Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896744204167941pt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9450-5461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee1DOMINGUES, Andrea Silva.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9264-7754pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400924000241808pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Candida Soares da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2371-6605pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como escopo a análise do livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Quilombola Santo André, o lócus da pesquisa, enfatiza também as relações raciais no livro didático em questão, temos a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 para apoiar ainda mais esta pesquisa. Utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica os autores Coelho; Coelho (2008), Stuart Hall (2003), Circe Bittencourt (2012), Munanga (2005), Cavalheiro (2000), entre outros com o objetivo de dar mais sustentabilidade científica a este estudo. Da mesma forma, utilizamos na pesquisa documentos como: o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER). O objetivo principal é analisar o livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental e as representações do negro neste livro, abordando conceitos como ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial. A metodologia baseou-se na análise de imagens do livro didático, pesquisa documental e pesquisa participante, que segundo Severino (2017), é uma das melhores abordagens para esse tipo de pesquisa. Percebeu-se que há uma disparidade quanto às representações da figura negra sendo os brancos representados na maioria das vezes como uma família ideal e os negros como uma minoria e dignos de pena. O livro didático analisado representava superficialmente a figura do povo negro e uma grande ausência de imagens que enfatizassem a história e a cultura afrobrasileira e africana, bem como os povos indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantis-Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNegritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThis dissertation has as its scope the analysis of the Portuguese Language textbook for the 9th year of Elementary School at Escola Quilombola Santo André, the locus of the research also emphasizes racial relations in the textbook in question, we have Law 10.639/2003 and Law 11. 645/2008 to further support this research. We used as a source of bibliographical research the authors Coelho; Coelho (2008), Stuart Hall (2003), Circe Bittencourt (2012), Munanga (2005), Cavalheiro (2000), among others with the aim of giving more scientific sustainability to this study. Likewise, we used documents in the research, such as: the National Textbook Plan (PNLD), National Curricular Parameters (PCN's), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (DCNERER). The main objective is to analyze the Portuguese Language textbook for the 9th year of Elementary School and the representations of black people in this book, addressing the concept of whitening ideology and the myth of racial democracy. The methodology was based on an image analysis of the textbook, documentary research and participant research, which according to Severino (2017), is one of the best approaches for this type of research. It was noticed that there is a disparity regarding the representations of the black figure with white people being represented most of the time as an ideal family and black people as a minority and worthy of pity. The textbook analyzed superficially represented the figure of black people and a great absence of images that emphasize AfroBrazilian and African history and culture as well as indigenous people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42424-
dc.date.accessioned2025-07-09T17:55:40Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T17:55:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectRepresentações do negro - livro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesa - negrospt_BR
dc.subjectEscola Quilombola Santo André - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectMito da democracia racialpt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008pt_BR
dc.subjectAnálise de livro didáticopt_BR
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didático - PNLDpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - PCNpt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBpt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comum - BNCCpt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - DCNERERpt_BR
dc.subjectAnálise de imagens - livro didáticopt_BR
dc.subjectMovimento Negro Unificado - MNUpt_BR
dc.subjectNegro no livro didáticopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Santo André do rio Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectBlacknesspt_BR
dc.subjectRepresentations of Black People - Textbookpt_BR
dc.subjectPortuguese Textbook - Black Peoplept_BR
dc.subjectSanto André Quilombola School - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectMyth of Racial Democracypt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLaw 11.645/2008pt_BR
dc.subjectTextbook Analysispt_BR
dc.subjectNational Textbook Plan - PNLDpt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameters - PCNpt_BR
dc.subjectLaw of Guidelines and Bases of Education - LDBpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base - BNCCpt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations - DCNERERpt_BR
dc.subjectImage Analysis - Textbookpt_BR
dc.subjectUnified Black Movement - MNUpt_BR
dc.subjectBlack People in Textbookspt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectSanto André Quilombola Community of the Itacuruçá River - Abaetetuba - PApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rosicleide Maciel dos.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNegritude and diversity: representations of black people in the 9th grade portuguese language textbook of the Santo André Quilombola School, Abaetetuba-PA.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rosicleide Maciel dos. Negritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA. 2024. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSICLEIDE MACIEL DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2024.pdfRosicleide Maciel dos Santos - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2024 12.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.