Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42419
Title: Dificuldades de aprendizagem e a necessária metacognição.
Other Titles: Learning difficulties and the necessary metacognition.
Dificultades de aprendizaje y la metacognición necesaria.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Anderson Lima da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Descontextualização;Metodologias engessadas;Ensino de ciências;Ciências – formação de professores;Ciências - descontextualização;Ciências – aprendizagem de estudantes;Escola Municipal Elça de Carvalho da Fonseca – Cuité - PB;Centro de Educação e Saúde;Decontextualization;Science teaching;Sciences - decontextualization;Elça de Carvalho da Fonseca Municipal School – Cuité - PB;Rigid methodologies;Science – teacher training;Science – student learning;Education and Health Center;Ciencias – aprendizaje de los estudiantes;Ciencias – formación docente;Centro de Educación y Salud;Enseñanza de las ciencias
Issue Date: 9-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Anderson Lima da. Dificuldades de aprendizagem e a necessária metacognição. 2025. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42419
???metadata.dc.description.resumo???: Nas ciências, a descontextualização, abstração dos conteúdos, metodologias engessadas, déficits na formação dos profissionais da área são alguns fatores que intensificam tais problemas na aprendizagem dos estudantes. É preciso identificar meios para amenizar e erradicar de vez as dificuldades de aprendizagem principalmente relacionadas ao ensino de ciências, e a metacognição mostra-se como um potencial ato da capacidade humana para resolução do problema. Nessa perspectiva o objetivo deste trabalho é analisar dificuldades de aprendizagem e como a metacognição pode auxiliar na superação das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, em uma turma do 9° ano, na cidade de Cuité-PB, sendo aplicada em 3 momentos. Primeiro momento: Levantamento de informações sobre dificuldades de aprendizagem; Segundo momento: coleta de informações por meio de indagações abertas referentes à metacognição; Terceiro momento: coleta de informações por meio de indagações fechadas referentes à metacognição. Os resultados mostraram que são várias as dificuldades de aprendizagem relatadas pelos estudantes, assim como pela professora e que a habilidade de metacognição pode auxiliar na amenização dessas dificuldades. Logo, entende-se que os aspectos intrínsecos à metacognição promovem o desenvolvimento intelectual, seja de professores ou de estudantes em qualquer nível de ensino.
Abstract: In science, decontextualization, content abstraction, rigid methodologies, and deficiencies in the training of professionals in the field are some of the factors that intensify these problems in student learning. It is necessary to identify ways to mitigate and permanently eradicate learning difficulties, especially those related to science teaching, and metacognition appears to be a potential act of human capacity to solve these problems. From this perspective, the objective of this work is to analyze learning difficulties and how metacognition can help overcome them. The research was conducted at the Elça Carvalho da Fonseca Municipal Elementary School, with a 9th-grade class, in the city of Cuité, Paraíba, and was implemented in three phases. First, gathering information on learning difficulties; Second stage: collecting information through open-ended questions regarding metacognition; Third stage: collecting information through closed-ended questions regarding metacognition. The results showed that several learning difficulties were reported by both students and the teacher, and that metacognition skills can help alleviate these difficulties. Therefore, it is understood that the intrinsic aspects of metacognition promote intellectual development, both for teachers and students at any educational level.
???metadata.dc.description.resumen???: Español En ciencias, la descontextualización, la abstracción de contenido, las metodologías rígidas y las deficiencias en la formación de profesionales en el campo son algunos de los factores que intensifican estos problemas en el aprendizaje de los estudiantes. Es necesario identificar formas de mitigar y erradicar permanentemente las dificultades de aprendizaje, especialmente las relacionadas con la enseñanza de las ciencias, y la metacognición parece ser un acto potencial de la capacidad humana para resolver estos problemas. Desde esta perspectiva, el objetivo de este trabajo es analizar las dificultades de aprendizaje y cómo la metacognición puede ayudar a superarlas. La investigación se llevó a cabo en la Escuela Primaria Municipal Elça Carvalho da Fonseca, en una clase de 9.º grado, en la ciudad de Cuité, Paraíba, y se implementó en tres fases. Primero, recopilar información sobre las dificultades de aprendizaje; segundo, recopilar información a través de preguntas abiertas sobre metacognición; Tercera etapa: Recopilación de datos mediante preguntas cerradas sobre metacognición. Los resultados mostraron que estudiantes y docentes reportaron diversas dificultades de aprendizaje, y que las habilidades metacognitivas pueden ayudar a aliviarlas. Por lo tanto, se entiende que los aspectos intrínsecos de la metacognición promueven el desarrollo intelectual, tanto del profesorado como del alumnado en cualquier nivel educativo.
Keywords: Descontextualização
Metodologias engessadas
Ensino de ciências
Ciências – formação de professores
Ciências - descontextualização
Ciências – aprendizagem de estudantes
Escola Municipal Elça de Carvalho da Fonseca – Cuité - PB
Centro de Educação e Saúde
Decontextualization
Science teaching
Sciences - decontextualization
Elça de Carvalho da Fonseca Municipal School – Cuité - PB
Rigid methodologies
Science – teacher training
Science – student learning
Education and Health Center
Ciencias – aprendizaje de los estudiantes
Ciencias – formación docente
Centro de Educación y Salud
Enseñanza de las ciencias
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42419
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON LIMA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2025.pdfAnderson Lima da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2025294.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.