Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.referee1IDFRAZÃO CHAVES, Márcio.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee2FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias.-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, S. V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507583056956538pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um relato de experiência de uma oficina vivenciada nas aulas de Estágio Supervisionado para o ensino de Ciências Biológicas II (semestre 2023.1) junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité – PB. O objetivo foi iniciar o processo de conscientização dos alunos sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domésticos, como também sobre o reaproveitamento dos materiais recicláveis, trabalhando a metodologia lúdicopedagógica como ferramenta no ensino-aprendizagem. A justificativa está no fato de que tal metodologia pode ser abordada nos espaços de educação formal, bem como, pelo fácil acesso ao material reciclável, mediando a oportunidade de troca de saberes entre os alunos e estagiários. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Eudenicio Correia Lins, município de Barra de Santa Rosa - PB, durante a vigência de 25 de Agosto de 2023 a 20 de Outubro de 2023. Houve a realização da oficina temática (reciclagem de garrafas PET) para promover o ensino e a aprendizagem na disciplina de Ciências. A vivência da experiência teve bons resultados, dentre os quais: a constatação de que os alunos exibiram maior interesse pela temática da aula e que os mesmos também demonstraram que sabiam trabalhar em grupos. Ainda, os estudantes foram receptivos quanto à abordagem da oficina, tornando o momento interativo, dinâmico e de muito aproveitamento dentre os personagens da ação didática (estagiário, alunos do fundamental, professor do ensino fundamental, docente e supervisor da licenciatura). Consideramos que a experiência proporcionou aos alunos a conscientização sobre a temática dos impactos que o lixo em excesso causa para o meio ambiente, bem como que aprender também pode ser prazeroso e lúdico. Proporcionou uma valorização do conhecimento aos discentes de estágio, uma vez identificadas as alternativas e possibilidades que o docente em formação pode exercer através de atribuições teórico-práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleOficina com garrafas pet como instrumento de aprendizagem no estágio de biologia: um relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2025-04-04-
dc.description.abstractThis paper reports on the experience of a workshop held during the Supervised Internship for Biological Sciences II (semester 2023.1) in the Bachelor's Degree in Biological Sciences at the Center for Education and Health (CES) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cuité campus, Paraíba. The objective was to raise students' awareness about the proper disposal of household solid waste and the reuse of recyclable materials, using playful pedagogical methodology as a teaching-learning tool. The rationale lies in the fact that this methodology can be implemented in formal education settings, as well as the easy access to recyclable materials, facilitating the exchange of knowledge between students and interns. The activities were carried out at the José Eudenicio Correia Lins Municipal Elementary School, in the municipality of Barra de Santa Rosa - PB, from August 25, 2023 to October 20, 2023. A thematic workshop (PET bottle recycling) was held to promote teaching and learning in the Science subject. The experience yielded positive results, including the observation that students showed greater interest in the class topic and demonstrated their ability to work in groups. Furthermore, the students were receptive to the workshop approach, making it an interactive, dynamic, and highly engaging experience for all involved (intern, elementary students, elementary school teacher, professor, and undergraduate supervisor). We believe the experience raised students' awareness of the impacts of excessive waste on the environment and that learning can also be enjoyable and fun. It enhanced the students' knowledge, as they identified the alternatives and possibilities that pre-service teachers can pursue through theoretical and practical assignments.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42428-
dc.date.accessioned2025-07-09T18:45:53Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T18:45:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFormação docente - Ciências Biológicaspt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectCiências Biológicas - estágio - supervisionadopt_BR
dc.subjectGarafa - pet - uso - oficinapt_BR
dc.subjectEscola municipal José Eudenicio Correia Linspt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saudept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.subjectBottle - pet - use - workshoppt_BR
dc.subjectEducation and Health Centerpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - Biological Sciencespt_BR
dc.subjectJosé Eudenicio Correia Lins Municipal Schoolpt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectMetodologías activaspt_BR
dc.subjectBotella - mascota - uso - tallerpt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectCiencias Biológicas - pasantía - supervisadapt_BR
dc.subjectEscuela Municipal José Eudenicio Correia Linspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREIRES, Jeová dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWorkshop with PET bottles as a learning tool in the biology internship: an experience report.pt_BR
dc.title.alternativeTaller con botellas PET como herramienta de aprendizaje en la pasantía de biología: relato de una experiencia.pt_BR
dc.identifier.citationFREIRES, Jeová dos Santos. Oficina com garrafas pet como instrumento de aprendizagem no estágio de biologia: um relato de experiência. 2025. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42428pt_BR
dc.description.resumenEste artículo relata la experiencia de un taller realizado durante la Práctica Supervisada de Ciencias Biológicas II (semestre 2023.1) de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, Paraíba. El objetivo fue sensibilizar a los estudiantes sobre la correcta disposición de los residuos sólidos domésticos y la reutilización de materiales reciclables, utilizando una metodología pedagógica lúdica como herramienta de enseñanza-aprendizaje. La justificación radica en la posibilidad de implementar esta metodología en entornos de educación formal, así como en el fácil acceso a materiales reciclables, lo que facilita el intercambio de conocimientos entre estudiantes y practicantes. Las actividades se llevaron a cabo en la Escuela Primaria Municipal José Eudenicio Correia Lins, en el municipio de Barra de Santa Rosa - PB, del 25 de agosto de 2023 al 20 de octubre de 2023. Se realizó un taller temático (reciclaje de botellas PET) para promover la enseñanza y el aprendizaje en la asignatura de Ciencias. La experiencia arrojó resultados positivos, incluyendo la observación de un mayor interés de los estudiantes en el tema de la clase y su capacidad para trabajar en equipo. Además, los estudiantes se mostraron receptivos al enfoque del taller, lo que lo convirtió en una experiencia interactiva, dinámica y muy atractiva para todos los participantes (becario, estudiantes de primaria, maestro de primaria, profesor y supervisor de pregrado). Creemos que la experiencia concientizó a los estudiantes sobre el impacto del desperdicio excesivo en el medio ambiente y que el aprendizaje también puede ser ameno y divertido. Fortaleció sus conocimientos, ya que identificaron las alternativas y posibilidades que los futuros maestros pueden explorar mediante tareas teóricas y prácticas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEOVÁ DOS SANTOS FREIRES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2025.pdfJeová dos Santos Freires - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2025485.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.