Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465310012840035pt_BR
dc.contributor.advisor1COLARES, Anselmo Alencar.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1767-5640pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107767923215438pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Lucia da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. L.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Zair Henrique.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, Z. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0337926418959819pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa da qual resultou a presente dissertação trata da Educação Escolar Quilombola. O local de estudo foi o Quilombo Saracura, no município de Santarém, região de várzea amazônica, cuja singularidade é expressiva por se tratar de terras que ficam inundadas em um longo período do ano, afetando sobremaneira o modo de vida de seus habitantes. O objetivo geral foi compreender as dificuldades e os desafios pedagógicos na Escola Nossa Senhora do Livramento no período 2018-2022. Em 2018 ocorreu o desabamento da escola, trazendo grandes desafios de reconstrução tanto na estrutura física, quanto nas questões pedagógicas, levando professores, alunos, equipe gestora e demais profissionais a criarem estratégias alternativas para a continuidade da oferta da educação, em virtude da crise sanitária da Covid- 19 e das questões oriundas das políticas postas em prática pelo governo brasileiro. A investigação levou a formulação do seguinte problema: Quais as dificuldades e os desafios pedagógicos da Educação Escolar na Escola de Várzea Nossa Senhora do Livramento, Quilombo Saracura, em Santarém-Pará, com a intensificação da política neoliberal conservadora no período de 2018 a 2022? A pesquisa se configura no tipo bibliográfica e documental, combinada com procedimentos de trabalho de campo, tendo por referencial teórico metodológico o materialismo histórico-dialético em diálogo com a Etnografia e com teorias nas quais estão presentes as temáticas de Educação do Campo, territorialidade e questões correlatas, tais como: o diálogo com as Epistemologias Negras e entre classe e raça, fundamentais para a compreensão e a atuação da educação na perspectiva anticlassista, anticapitalista e antirracista. Os resultados indicam a precarização do trabalho docente, visto que, mais de 90% dos funcionários estão na condição de servidores temporários, além de contradições com a Educação do Campo no Quilombo Saracura. Foi possível identificar um alinhamento às políticas e agendas neoliberais, o que tem contribuído, no contexto local, para o enfraquecimento de políticas públicas específicas. No que pese aos esforços de sujeitos que atuam na educação pública, no sentido de implementar na rede municipal, a Educação Escolar Quilombola, ainda não há um currículo escolar específico, que favoreça o debate e a construção do conhecimento voltado à matriz Africana e Afro-brasileira. A pesquisa também evidenciou descasos, exclusão e abandono da educação formalmente instituída, principalmente, quando destinada à população negra e quilombola. A invisibilidade do ser negro quanto ao acesso a escolarização do saber; contribuiu para o aprofundamento da exploração da força de trabalho dessa população, que em meio, ao degradante sistema escravista, capitalista e racista sempre resistiu de forma ativa e articulada, ao longo da história. Desta forma, compreende-se, que tais dificuldades precisam ser enfrentadas e superadas, para que seja possível, levar adiante o desafio de tornar a escola, instrumento de transformação social e racial, proporcionando diálogos plurais, que contribuam na construção de conhecimentos e de identidade cultural no/do lugar onde está inserida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação escolar em um quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: lutas e desafios (2018-2022).pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe research that resulted in this dissertation deals with Quilombola School Education. The study site was Quilombo Saracura, in the municipality of Santarém, an Amazon floodplain region, whose uniqueness is significant because it is land that is flooded for a long period of the year, greatly affecting the way of life of its inhabitants. The general objective was to understand the difficulties and pedagogical challenges at Escola Nossa Senhora do Livramento in the period 2018-2022. In 2018, the school collapsed, bringing major reconstruction challenges in both the physical structure and pedagogical issues, leading teachers, students, the management team and other professionals to create alternative strategies for the continuity of education provision, due to the health crisis. Covid-19 and issues arising from policies put into practice by the Brazilian government. The investigation led to the formulation of the following problem: What are the difficulties and pedagogical challenges of School Education at the Várzea Nossa Senhora do Livramento School, Quilombo Saracura, in Santarém-Pará, with the intensification of conservative neoliberal policy in the period from 2018 to 2022? The research is configured in the bibliographical and documentary type, combined with fieldwork procedures, having as a theoretical methodological reference historical-dialectic materialism in dialogue with Ethnography and with theories in which the themes of Rural Education, territoriality and issues are present. related issues, such as: dialogue with Black Epistemologies and between class and race, fundamental for understanding and acting in education from an anti-classist, anti-capitalist and anti-racist perspective. The results indicate the precariousness of teaching work, since more than 90% of employees are temporary employees, in addition to contradictions with Rural Education at Quilombo Saracura. It was possible to identify an alignment with neoliberal policies and agendas, which has contributed, in the local context, to the weakening of specific public policies. Despite the efforts of individuals who work in public education, in order to implement Quilombola School Education in the municipal network, there is still no specific school curriculum that favors debate and the construction of knowledge focused on the African and Afro-Brazilian matrix. Brazilian. The research also highlighted neglect, exclusion and abandonment of formally established education, especially when aimed at the black and quilombola population. The invisibility of black people in terms of access to knowledge education; contributed to the deepening of the exploitation of the workforce of this population, which, in the midst of the degrading slave, capitalist and racist system, has always resisted in an active and articulated way, throughout history. In this way, it is understood that such difficulties need to be faced and overcome, so that it is possible to carry out the challenge of making the school an instrument of social and racial transformation, providing plural dialogues, which contribute to the construction of knowledge and identity. cultural in/of the place where it is located.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42426-
dc.date.accessioned2025-07-09T18:24:11Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T18:24:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Oeste do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Saracura - Santarém - PApt_BR
dc.subjectSaracura - quilombo - Santarém - PApt_BR
dc.subjectSantarém - PA - Quilombo Saracurapt_BR
dc.subjectEscola Várzea Nossa Senhora do Livramento - Santarém - PApt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico e dialéticopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola de Várzea - Santarém - PApt_BR
dc.subjectEpistemologias negraspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectFederal University of Western Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombo Saracura - Santarém - PApt_BR
dc.subjectSaracura - quilombo - Santarém - PApt_BR
dc.subjectSantarém - PA - Quilombo Saracurapt_BR
dc.subjectVárzea School of Our Lady of Deliverance - Santarém - PApt_BR
dc.subjectHistorical and Dialectical Materialismpt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectVárzea School - Santarém - PApt_BR
dc.subjectBlack Epistemologiespt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Valdenira Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool education in a Várzea quilombo in the Amazon region of Pará: struggles and challenges (2018-2022).pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Valdenira Silva de. Educação escolar em um quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: lutas e desafios (2018-2022). 2023. 240f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém - PA - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDENIRA SILVA MELO - DISSERTAÇÃO NORTE UFOPA 1 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfValdenira Silva de Melo - Dissertação Norte UFOPA 1 PPG Educação 20234 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.