Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42418
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | COSTA, A. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7317101050415533 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Lidiane Silva de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ARAÚJO, L. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | DE ARAÚJO, Lidiane Silva. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5519294328286972 | pt_BR |
dc.description.resumo | Incluir estudantes com deficiência no ensino superior brasileiro é um desafio que vai além das leis e políticas públicas. Apesar dos avanços legais e da crescente mobilização de pesquisas em torno do assunto, muitos desses estudantes ainda enfrentam barreiras que comprometem não apenas o acesso, mas sobretudo a permanência e a qualidade das vivências no ambiente universitário. Este estudo teve como objetivo conhecer a produção científica nacional sobre acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, no período de 2020 a 2025, por meio de uma revisão integrativa da literatura no Portal de Periódicos da CAPES. A análise dos artigos revelou um cenário escasso de pesquisas sobre o tema (n= 6), tendo destacado que as barreiras mais recorrentes envolvem: infraestrutura inadequada, falta de acessibilidade pedagógica, barreiras atitudinais e culturais, processos de exclusão históricos marcados por desigualdades sociais, falta de padronização em políticas de cotas e descompasso entre legislação e prática. Em contrapartida, os estudos também apontaram estratégias relevantes para superá-las, entre as quais: fortalecimento da legislação e fiscalização de seu cumprimento, promoção de uma cultura institucional inclusiva, realização de oficinas formativas e colaborativas, investimento em acessibilidade física e tecnológica, formação continuada de docentes e técnicos e revisão dos critérios de cotas no SISU. Portanto, é imprescindível valorizar ações pautadas na escuta dos estudantes com deficiência, a fim de promover melhorias contínuas no ensino superior brasileiro, o que poderá contribuir para a eficácia de políticas capazes de transformar a cultura acadêmica num território de equidade e respeito à diversidade. Sendo assim, esta revisão integrativa oferece um panorama conciso, porém relevante, das barreiras e estratégias de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior brasileiro. Futuras pesquisas são sugeridas, a fim de que contribuam para o avanço do conhecimento e para a construção de um ensino superior mais justo, equitativo e verdadeiramente inclusivo para todos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: um estudo de revisão. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.description.abstract | Including students with disabilities in Brazilian higher education is a challenge that goes beyond laws and public policies. Despite legal advances and the growing mobilization of research on the subject, many of these students still face barriers that compromise not only their access, but also their retention and quality of university experiences. This study aimed to understand the national scientific production on accessibility and inclusion of students with disabilities in higher education from 2020 to 2025, through an integrative literature review on the CAPES Journals Portal. The analysis of the articles revealed a scarcity of research on the topic (n=6), highlighting that the most recurrent barriers involve inadequate infrastructure, lack of pedagogical accessibility, attitudinal and cultural barriers, historical exclusion processes marked by social inequalities, lack of standardization in quota policies, and a mismatch between legislation and practice. Conversely, the studies also highlighted relevant strategies to overcome them, including: strengthening legislation and monitoring its compliance, promoting an inclusive institutional culture, holding training and collaborative workshops, investing in physical and technological accessibility, continuing education for faculty and staff, and reviewing SISU quota criteria. Therefore, it is essential to prioritize actions based on listening to students with disabilities in order to promote continuous improvements in Brazilian higher education, which can contribute to the effectiveness of policies capable of transforming academic culture into a territory of equity and respect for diversity. Therefore, this integrative review offers a concise yet relevant overview of the barriers and strategies for including students with disabilities in Brazilian higher education. Future research is suggested to contribute to the advancement of knowledge and the construction of a more just, equitable, and truly inclusive higher education for all. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42418 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T11:12:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09 | - |
dc.date.available | 2025-07-09T11:12:09Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior – estudantes - deficiência | pt_BR |
dc.subject | Cultura institucional inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Centro de Educação e Saúde | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Higher education - accessibility | pt_BR |
dc.subject | Inclusive institutional culture | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Higher education - inclusion | pt_BR |
dc.subject | igher education – students – disability | pt_BR |
dc.subject | Personas con discapacidad | pt_BR |
dc.subject | Educación superior | pt_BR |
dc.subject | Educación superior - accesibilidad | pt_BR |
dc.subject | Cultura institucional inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educación superior - inclusión | pt_BR |
dc.subject | Educación superior – estudiantes – discapacidad | pt_BR |
dc.subject | Centro de Educación y Salud | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Ananícia da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Accessibility and inclusion of students with disabilities in higher education: a review study. | pt_BR |
dc.title.alternative | Accesibilidad e inclusión de estudiantes con discapacidad en la educación superior: un estudio de revisión. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Ananícia da Silva. Acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: um estudo de revisão. 2025. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42418 | pt_BR |
dc.description.resumen | Incluir a estudiantes con discapacidad en la educación superior brasileña es un desafío que trasciende las leyes y las políticas públicas. A pesar de los avances legales y la creciente movilización de investigaciones sobre el tema, muchos de estos estudiantes aún enfrentan barreras que comprometen no solo su acceso, sino también su permanencia y la calidad de sus experiencias universitarias. Este estudio tuvo como objetivo comprender la producción científica nacional sobre accesibilidad e inclusión de estudiantes con discapacidad en la educación superior entre 2020 y 2025, mediante una revisión bibliográfica integradora en el Portal de Revistas CAPES. El análisis de los artículos reveló una escasez de investigaciones sobre el tema (n=6), destacando que las barreras más recurrentes incluyen infraestructura inadecuada, falta de accesibilidad pedagógica, barreras actitudinales y culturales, procesos históricos de exclusión marcados por desigualdades sociales, falta de estandarización en las políticas de cuotas y un desajuste entre la legislación y la práctica. Por otro lado, los estudios también destacaron estrategias relevantes para superarlas, incluyendo: fortalecer la legislación y supervisar su cumplimiento, promover una cultura institucional inclusiva, realizar capacitaciones y talleres colaborativos, invertir en accesibilidad física y tecnológica, educación continua para el profesorado y el personal, y revisar los criterios de cupo del SISU. Por lo tanto, es esencial priorizar acciones basadas en la escucha de los estudiantes con discapacidad para promover mejoras continuas en la educación superior brasileña, lo que puede contribuir a la efectividad de las políticas capaces de transformar la cultura académica en un territorio de equidad y respeto por la diversidad. Por lo tanto, esta revisión integradora ofrece un panorama conciso pero relevante de las barreras y estrategias para la inclusión de estudiantes con discapacidad en la educación superior brasileña. Se sugiere que futuras investigaciones contribuyan al avance del conocimiento y a la construcción de una educación superior más justa, equitativa y verdaderamente inclusiva para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANANÍCIA DA SILVA COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2025.pdf | Ananícia da Silva Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2025 | 456.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.