Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813581218278405pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, Luiz.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, F. K. D.pt_BR
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, Fernando K. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413385625546514pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoNas ciências, a descontextualização, abstração dos conteúdos, metodologias engessadas, déficits na formação dos profissionais da área são alguns fatores que intensificam tais problemas na aprendizagem dos estudantes. É preciso identificar meios para amenizar e erradicar de vez as dificuldades de aprendizagem principalmente relacionadas ao ensino de ciências, e a metacognição mostra-se como um potencial ato da capacidade humana para resolução do problema. Nessa perspectiva o objetivo deste trabalho é analisar dificuldades de aprendizagem e como a metacognição pode auxiliar na superação das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, em uma turma do 9° ano, na cidade de Cuité-PB, sendo aplicada em 3 momentos. Primeiro momento: Levantamento de informações sobre dificuldades de aprendizagem; Segundo momento: coleta de informações por meio de indagações abertas referentes à metacognição; Terceiro momento: coleta de informações por meio de indagações fechadas referentes à metacognição. Os resultados mostraram que são várias as dificuldades de aprendizagem relatadas pelos estudantes, assim como pela professora e que a habilidade de metacognição pode auxiliar na amenização dessas dificuldades. Logo, entende-se que os aspectos intrínsecos à metacognição promovem o desenvolvimento intelectual, seja de professores ou de estudantes em qualquer nível de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem e a necessária metacognição.pt_BR
dc.date.issued2025-04-09-
dc.description.abstractIn science, decontextualization, content abstraction, rigid methodologies, and deficiencies in the training of professionals in the field are some of the factors that intensify these problems in student learning. It is necessary to identify ways to mitigate and permanently eradicate learning difficulties, especially those related to science teaching, and metacognition appears to be a potential act of human capacity to solve these problems. From this perspective, the objective of this work is to analyze learning difficulties and how metacognition can help overcome them. The research was conducted at the Elça Carvalho da Fonseca Municipal Elementary School, with a 9th-grade class, in the city of Cuité, Paraíba, and was implemented in three phases. First, gathering information on learning difficulties; Second stage: collecting information through open-ended questions regarding metacognition; Third stage: collecting information through closed-ended questions regarding metacognition. The results showed that several learning difficulties were reported by both students and the teacher, and that metacognition skills can help alleviate these difficulties. Therefore, it is understood that the intrinsic aspects of metacognition promote intellectual development, both for teachers and students at any educational level.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42419-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:16:36Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T12:16:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDescontextualizaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias engessadaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiências – formação de professorespt_BR
dc.subjectCiências - descontextualizaçãopt_BR
dc.subjectCiências – aprendizagem de estudantespt_BR
dc.subjectEscola Municipal Elça de Carvalho da Fonseca – Cuité - PBpt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectDecontextualizationpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectSciences - decontextualizationpt_BR
dc.subjectElça de Carvalho da Fonseca Municipal School – Cuité - PBpt_BR
dc.subjectRigid methodologiespt_BR
dc.subjectScience – teacher trainingpt_BR
dc.subjectScience – student learningpt_BR
dc.subjectEducation and Health Centerpt_BR
dc.subjectCiencias – aprendizaje de los estudiantespt_BR
dc.subjectCiencias – formación docentept_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Anderson Lima da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning difficulties and the necessary metacognition.pt_BR
dc.title.alternativeDificultades de aprendizaje y la metacognición necesaria.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Lima da. Dificuldades de aprendizagem e a necessária metacognição. 2025. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42419pt_BR
dc.description.resumenEspañol En ciencias, la descontextualización, la abstracción de contenido, las metodologías rígidas y las deficiencias en la formación de profesionales en el campo son algunos de los factores que intensifican estos problemas en el aprendizaje de los estudiantes. Es necesario identificar formas de mitigar y erradicar permanentemente las dificultades de aprendizaje, especialmente las relacionadas con la enseñanza de las ciencias, y la metacognición parece ser un acto potencial de la capacidad humana para resolver estos problemas. Desde esta perspectiva, el objetivo de este trabajo es analizar las dificultades de aprendizaje y cómo la metacognición puede ayudar a superarlas. La investigación se llevó a cabo en la Escuela Primaria Municipal Elça Carvalho da Fonseca, en una clase de 9.º grado, en la ciudad de Cuité, Paraíba, y se implementó en tres fases. Primero, recopilar información sobre las dificultades de aprendizaje; segundo, recopilar información a través de preguntas abiertas sobre metacognición; Tercera etapa: Recopilación de datos mediante preguntas cerradas sobre metacognición. Los resultados mostraron que estudiantes y docentes reportaron diversas dificultades de aprendizaje, y que las habilidades metacognitivas pueden ayudar a aliviarlas. Por lo tanto, se entiende que los aspectos intrínsecos de la metacognición promueven el desarrollo intelectual, tanto del profesorado como del alumnado en cualquier nivel educativo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON LIMA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2025.pdfAnderson Lima da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2025294.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.