Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266604140779691pt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9450-5461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.contributor.referee1DOMINGUES, Andrea Silva.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9264-7754pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400924000241808pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Cândida Soares da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2371-6605pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.contributor.referee3MONTRUCCHIO, Marisa Alicia.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0281-5791pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514154033028822pt_BR
dc.description.resumoA luta pela igualdade de gênero e raça é um tema recorrente na sociedade brasileira, e o empoderamento da mulher negra é uma questão fundamental, nesse sentido, a educação e a cultura são ferramentas importantes para preservar o legado de mulheres negras que lutaram e resistiram ao longo da história. Um exemplo emblemático é Felipa Aranha, líder do Quilombo de Alcobaça, que se destacou pela sua coragem e determinação na luta contra a escravidão e pela liberdade do povo negro. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo analisar materiais bibliográficos e documentos que façam referência positiva das mulheres afrobrasileiras a fim de identificar características e perfis empoderadores para promover a disseminação desse conhecimento de forma a contribuir com o empoderamento da mulher negra. A metodologia utilizada nesta dissertação é a pesquisa-ação, que tem como foco a ação coletiva para melhorar a práxis e promover uma intervenção na realidade. A pesquisa-ação se diferencia das pesquisas convencionais por sua abordagem transformadora nos espaços em que é aplicada (Thiollent, 2011). Para realizar a pesquisa, foi adotado um ciclo de quatro etapas: planejamento, ação, observação e reflexão. O objetivo foi promover uma intervenção na realidade estudada, por meio de ações coletivas que visam melhorar a práxis dos sujeitos envolvidos. Nosso arcabouço teórico foi construído com base nos seguintes autores: Pinto (2001, 2004, 2010), Amaral (2015), Costa Lima (2013), Davis (2016), dentre outros. A pesquisa concluiu que: a inclusão de questões étnico-raciais nos currículos escolares é fundamental para a preservação dos valores e saberes da comunidade e a promoção de exemplos de mulheres que lutaram por seus direitos e transformaram suas realidades pode encorajar os estudantes a fazerem o mesmo. A pesquisa aponta a importância da educação na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo, permitindo um processo histórico de reparação e reconhecimento do outro, bem como da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Conclui-se que a educação desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que tem como um de seus principais focos a preservação e manutenção da cultura dos povos que a constituem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEmpoderamento da mulher negra: A Educação e a Cultura como ferramentas para preservar o legado de Felipa Aranha do quilombo de Alcobaça.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe fight for gender and racial equality is a recurring theme in Brazilian society, and the empowerment of black women is a fundamental issue in this context. Education and culture are important tools for preserving the legacy of black women who have fought and resisted throughout history. An emblematic example is Felipa Aranha, leader of the Quilombo de Alcobaça, who stood out for her courage and determination in the fight against slavery and for the freedom of the black people. In this context, the present dissertation aims to analyze bibliographic materials and documents that make positive reference to Afro-Brazilian women in order to identify empowering characteristics and profiles to promote the dissemination of this knowledge in a way that contributes to the empowerment of black women. The methodology used in this dissertation is action research, which focuses on collective action to improve praxis and promote intervention in reality. Action research differs from conventional research due to its transformative approach in the spaces where it is applied (Thiollent, 2011). To carry out the research, a cycle of four stages was adopted: planning, action, observation, and reflection. The objective was to promote an intervention in the studied reality through collective actions that aim to improve the praxis of the subjects involved. Our theoretical framework was built based on the following authors: Pinto (2001, 2004, 2010), Amaral (2015), Costa Lima (2013), Davis (2016), among others. The research concludes that the inclusion of ethnic-racial issues in school curricula is fundamental for preserving the values and knowledge of the community. The promotion of examples of women who fought for their rights and transformed their realities can encourage students to do the same. The research highlights the importance of education in promoting racial equality and combating racism, allowing for a historical process of reparation and recognition of others, as well as African, Afro-Brazilian, and indigenous history and culture. It is concluded that education plays a fundamental role in building a more just and equal society, with one of its main focuses being the preservation and maintenance of the culture of the peoples that constitute it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42425-
dc.date.accessioned2025-07-09T18:07:46Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T18:07:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negras - empoderamentopt_BR
dc.subjectEmpoderamento - mulheres negraspt_BR
dc.subjectEducação e culturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectFelipa Aranha - Quilombo de Alcobaçapt_BR
dc.subjectQuilombo de Alcobaça - Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectMocambo de Alcobaça - Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectBaixo tocantins - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectAlcobaça - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Alcobaça - Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectLiderança quilombola femininapt_BR
dc.subjectRio Tocantins - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectEducação do negropt_BR
dc.subjectPráticas educativas antirracistaspt_BR
dc.subjectBlack Women - Empowermentpt_BR
dc.subjectEmpowerment - Black Womenpt_BR
dc.subjectEducation and Culturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectFelipa Aranha - Quilombo de Alcobaçapt_BR
dc.subjectQuilombo de Alcobaça - Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectMocambo de Alcobaça - Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectLower Tocantins - Quilombola Communitiespt_BR
dc.subjectAlcobaça - Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectAlcobaça Quilombola Community - Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectFemale Quilombola Leadershippt_BR
dc.subjectTocantins River - Quilombola Communitiespt_BR
dc.subjectBlack Educationpt_BR
dc.subjectAnti-Racist Educational Practicespt_BR
dc.subjectRacism and Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rusevelt Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmpowerment of black women: Education and Culture as tools to preserve the legacy of Felipa Aranha from the quilombo of Alcobaça.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rusevelt Silva. Empoderamento da mulher negra: A Educação e a Cultura como ferramentas para preservar o legado de Felipa Aranha do quilombo de Alcobaça. 2023. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUSEVELT SILVA SANTOS - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2023.pdfRusevelt Silva Santos - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.