Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42424
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, R. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8896744204167941 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PINTO, Benedita Celeste de Moraes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9450-5461 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DOMINGUES, Andrea Silva. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9264-7754 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2400924000241808 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | COSTA, Candida Soares da. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2371-6605 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4333588038026474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como escopo a análise do livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Quilombola Santo André, o lócus da pesquisa, enfatiza também as relações raciais no livro didático em questão, temos a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 para apoiar ainda mais esta pesquisa. Utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica os autores Coelho; Coelho (2008), Stuart Hall (2003), Circe Bittencourt (2012), Munanga (2005), Cavalheiro (2000), entre outros com o objetivo de dar mais sustentabilidade científica a este estudo. Da mesma forma, utilizamos na pesquisa documentos como: o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER). O objetivo principal é analisar o livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental e as representações do negro neste livro, abordando conceitos como ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial. A metodologia baseou-se na análise de imagens do livro didático, pesquisa documental e pesquisa participante, que segundo Severino (2017), é uma das melhores abordagens para esse tipo de pesquisa. Percebeu-se que há uma disparidade quanto às representações da figura negra sendo os brancos representados na maioria das vezes como uma família ideal e os negros como uma minoria e dignos de pena. O livro didático analisado representava superficialmente a figura do povo negro e uma grande ausência de imagens que enfatizassem a história e a cultura afrobrasileira e africana, bem como os povos indígenas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário do Tocantis-Cametá | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Negritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.description.abstract | This dissertation has as its scope the analysis of the Portuguese Language textbook for the 9th year of Elementary School at Escola Quilombola Santo André, the locus of the research also emphasizes racial relations in the textbook in question, we have Law 10.639/2003 and Law 11. 645/2008 to further support this research. We used as a source of bibliographical research the authors Coelho; Coelho (2008), Stuart Hall (2003), Circe Bittencourt (2012), Munanga (2005), Cavalheiro (2000), among others with the aim of giving more scientific sustainability to this study. Likewise, we used documents in the research, such as: the National Textbook Plan (PNLD), National Curricular Parameters (PCN's), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (DCNERER). The main objective is to analyze the Portuguese Language textbook for the 9th year of Elementary School and the representations of black people in this book, addressing the concept of whitening ideology and the myth of racial democracy. The methodology was based on an image analysis of the textbook, documentary research and participant research, which according to Severino (2017), is one of the best approaches for this type of research. It was noticed that there is a disparity regarding the representations of the black figure with white people being represented most of the time as an ideal family and black people as a minority and worthy of pity. The textbook analyzed superficially represented the figure of black people and a great absence of images that emphasize AfroBrazilian and African history and culture as well as indigenous people. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42424 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T17:55:40Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09 | - |
dc.date.available | 2025-07-09T17:55:40Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Representações do negro - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa - negros | pt_BR |
dc.subject | Escola Quilombola Santo André - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Mito da democracia racial | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.645/2008 | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional do Livro Didático - PNLD | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Curricular Comum - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - DCNERER | pt_BR |
dc.subject | Análise de imagens - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Movimento Negro Unificado - MNU | pt_BR |
dc.subject | Negro no livro didático | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola Santo André do rio Itacuruçá - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Quilombola School Education | pt_BR |
dc.subject | Blackness | pt_BR |
dc.subject | Representations of Black People - Textbook | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Textbook - Black People | pt_BR |
dc.subject | Santo André Quilombola School - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.subject | Myth of Racial Democracy | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Law 11.645/2008 | pt_BR |
dc.subject | Textbook Analysis | pt_BR |
dc.subject | National Textbook Plan - PNLD | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Parameters - PCN | pt_BR |
dc.subject | Law of Guidelines and Bases of Education - LDB | pt_BR |
dc.subject | National Common Curricular Base - BNCC | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations - DCNERER | pt_BR |
dc.subject | Image Analysis - Textbook | pt_BR |
dc.subject | Unified Black Movement - MNU | pt_BR |
dc.subject | Black People in Textbooks | pt_BR |
dc.subject | Black Women | pt_BR |
dc.subject | Santo André Quilombola Community of the Itacuruçá River - Abaetetuba - PA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Rosicleide Maciel dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Negritude and diversity: representations of black people in the 9th grade portuguese language textbook of the Santo André Quilombola School, Abaetetuba-PA. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosicleide Maciel dos. Negritude e diversidade: as representações do negro no livro didático de língua portuguesa do 9° ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA. 2024. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSICLEIDE MACIEL DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2024.pdf | Rosicleide Maciel dos Santos - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2024 | 12.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.