Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42420
Title: Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil.
Other Titles: Children speak! Spontaneous narratives in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Myllena Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Maria das Graças.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIA, Evangelina Maria Brito de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS , Kátia Patrício Benevides.
Keywords: Linguagem oral;Narrativas espontâneas;Educação infantil;Instituição pública de educação infantil – Santa Cruz do Capibaribe (PE);Oral language;Spontaneous narratives;Early childhood education;Public early childhood education institution – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Issue Date: 28-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Myllena Rodrigues. Com a fala, as crianças! Narrativas espontâneas em contexto da educação infantil. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa que deu origem a este trabalho tem como objetivo geral analisar as narrativas orais espontâneas de crianças de três anos em uma instituição pública de Educação Infantil, com foco nos propósitos. Além disso, tem como objetivos específicos identificar quais são as temáticas presentes nas narrativas das crianças; analisar as circunstâncias em que as narrativas são produzidas e identificar elementos básicos da narrativa, tais como sequência de fatos, personagens, tempo e espaço. O problema de investigação que conduz o estudo está posto da seguinte maneira: Como se caracterizam as narrativas espontâneas de crianças na etapa inicial da Educação Infantil? Assim, o estudo toma a narrativa oral infantil como unidade de análise, compreendendo-a como construção e prática social que contribui como ação mobilizadora para o desenvolvimento da linguagem, impactando no desenvolvimento integral. Nosso arcabouço teórico basilar situa-se no âmbito das teorias sociointeracionistas, principalmente nas investigações de Vygotsky (2009, 2000a, 2000b) e Tomasello (2019), os quais se debruçam sobre o desenvolvimento psicológico e a aquisição da linguagem na infância. Outros estudiosos, entre eles Bruner (1997, 1998, 2000), Dolz (2004), Perroni (1983) e François (2009) nos permitem compreender a estrutura e importância desse gênero como instrumento de grande relevância para o desenvolvimento da linguagem oral. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e, nesse sentido, a metodologia seguiu princípios dessa tipologia de pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma com crianças de aproximadamente três anos, em uma instituição de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Foram feitas observações participantes, registradas em áudio, vídeo e diário de campo. Das cenas recompostas através desse material e do confronto com o referencial teórico resultou a composição de episódios de interação entre os pares e a pesquisadora, passíveis de tratamento, o que possibilitou a definição de duas categorias de análise: a) a estrutura e os elementos das narrativas das crianças; b) as situações e as temáticas das narrativas factuais. Como conclusões, os dados indicam que a idade das crianças não é um fator preditivo para a categoria do gênero narrativa espontânea especialmente em relação à sequenciação de eventos. Suas narrativas não seguem estruturas tradicionais, mas possuem uma organização singular que combina elementos diversos (o fato, a sequência temporal, o cenário, a sequência de eventos, e o foco narrativo), transcendendo marcadores linguísticos e reforçando suas vivências experienciadas. As narrativas espontâneas infantis, portanto, representam um fenômeno sempre em construção, dependente de operações cognitivas, relações interativas, além de padrões textuais de fala, simbolismos enraizados na cultura e na língua, acessíveis por meio do envolvimento com os outros em atividades culturalmente organizadas.
Abstract: The general aim of the research that led to this paper is to analyze the spontaneous oral narratives of three-year-old children in a public early childhood education institution. It also has the specific objectives of identifying the themes present in the children's narratives; analyzing the circumstances in which the narratives are produced and identifying the basic elements of the narrative, such as the sequence of facts, characters, time and space. The research problem driving the study is as follows: How are the spontaneous narratives of children in the early stages of Early Childhood Education characterized? Thus, the study takes children's oral narratives as the unit of analysis, understanding them as a social construction and practice that contributes as a mobilizing action for language development, impacting on integral development. Our basic theoretical framework lies within the scope of socio-interactionist theories, mainly in the research of Vygotsky (2009, 2000a, 2000b) and Tomasello (2019), who focus on psychological development and language acquisition in childhood. Other scholars, including Bruner (1997, 1998, 2000), Dolz (2004), Perroni (1983) and François (2009), help us to understand the structure and importance of this genre as an instrument of great relevance for oral language development. This is a qualitative investigation and, in this sense, the methodology followed the principles of this type of research. The field research was carried out in a class with children aged around three years old, in an Early Childhood Education institution belonging to the municipal public network of Santa Cruz do Capibaribe-PE. Participant observations were made, recorded on audio, video and in a field diary. The scenes recomposed through this material and the confrontation with the theoretical framework resulted in the composition of interaction episodes between the pairs and the researcher, which could be treated, making it possible to define two categories of analysis: a) the structure and elements of the children's narratives; b) the situations and themes of the factual narratives. In conclusion, the data indicates that the age of the children is not a predictive factor for the category of the spontaneous narrative genre, especially in relation to the sequencing of events. Their narratives do not follow traditional structures, but have a unique organization that combines diverse elements (the fact, the time sequence, the setting, the sequence of events, and the narrative focus), transcending linguistic markers and reinforcing their lived experiences. Children's spontaneous narratives, therefore, represent a phenomenon always under construction, dependent on cognitive operations, interactive relationships, as well as textual speech patterns, symbolisms rooted in culture and language, accessible through involvement with others in culturally organized activities.
Keywords: Linguagem oral
Narrativas espontâneas
Educação infantil
Instituição pública de educação infantil – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Oral language
Spontaneous narratives
Early childhood education
Public early childhood education institution – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42420
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYLLENA RODRIGUES NUNES - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2025.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.