Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUARESMA, V. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584296157008101pt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Mara Rita.-
dc.contributor.advisor1IDDUARTE, M. R.pt_BR
dc.contributor.referee1CARMO, Eraldo Souza do.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4824-8016pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280135157998138pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0429-9700pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922481132027268pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo os Saberes Tradicionais das Benzedeiras e/ou Parteiras quilombolas de Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, aborda o processo de benzer e/ou parturiar. Com o intuito de compreender o processo de construção da aprendizagem dos saberes tradicionais. Para empreender o trabalho, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia baseada na história oral com recursos etnográficos. Como aporte teórico, fundamenta-se em autores, como: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), autores que discutem sobre a compreensão da temática e dentre outras referências que serão utilizadas. Aplicamos como instrumento da pesquisa entrevistas, a partir de um roteiro de questões. E ao problematizarmos sobre como essas mulheres construíram ou se apropriaram desses saberes da prática de benzer e/ou parturiar em domicílio e como se dá esse processo? Identificamos que essas práticas são vistas como uma vocação, um dom recebido de Deus, para ajudar e cuidar de outras mulheres. Os estudos nos apontam que as práticas de benzer e/ou parturiar são aprendizados construídos dentro do âmbito familiar e são considerados pelos sujeitos da pesquisa como uma forma de resistir e existir, que também há uma forte ligação desses sujeitos com um transcendente. E nesse viés da construção e aprendizado desses saberes, logo identificamos que existe uma desvalorização desses conhecimentos tradicionais das práticas de benzer e/ou parturiar na contemporaneidade, por parte das novas gerações com isso uma diminuição do número de benzedeiras e/ou parteiras, que esses saberes estão ameaçados na comunidade. Fatos que os sujeitos da pesquisa atribuem ao avanço da medicina, da tecnologia e o acesso à informação e ao conhecimento cientifico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMemórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis dissertation has as its object of study the Traditional Knowledge of Quilombola Benzedeiras and/or Midwives from Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, addresses the process of blessing and/or giving birth. In order to understand the construction process of learning traditional knowledge. To undertake the work, we used a qualitative approach, with a methodology based on oral history with ethnographic resources. As a theoretical contribution, it is based on authors such as: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), authors who discuss the understanding of the theme and among other references that will be used. We applied interviews as a research instrument, based on a script of questions. How did these women build or appropriate this knowledge of the practice of blessing and/or giving birth at home and how does this process take place? We identified that these practices are seen as a vocation, a gift received from God, to help and care for other women. Studies show us that the practices of blessing and/or giving birth are learning built within the family context and are considered by the research subjects as a way of resisting and existing, that there is also a strong connection between these subjects and a transcendent. And in this bias of construction and learning of this knowledge, we soon identified that there is a devaluation of this traditional knowledge of the practices of blessing and/or giving birth in contemporary times, by the new generations, with this a decrease in the number of healers and/or midwives, that these knowledge is threatened in the community. Facts that the research subjects attribute to the advancement of medicine, technology and access to information and scientific knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414-
dc.date.accessioned2025-07-08T22:35:30Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T22:35:30Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBenzedeiras quilombolaspt_BR
dc.subjectParteiras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectQuilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectItacuruçá - comunidade quilombola - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectComunidades tradicionaispt_BR
dc.subjectPráticas de cura - rezadeiraspt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectQuilombola healerspt_BR
dc.subjectQuilombola midwivespt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectQuilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectItacuruçá - quilombola community - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - quilombola communitypt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subjectTraditional communitiespt_BR
dc.subjectHealing practices - healerspt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectSelf-carept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUARESMA, Veralúcia de Araújo-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMemories and knowledge of the quilombola healers and/or midwives of the Itacuruçá community - Abaetetuba/Pará.pt_BR
dc.identifier.citationQUARESMA, Veralúcia de Araújo. Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERALUCIA DE ARAUJO QUARESMA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2021.pdfVeralúcia de Araújo Quaresma - Dissertação Norte UFPA 1 PPG educação e Cultura 20212.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.