de educabilidades com os fundamentos teóricos que orientam a educação planetária preconizada por Edgar Morin. Apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na cidade de Cajazeiras - PB, junto a Ação Diocesana da Cidade de Cajazeiras - ASDICA cujo objetivo foi estudar a relação que se dá entre o fazer educativo nas ONGs e as propostas teóricas, metodológicas, ideológicas e políticas da Educação Planetária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T22:34:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08 | - |
dc.date.available | 2025-07-08T22:34:09Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Educação planetária | pt_BR |
dc.subject | Semiárido brasileiro - ONGs | pt_BR |
dc.subject | Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Educabilidade | pt_BR |
dc.subject | Espaços não formais de educabilidade | pt_BR |
dc.subject | Cidadania planetária | pt_BR |
dc.subject | Educação e sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Pilares para a educação do futuro | pt_BR |
dc.subject | Diocese de Cajazeiras - ação social | pt_BR |
dc.subject | Projetos sociais e ONGs - semiárido | pt_BR |
dc.subject | Planetary education | pt_BR |
dc.subject | Brazilian semi-arid region - NGOs | pt_BR |
dc.subject | Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region | pt_BR |
dc.subject | Educability | pt_BR |
dc.subject | Non-formal spaces for educability | pt_BR |
dc.subject | Planetary citizenship | pt_BR |
dc.subject | Education and sustainability | pt_BR |
dc.subject | Pillars for the education of the future | pt_BR |
dc.subject | Diocese of Cajazeiras - social action | pt_BR |
dc.subject | Social projects and NGOs - semi-arid region | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar. | - |
dc.creator | ABÍLIO, Francisco José Pegado. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational practices in NGOs in the semi-arid region: the expression Planetary Education in non-formal spaces of educability. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. Campina Grande -PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-140-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ONGS NO SEMIÁRIDO - LIVRO EDUFCG 2015.pdf | Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. - Livro EDUFCG 2015 | 47.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.