Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414
Title: Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará.
Other Titles: Memories and knowledge of the quilombola healers and/or midwives of the Itacuruçá community - Abaetetuba/Pará.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Veralúcia de Araújo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DUARTE, Mara Rita.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARMO, Eraldo Souza do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de.
Keywords: Benzedeiras quilombolas;Parteiras quilombolas;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Itacuruçá - comunidade quilombola - Abaetetuba - PA;Abaetetuba - PA - comunidade quilombola;Saberes tradicionais;Comunidades tradicionais;Práticas de cura - rezadeiras;História oral;Cuidado de si;Quilombola healers;Quilombola midwives;Quilombola women;Black women;Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA;Itacuruçá - quilombola community - Abaetetuba - PA;Abaetetuba - PA - quilombola community;Traditional knowledge;Traditional communities;Healing practices - healers;Oral history;Self-care
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: QUARESMA, Veralúcia de Araújo. Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objeto de estudo os Saberes Tradicionais das Benzedeiras e/ou Parteiras quilombolas de Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, aborda o processo de benzer e/ou parturiar. Com o intuito de compreender o processo de construção da aprendizagem dos saberes tradicionais. Para empreender o trabalho, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia baseada na história oral com recursos etnográficos. Como aporte teórico, fundamenta-se em autores, como: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), autores que discutem sobre a compreensão da temática e dentre outras referências que serão utilizadas. Aplicamos como instrumento da pesquisa entrevistas, a partir de um roteiro de questões. E ao problematizarmos sobre como essas mulheres construíram ou se apropriaram desses saberes da prática de benzer e/ou parturiar em domicílio e como se dá esse processo? Identificamos que essas práticas são vistas como uma vocação, um dom recebido de Deus, para ajudar e cuidar de outras mulheres. Os estudos nos apontam que as práticas de benzer e/ou parturiar são aprendizados construídos dentro do âmbito familiar e são considerados pelos sujeitos da pesquisa como uma forma de resistir e existir, que também há uma forte ligação desses sujeitos com um transcendente. E nesse viés da construção e aprendizado desses saberes, logo identificamos que existe uma desvalorização desses conhecimentos tradicionais das práticas de benzer e/ou parturiar na contemporaneidade, por parte das novas gerações com isso uma diminuição do número de benzedeiras e/ou parteiras, que esses saberes estão ameaçados na comunidade. Fatos que os sujeitos da pesquisa atribuem ao avanço da medicina, da tecnologia e o acesso à informação e ao conhecimento cientifico.
Abstract: This dissertation has as its object of study the Traditional Knowledge of Quilombola Benzedeiras and/or Midwives from Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, addresses the process of blessing and/or giving birth. In order to understand the construction process of learning traditional knowledge. To undertake the work, we used a qualitative approach, with a methodology based on oral history with ethnographic resources. As a theoretical contribution, it is based on authors such as: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), authors who discuss the understanding of the theme and among other references that will be used. We applied interviews as a research instrument, based on a script of questions. How did these women build or appropriate this knowledge of the practice of blessing and/or giving birth at home and how does this process take place? We identified that these practices are seen as a vocation, a gift received from God, to help and care for other women. Studies show us that the practices of blessing and/or giving birth are learning built within the family context and are considered by the research subjects as a way of resisting and existing, that there is also a strong connection between these subjects and a transcendent. And in this bias of construction and learning of this knowledge, we soon identified that there is a devaluation of this traditional knowledge of the practices of blessing and/or giving birth in contemporary times, by the new generations, with this a decrease in the number of healers and/or midwives, that these knowledge is threatened in the community. Facts that the research subjects attribute to the advancement of medicine, technology and access to information and scientific knowledge.
Keywords: Benzedeiras quilombolas
Parteiras quilombolas
Mulheres quilombolas
Mulheres negras
Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Itacuruçá - comunidade quilombola - Abaetetuba - PA
Abaetetuba - PA - comunidade quilombola
Saberes tradicionais
Comunidades tradicionais
Práticas de cura - rezadeiras
História oral
Cuidado de si
Quilombola healers
Quilombola midwives
Quilombola women
Black women
Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA
Itacuruçá - quilombola community - Abaetetuba - PA
Abaetetuba - PA - quilombola community
Traditional knowledge
Traditional communities
Healing practices - healers
Oral history
Self-care
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERALUCIA DE ARAUJO QUARESMA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfVeralúcia de Araújo Quaresma - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 20212.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.