Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste livro traz uma análise do único romance da escritora inglesa Emily Bronté (1818-48), O morro dos ventos uivantes (1847), sob as perspectivas póscolonial e feminista, tomando como base os estudos de Said (1994; 2003), Ashcroft et a1(2004), Loomba (1998), e Boehmer (2005), Woolf (2004), Sha- walter (1977), Gilbert e Gubar (1984), dentre outros. Percebe-se na literatura inglesa um padrão repetitivo de representação das relações coloniais — sobretudo até 1847, ano da publicação da obra em estudo - que enaltece os ingleses e sua cultura, e que desqualifica os povos de pele escura, assim como suas respectivas culturas. Esses povos são, em geral, representados de forma preconceituosa e sob o domínio do imperialismo inglês. O romance de Brontë subverte esse tipo de representação porque o protagonista, um cigano estrangeiro, Heathcliff, consegue reverter as relações socioeconômicas impostas por seus opressores, os ingleses que o cercam, e, consequentemente, subju- ga-os de forma análoga à sua própria experiência. Destaca-se, na obra de Bronté, seu caráter subversivo, porque a narrativa passa- se na Inglaterra, o que confere ao .feito de Heathcliff um valor significativo, uma vez que ele obtém sucesso em relação a algo que despertava grande temor para os ingleses: serem vítinjas das forças de raças escuras em seu próprio território. A obra de Bronté expõe também a complicada situação de mu- lherfes inglesas, aprisionadas em uma esfera doméstica e castradora, marcada pelas difíceis relações de gênero, raça e classe, naquele universo patriarcal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA subversão das relações coloniais em O Morro dos Ventos Uivantes: questões de gênero.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42440-
dc.date.accessioned2025-07-10T19:19:16Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T19:19:16Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectRelações coloniaispt_BR
dc.subjectEmily Bronte - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectWuthering Heights - Emily Bontept_BR
dc.subjectLiteratura inglesa - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRomance inglês - O Morro dos Ventos Uivantespt_BR
dc.subjectEscrita literária feminina - século XIX - Emily Brontept_BR
dc.subjectPoscolonialismo e literaturapt_BR
dc.subjectRelações coloniais - literatura inglesapt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectGender Issuespt_BR
dc.subjectColonial Relationspt_BR
dc.subjectEmily Bronte - Criticism and Interpretationpt_BR
dc.subjectWuthering Heights - Emily Bontept_BR
dc.subjectEnglish Literature - Criticism and Interpretationpt_BR
dc.subjectEnglish Novel - Wuthering Heightspt_BR
dc.subjectWomen's Literary Writing - 19th Century - Emily Brontept_BR
dc.subjectPostcolonialism and Literaturept_BR
dc.subjectColonial Relations - English Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe subversion of colonial relations in Wuthering Heights: gender issues.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Daise Lilian Fonseca. A subversão das relações coloniais em O Morro dos Ventos Uivantes: questões de gênero. Campina Grande -PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-132-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42440pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A SUBVERSÃO DAS RELAÇÕES COLONIAIS EM O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - LIVRO EDUFCG 2015.pdfA Subversão das Relações Coloniais em O Morro dos Ventos Uivantes: Questões de Gênero- LIVRO EDUFCG 2015106.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.