Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4246
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FONSECA, J. K. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5905147984783381 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | JOCA, Alexandre Martins. | - |
dc.contributor.referee2 | BATISTA , Maria Thais de Oliveira. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo a aquisição da leitura do código escrito. Nas sociedades contemporâneas a leitura da palavra escrita se configura em uma habilidade determinante para o sujeito em formação tornar-se capaz de compreender e dialogar com os signos comunicação, transformando assim, o domínio da escrita como instrumento imprescindível para participação social em todos os âmbitos. No entanto, sua aquisição é um processo complexo que demanda esforços tanto dos leitores em formação, quanto dos mediadores de tal processo, no caso da atual conjuntura social, os professores. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a eficácia das atividades diversificadas na melhoria do desempenho dos estudantes no que concerne a aquisição do domínio do código escrito. O percurso metodológico se dá por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a observação participante. A pesquisa-ação empreendida possibilitou a certificação de que as atividades diversificadas constituem-se em um meio eficaz na melhoria do desempenho dos estudantes no que concerne a aquisição do domínio do código escrito na medida em que proporciona aos estudantes, o contato direto e significativo com práticas de leitura em diversas modalidades. Desse modo, conclui- se que é pertinente intensificar práticas de leitura, com mediação docente adequada, posto que o ato de ler proporciona ao sujeito o encontro com a linguagem formal, melhorando assim seu vocabulário, aguçando a criatividade e, principalmente, subsidiando a capacidade de análise e posicionamento pessoal sobre temas diversos, bem como, configura-se em um elemento democratizante do conhecimento, conduzindo o sujeito leitor a libertação das forças sociais que o prendem à ignorância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A contribuição das atividades diversificadas no processo de aquisição da leitura. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
dc.description.abstract | On this current issue, the acquisition of reading code is the object of study. In contemporary societies the reading of written word configures in a decisive skill for a person in training will be able to understand and discourse with the communication symbols transform, in this manner, the dominance of writing is an indispensable tool to social participation in all ambits. However, its acquisition is a complex process which demands great efforts from both the reading in training as the mediators of this process, in nowadays social conjuncture, the teachers. From this perspective, this work’s aim analyzes the effectiveness of diversified activities in order to improve the students’ performance regarding the acquisition of written code domain. The methodology trajectory happens through bibliographic research and research-action, using as data collection tools the field journal and participating observation. The performed research-action enables the certification that the varied activities constitute an effective mean on the improvement of students’ performance concerning the acquisition of written code domain, insofar as provide to students the direct and meaningful contact with reading practices in diversified modalities. Thus, it draws a conclusion that is relevant intensify reading practices with proper teacher’s mediation in face of the act that reading provides to the subject the contact with formal language, improving its vocabulary as a result, stimulating the creativity and, mainly, subsidize the capacity of analyzing and the personal positioning about different themes, likewise, configure in a democratizing component of the knowledge, guiding the reader to release from social strength that locks it way to ignorance. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4246 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T15:57:00Z | - |
dc.date.available | 2019-06-11 | - |
dc.date.available | 2019-06-11T15:57:00Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Atividades diversificadas | pt_BR |
dc.subject | Acquisition of reading | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.subject | Diversified activities | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FONSECA, Joana Karla Monteiro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The contribution of diversified activities in the process of reading acquisition. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FONSECA, Joana Karla Monteiro. A contribuição das atividades diversificadas no processo de aquisição da leitura. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOANA KARLA MONTEIRO FONSECA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdf | Joana Karla Monteiro Fonseca. Monografia Pedagogia. CFP 2017. | 668.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.