Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | QUARESMA, V. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5584296157008101 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DUARTE, Mara Rita. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DUARTE, M. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CARMO, Eraldo Souza do. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4824-8016 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4280135157998138 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0429-9700 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objeto de estudo os Saberes Tradicionais das Benzedeiras e/ou Parteiras quilombolas de Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, aborda o processo de benzer e/ou parturiar. Com o intuito de compreender o processo de construção da aprendizagem dos saberes tradicionais. Para empreender o trabalho, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia baseada na história oral com recursos etnográficos. Como aporte teórico, fundamenta-se em autores, como: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), autores que discutem sobre a compreensão da temática e dentre outras referências que serão utilizadas. Aplicamos como instrumento da pesquisa entrevistas, a partir de um roteiro de questões. E ao problematizarmos sobre como essas mulheres construíram ou se apropriaram desses saberes da prática de benzer e/ou parturiar em domicílio e como se dá esse processo? Identificamos que essas práticas são vistas como uma vocação, um dom recebido de Deus, para ajudar e cuidar de outras mulheres. Os estudos nos apontam que as práticas de benzer e/ou parturiar são aprendizados construídos dentro do âmbito familiar e são considerados pelos sujeitos da pesquisa como uma forma de resistir e existir, que também há uma forte ligação desses sujeitos com um transcendente. E nesse viés da construção e aprendizado desses saberes, logo identificamos que existe uma desvalorização desses conhecimentos tradicionais das práticas de benzer e/ou parturiar na contemporaneidade, por parte das novas gerações com isso uma diminuição do número de benzedeiras e/ou parteiras, que esses saberes estão ameaçados na comunidade. Fatos que os sujeitos da pesquisa atribuem ao avanço da medicina, da tecnologia e o acesso à informação e ao conhecimento cientifico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário do Tocantins/Cametá | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.description.abstract | This dissertation has as its object of study the Traditional Knowledge of Quilombola Benzedeiras and/or Midwives from Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, addresses the process of blessing and/or giving birth. In order to understand the construction process of learning traditional knowledge. To undertake the work, we used a qualitative approach, with a methodology based on oral history with ethnographic resources. As a theoretical contribution, it is based on authors such as: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), authors who discuss the understanding of the theme and among other references that will be used. We applied interviews as a research instrument, based on a script of questions. How did these women build or appropriate this knowledge of the practice of blessing and/or giving birth at home and how does this process take place? We identified that these practices are seen as a vocation, a gift received from God, to help and care for other women. Studies show us that the practices of blessing and/or giving birth are learning built within the family context and are considered by the research subjects as a way of resisting and existing, that there is also a strong connection between these subjects and a transcendent. And in this bias of construction and learning of this knowledge, we soon identified that there is a devaluation of this traditional knowledge of the practices of blessing and/or giving birth in contemporary times, by the new generations, with this a decrease in the number of healers and/or midwives, that these knowledge is threatened in the community. Facts that the research subjects attribute to the advancement of medicine, technology and access to information and scientific knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T22:35:30Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08 | - |
dc.date.available | 2025-07-08T22:35:30Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Benzedeiras quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Parteiras quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Itacuruçá - comunidade quilombola - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Abaetetuba - PA - comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Saberes tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Comunidades tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Práticas de cura - rezadeiras | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Cuidado de si | pt_BR |
dc.subject | Quilombola healers | pt_BR |
dc.subject | Quilombola midwives | pt_BR |
dc.subject | Quilombola women | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Itacuruçá - quilombola community - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Abaetetuba - PA - quilombola community | pt_BR |
dc.subject | Traditional knowledge | pt_BR |
dc.subject | Traditional communities | pt_BR |
dc.subject | Healing practices - healers | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Self-care | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUARESMA, Veralúcia de Araújo | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Memories and knowledge of the quilombola healers and/or midwives of the Itacuruçá community - Abaetetuba/Pará. | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUARESMA, Veralúcia de Araújo. Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERALUCIA DE ARAUJO QUARESMA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdf | Veralúcia de Araújo Quaresma - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 2021 | 2.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.