Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFONSECA, J. K. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5905147984783381pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2BATISTA , Maria Thais de Oliveira.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a aquisição da leitura do código escrito. Nas sociedades contemporâneas a leitura da palavra escrita se configura em uma habilidade determinante para o sujeito em formação tornar-se capaz de compreender e dialogar com os signos comunicação, transformando assim, o domínio da escrita como instrumento imprescindível para participação social em todos os âmbitos. No entanto, sua aquisição é um processo complexo que demanda esforços tanto dos leitores em formação, quanto dos mediadores de tal processo, no caso da atual conjuntura social, os professores. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a eficácia das atividades diversificadas na melhoria do desempenho dos estudantes no que concerne a aquisição do domínio do código escrito. O percurso metodológico se dá por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a observação participante. A pesquisa-ação empreendida possibilitou a certificação de que as atividades diversificadas constituem-se em um meio eficaz na melhoria do desempenho dos estudantes no que concerne a aquisição do domínio do código escrito na medida em que proporciona aos estudantes, o contato direto e significativo com práticas de leitura em diversas modalidades. Desse modo, conclui- se que é pertinente intensificar práticas de leitura, com mediação docente adequada, posto que o ato de ler proporciona ao sujeito o encontro com a linguagem formal, melhorando assim seu vocabulário, aguçando a criatividade e, principalmente, subsidiando a capacidade de análise e posicionamento pessoal sobre temas diversos, bem como, configura-se em um elemento democratizante do conhecimento, conduzindo o sujeito leitor a libertação das forças sociais que o prendem à ignorância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA contribuição das atividades diversificadas no processo de aquisição da leitura.pt_BR
dc.date.issued2017-09-05-
dc.description.abstractOn this current issue, the acquisition of reading code is the object of study. In contemporary societies the reading of written word configures in a decisive skill for a person in training will be able to understand and discourse with the communication symbols transform, in this manner, the dominance of writing is an indispensable tool to social participation in all ambits. However, its acquisition is a complex process which demands great efforts from both the reading in training as the mediators of this process, in nowadays social conjuncture, the teachers. From this perspective, this work’s aim analyzes the effectiveness of diversified activities in order to improve the students’ performance regarding the acquisition of written code domain. The methodology trajectory happens through bibliographic research and research-action, using as data collection tools the field journal and participating observation. The performed research-action enables the certification that the varied activities constitute an effective mean on the improvement of students’ performance concerning the acquisition of written code domain, insofar as provide to students the direct and meaningful contact with reading practices in diversified modalities. Thus, it draws a conclusion that is relevant intensify reading practices with proper teacher’s mediation in face of the act that reading provides to the subject the contact with formal language, improving its vocabulary as a result, stimulating the creativity and, mainly, subsidize the capacity of analyzing and the personal positioning about different themes, likewise, configure in a democratizing component of the knowledge, guiding the reader to release from social strength that locks it way to ignorance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4246-
dc.date.accessioned2019-06-11T15:57:00Z-
dc.date.available2019-06-11-
dc.date.available2019-06-11T15:57:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAquisição da leiturapt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectAtividades diversificadaspt_BR
dc.subjectAcquisition of readingpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.subjectDiversified activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFONSECA, Joana Karla Monteiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of diversified activities in the process of reading acquisition.pt_BR
dc.identifier.citationFONSECA, Joana Karla Monteiro. A contribuição das atividades diversificadas no processo de aquisição da leitura. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA KARLA MONTEIRO FONSECA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfJoana Karla Monteiro Fonseca. Monografia Pedagogia. CFP 2017.668.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.