Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9014-9831pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992813896161618pt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9450-5461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3458-584Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486192420682817pt_BR
dc.contributor.referee2DOMINGUES, Andrea Silva.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9264-7754pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400924000241808pt_BR
dc.contributor.referee3TAVARES, Maria Lucilena Gonzaga Costa.-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432855899972772pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, intitulado Narrativas Sinalizadas de Si: a trajetória militante de uma mulher negra no movimento surdo do município de Igarapé-Miri, no Pará, tem como objetivo compreender a história de vida de uma mulher negra surda, de modo a entender, por meio de suas narrativas e dos processos formativos e saberes construídos na militância, como esta mulher constitui sua identidade e ressignificou-se a partir dos entrelaces entre as questões étnicas, questões de gênero e da surdez. E como objetivos específicos se propõem entender como a mulher negra surda se vê no contexto de sua trajetória e a relação desse processo na construção afirmativa de sua identidade étnico-racial; analisar as imagens e sentidos de ser mulher negra surda construídos no processo de militância e problematizar os processos educativos formadores e os saberes construídos na trajetória de militância da mulher negra surda enquanto possibilidade de empoderamento político construído a partir de atos subversivos de gênero, raça e surdez. A pesquisa que originou este estudo tomou como aspecto mobilizador a seguinte problemática: como se deu a trajetória de vida da mulher negra surda, militante da comunidade surda, em prol da superação das desigualdades racial, de gênero e de diferença no município de Igarapé-Miri/PA? Metodologicamente buscou-se auxílio teórico em estudos de autores que abordam temáticas relacionadas a gênero, raça, surdez, militância, memória, narrativas, os quais destacam-se: Scott (1995), Louro (1997), Guimarães (1999, 2004), Hall (2003), Schwarcz (1933), Skidmore (1976), Skliar (1998, 2010), Goldenberg (1997), Fanon (2008), Brah (2006), Pêcheux (2010), entre outros. A participante da pesquisa foi selecionada a partir de alguns critérios, tais como: se autodeclarar como negra nas suas relações socioculturais e por apresentar traços em sua trajetória de vida pessoal, social e profissional que caracterizam um perfil de militância com atuação nas questões de gênero, raça e surdez no município de Igarapé-Miri-PA. A investigação está ancorada em uma abordagem qualitativa do tipo História Oral, com o uso, nos seus procedimentos, de entrevistas semiestruturadas on-line, somando-se a isso, esse trabalho utilizou-se da observação participante virtual, esta, por sua vez, deu-se por meio da participação em algumas interações realizadas virtualmente no dia a dia da entrevistada, e também contou com o auxílio de uma oficina de desenhos que tinha como foco a elaboração de desenhos sobre o ser mulher negra surda na militância. Os resultados da pesquisa revelam que a participação da entrevistada no movimento surdo e no espaço acadêmico possibilitou a mesma se reeducar, modificar seu olhar sobre questões como sexismo, racismo, machismo e surdez, sua postura de mulher negra e surda por meio de um processo positivo de aceitação de sua cor, cabelo crespo/cacheado, língua de sinais, em detrimento dos determinantes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantinspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNarrativas sinalizadas de si: a trajetória militante de uma mulher negra no movimento surdo do munícipio de Igarapé Miri, no Pará.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThe present study, entitled Narrativas Sinalizadas de Si: the militant trajectory of a black woman in the deaf movement in the municipality of Igarapé-Miri, in Pará, aims to understand the life story of a deaf black woman, in order to understand, for through their narratives and training processes and knowledge built in militancy, how this woman constitutes her identity and resignified herself from the intertwining between ethnic issues, gender issues and deafness. And as specific objectives, it is proposed to understand how the deaf black woman sees herself in the context of her trajectory and the relationship of this process in the affirmative construction of her ethnic-racial identity; analyze the images and meanings of being a deaf black woman built in the militancy process and problematize the formative educational processes and the knowledge built in the deaf black woman's militancy trajectory as a possibility of political empowerment built from subversive acts of gender, race and deafness . The research that originated this study took as a mobilizing aspect the following problem: how was the life trajectory of the deaf black woman, activist of the deaf community, in favor of overcoming racial inequalities, gender and difference in the municipality of Igarapé-Miri/ SHOVEL? Methodologically, theoretical support was sought in studies of authors that address themes related to gender, race, deafness, militancy, memory, narratives, which stand out: Scott (1995), Louro (1997), Guimarães (1999, 2004), Hall (2003), Schwarcz (1933), Skidmore (1976), Skliar (1998, 2010), Goldenberg (1997), Fanon (2008), Brah (2006), Pêcheux (2010), among others. The research participant was selected based on some criteria, such as: self-declaring herself as black in her sociocultural relationships and for presenting traits in her personal, social and professional life trajectory that characterize a profile of militancy with action on gender issues, race and deafness in the city of Igarapé-Miri-PA. The investigation is anchored in a qualitative approach of the Oral History type, with the use, in its procedures, of on-line semi-structured interviews, in addition to this, this work used virtual participant observation, which, in turn, it took place through the participation in some interactions carried out virtually in the daily life of the interviewee, and also had the help of a drawing workshop that focused on the elaboration of drawings about being a deaf black woman in militancy. The research results reveal that the interviewee's participation in the deaf movement and in the academic space made it possible for her to re-educate herself, change her view on issues such as sexism, racism, machismo and deafness, her posture as a black and deaf woman through a positive process. acceptance of their color, curly hair, sign language, to the detriment of social determinants.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42421-
dc.date.accessioned2025-07-09T17:40:01Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T17:40:01Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMovimento surdo - Igarapé Miri - PApt_BR
dc.subjectIgarapé Miri - PApt_BR
dc.subjectNarrativas de sipt_BR
dc.subjectMulher negra surdapt_BR
dc.subjectSurda - mulher negrapt_BR
dc.subjectSurdez e gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.subjectGênero e raçapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMilitância - movimento surdopt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectDeaf Movement - Igarapé Miri - PApt_BR
dc.subjectIgarapé Miri - PApt_BR
dc.subjectNarratives of Selfpt_BR
dc.subjectDeaf Black Womanpt_BR
dc.subjectDeafness and Genderpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Identitypt_BR
dc.subjectDeaf Communitypt_BR
dc.subjectGender and Racept_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subjectActivism - Deaf Movementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Renata Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNarrativas sinalizadas de si: the militant trajectory of a black woman in the deaf movement in the municipality of Igarapé-Miri, in Pará.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Renata Ferreira. Narrativas sinalizadas de si: a trajetória militante de uma mulher negra no movimento surdo do munícipio de Igarapé Miri, no Pará. 2022. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA FERREIRA SIQUEIRA - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2022.pdfRenata Ferreira Siqueira - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.