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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42415
Title: | Cantos e escrituras de devir-mulher: ativismos feministas na educação. |
Other Titles: | Songs and writings of becoming-woman: feminist activism in education. |
???metadata.dc.creator???: | POMPEU, Luciete Cardoso. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | COSTA, Gilcilene Dias da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | TAVARES, Maria Lucilena Gonzaga Costa. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | BRÍCIO, Vilma Nonato de. |
Keywords: | Feminismo e educação;Ativismo feminista - educação;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Mulheres universitárias quilombolas;Feminismo negro;Devir-mulher;Ativismo feminista e educação;Cartografia - ativismos feministas;Filosofia da diferença - Deleuze e Guattari;Cartografia rizomática - Deleuze e Guattari;Egressas UFPA - ativismo feminista;Feminism and education;Feminist activism - education;Quilombola women;Black women;Quilombola university women;Black feminism;Becoming-woman;Feminist activism and education;Cartography - feminist activisms;Philosophy of difference - Deleuze and Guattari;Rhizomatic cartography - Deleuze and Guattari;UFPA graduates - feminist activism |
Issue Date: | 17-Jul-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
Citation: | POMPEU, Luciete Cardoso. Cantos e escrituras de devir-mulher: ativismos feministas na educação. 2024. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta Dissertação de Mestrado em Educação e Cultura situa-se em um contexto de extrema urgência às lutas feministas frente aos avanços da violência contra a mulher e das práticas conservadoras patriarcais que excluem a sua participação na sociedade em escalas alarmantes. No âmbito desta pesquisa, focalizamos os nascimentos políticos e os ativismos feministas de mulheres universitárias e egressas que percorreram e percorrem sua formação acadêmica e atuação profissional em meio às reverberações coletivas de suas lutas por visibilidade e participação feminina na sociedade. Desse modo, apresenta as seguintes questões: como nascem os ativismos feministas em âmbito acadêmico? Que enfrentamentos e linhas de fuga cruzam esses percursos? Em que momentos o devir-mulher atravessa essa formação? Como cartografar os devires políticos e feministas nascidos dessa movimentação? O estudo tem por objetivo cartografar os ativismos feministas de acadêmicas e egressas da UFPA/CUNTINS, no fazer das suas artes de lutar, aprender e ensinar. O percurso teórico se baseia filosofia da diferença de Deleuze e Guattari (1992) (1995) (1997) (2006) (2012), em aliança com os estudos feministas de Woolf (2014), hooks (1994) (2019) (2021), Louro (1997) entre outras, buscando reverberar os ativismos feministas, com visibilidade às artes de lutar e educar nos espaços acadêmicos, profissionais e sociais. Os caminhos metodológicos seguem as pistas da cartografia rizomática de Deleuze e Guattari (1995), tendo por recorte a pesquisa-intervenção com mulheres estudantes e egressas da UFPA/CUNTINS (sede Cametá), que estejam atuando na rede escolar e/ou realizando trabalhos comunitários, de modo a evidenciar o sentido político, educativo e artístico de suas ações, lutas e alianças coletivas, estando a pesquisa entrelaçada à experiência formativa da própria pesquisadora-ativista-cartógrafa. Os resultados sinalizam a força de um devir-mulher a atravessar a vida de muitas mulheres, um convite a pensar os ativismos feministas como um contínuo nascimento político, isto é, do entrar ao sair da universidade, uma construção que se faz com ações conjuntas, artes, debates, diálogos e intervenções capazes de provocar nascimentos políticos e feministas em nossas vidas pessoais e profissionais, bem como participar ativamente na construção de uma sociedade democrática e justa aos direitos e às lutas de múltiplas mulheres. |
Abstract: | Esta propuesta de Investigación de Maestría en Educación y Cultura se sitúa en un contexto de extrema urgencia a las luchas feministas frente a los avances de la violencia contra la mujer y de las prácticas conservadoras patriarcales que excluyen su participación en la sociedad en escalas alarmantes. El estudio tiene por objetivo cartografiar los agenciamientos colectivos y educativos de mujeres estudiantes y egresadas de la UFPA/CUNTINS, en el hacer de sus artes de existencia y luchas colectivas vivenciadas en sus itinerarios formativos y profesionales. Presenta las siguientes cuestiones: cómo nacen las alianzas y las insurgencias feministas en las trayectorias formativas de mujeres estudiantes y egresadas en la UFPA/CUNTINS? En qué momentos el devenir-mujer atraviesa esa formación? Cuáles son sus enfrentamientos, cómo crean sus líneas de fuga en medio de la educación, el arte, la resistencia? Cómo cartografiar los devenires políticos y feministas nacidos de ese movimiento? A través de una perspectiva filosófica cartográfica, basada en la filosofía de la diferencia de Deleuze y Guattari (1992) (1995) (1997) (2006) (2012), en alianza con los estudios feministas de lobo (2014), hooks (1994) (2019) (2021), Louro (1997) entre otras, se busca problematizar los procesos formativos en la enseñanza superior con respecto a la participación de la mujer en esos espacios, dando visibilidad a las insurgencias feministas y a las líneas de fuga nacidas del encuentro con el arte, la intelectualidad y la lucha política feminista agenciada en los espacios académicos y sociales. En términos metodológicos, la investigación seleccionó 3 (tres) mujeres estudiantes y 5 (cinco) mujeres egresadas de la Universidad Federal de Pará/cuntins (sede Cametá), que estén actuando en la red escolar y / o realizando trabajos comunitarios, a fin de cartografiar sus prácticas activistas, artísticas y pedagógicas en medio de los movimientos de "nacimientos políticos de devenir-mujer" vivenciados a lo largo de su formación académica y actuación profesional, de modo a evidenciar el sentido político, educativo y artístico de sus acciones, luchas y alianzas colectivas, la investigación está entrelazada con la experiencia formativa de la propia investigadora-activista-cartógrafa. Se concluye, provisionalmente, que la fuerza de un devenir-mujer puede estar en el presente que fluye partículas de multiplicidades de vida en muchas mujeres, una invitación a pensar los activismos feministas como un continuo nacimiento político, es decir, del entrar al salir de la universidad, una construcción que se hace con acciones conjuntas, artes, debates, diálogos e intervenciones capaces de provocar nacimientos políticos y feministas en nuestras vidas personales y profesionales, así como a participar activamente en la construcción de una sociedad democrática y justa a los derechos y a las luchas de múltiples mujeres. |
Keywords: | Feminismo e educação Ativismo feminista - educação Mulheres quilombolas Mulheres negras Mulheres universitárias quilombolas Feminismo negro Devir-mulher Ativismo feminista e educação Cartografia - ativismos feministas Filosofia da diferença - Deleuze e Guattari Cartografia rizomática - Deleuze e Guattari Egressas UFPA - ativismo feminista Feminism and education Feminist activism - education Quilombola women Black women Quilombola university women Black feminism Becoming-woman Feminist activism and education Cartography - feminist activisms Philosophy of difference - Deleuze and Guattari Rhizomatic cartography - Deleuze and Guattari UFPA graduates - feminist activism |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42415 |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
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