Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42422
Title: Resolução de problemas no ensino de matemática: uma abordagem prática sobre área e perímetro para professores da educação básica.
Other Titles: Problem Solving in Mathematics Teaching: A Practical Approach to Area and Perimeter for Elementary School Teachers.
Resolución de problemas en la enseñanza de las matemáticas: un enfoque práctico del área y el perímetro para profesores de escuela primaria.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Allexia Gabrielle Vieira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACEDO, Aluska Dias Ramos de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
Keywords: Ensino de matemática;Resolução de problemas;Área e perímetro;Centro de Educação e Saúde;Mathematics Teaching;Problem Solving;Area and Perimeter;Education and Health Center;Enseñanza de las Matemáticas;Resolución de Problemas;Área y Perímetro;Centro de Educación y Salud
Issue Date: 27-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Allexia Gabrielle Vieira da. Resolução de problemas no ensino de matemática: uma abordagem prática sobre área e perímetro para professores da educação básica. 2024. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42422
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho descreve uma experiência vivenciada na aplicação de uma oficina intitulada “Resolução de Problemas com um Novo Olhar’, que fez parte de um projeto de extensão desenvolvido na disciplina Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas. A oficina foi conduzida pelos futuros professores da referida disciplina, sob a orientação da professora e utilizou a Metodologia Resolução de Problemas, que se mostra uma abordagem eficaz no ensino de Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiencia vivenciada em um projeto de extensão com a Metodologia Resolução de Problemas abordando os conteúdos de área e perímetro. A experiencia foi realizada com professores da educação básica e futuros professores na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cuité. Para esta oficina foram propostos dois problemas: o primeiro envolvendo perímetro e o segundo área, seguindo os passos da metodologia RP. Com isso, foi possível observar e discutir diferentes estratégias de resoluções e conhecer um pouco da realidade dos profissionais presente. Diante de todas as etapas da oficina, pode-se dizer que as expectativas foram alcançadas com êxito, ressaltando a importância dos projetos de extensão para a formação do futuro professor. Conclui-se, que diante das contribuições dos participantes a oficina deve ser expandida para outros públicos e que a partilha proporcionada através do diálogo é fundamental para a formação docente, além disso, a universidade pode proporcionar mais aprendizagens aos docentes para contribuir na sua formação.
Abstract: This work describes an experience in the implementation of a workshop entitled “Problem Solving with a New Look’, which was part of an extension project developed in the Mathematics Teaching through Problem Solving curricular component. The workshop was conducted by future teachers of that subject, under the guidance of the teacher and used the Problem Solving methodology, which is an effective approach in teaching Mathematics. This work aims to present an experience in an extension project with the Problem Solving Methodology addressing the area and perimeter contents. The experience was carried out with basic education teachers and future teachers at the Federal University of Campina Grande – Campus Cuité. For this workshop, two problems were proposed: the first involving perimeter and the second area, following the steps of the RP methodology. With this, it was possible to observe and discuss different resolution strategies and learn a little about the reality of the professionals present. In view of all the stages of the workshop, it can be said that expectations were successfully met, highlighting the importance of extension projects for the training of future teachers. It is concluded that, given the participants' contributions, the workshop must be expanded to other audiences and that the sharing provided through dialogue is fundamental for teacher training. Furthermore, the university can provide more learning to teachers to contribute to their training
???metadata.dc.description.resumen???: Este artículo describe la experiencia de un taller titulado "Resolución de Problemas con una Nueva Perspectiva", que formó parte de un proyecto de extensión de la asignatura "Enseñanza de las Matemáticas a través de la Resolución de Problemas". El taller fue impartido por futuros profesores de la asignatura bajo la guía del profesor y utilizó la Metodología de Resolución de Problemas, la cual ha demostrado ser un enfoque eficaz en la enseñanza de las Matemáticas. Este artículo tiene como objetivo presentar la experiencia de un proyecto de extensión que utilizó la Metodología de Resolución de Problemas, abordando los temas de área y perímetro. La experiencia se llevó a cabo con profesores y futuros profesores de primaria de la Universidad Federal de Campina Grande, Campus Cuité.Para este taller, se propusieron dos problemas: el primero de perímetro y el segundo de área, siguiendo los pasos de la metodología de PR. Esto permitió observar y discutir diferentes estrategias de resolución y comprender la realidad de los profesionales presentes. Dadas todas las etapas del taller, se puede afirmar que las expectativas se cumplieron con éxito, lo que resalta la importancia de los proyectos de extensión para la formación de futuros docentes. Se concluye que, dadas las contribuciones de los participantes, el taller debería ampliarse a otros públicos y que compartir a través del diálogo es fundamental para la formación docente. Además, la universidad puede brindar oportunidades de aprendizaje adicionales para que los docentes contribuyan a su desarrollo.
Keywords: Ensino de matemática
Resolução de problemas
Área e perímetro
Centro de Educação e Saúde
Mathematics Teaching
Problem Solving
Area and Perimeter
Education and Health Center
Enseñanza de las Matemáticas
Resolución de Problemas
Área y Perímetro
Centro de Educación y Salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42422
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLEXIA GABRIELLE VIEIRA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2024.pdfAllexia Gabrielle Vieira da Silva - TCC Licenciatiura em Matemática CES 2024484.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.