Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4247
Title: Os trabalhadores rurais do setor canavieiro do brejo paraibano.
Other Titles: Rural workers in the sugar cane sector of the Parajo swamp.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Romildo dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOLER, Norma Montalvo de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Robério Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Paulo Ortiz Rocha de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIMA, Severino José de.
Keywords: Trabalhadores Rurais;Setor Canavieiro - Brejo Paraibano;Economia da Terra;Cana - de - Açúcar - Paraíba;Rural Workers;Sugarcane Sector - Brejo Paraibano;Earth Economy;Sugarcane - Paraíba
Issue Date: 5-Feb-1993
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Romildo dos Santos. Os trabalhadores rurais do setor canavieiro do brejo paraibano. 1993. 247f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1993.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao longo do desenvolvimento histórico dos países capitalistas é uma constante a preocupação com as condições de vida e reprodução da classe trabalhadora. Neste trabalho, abordamos o conjunto de aspectos que explicitam a evolução recente das condições de vida e de trabalho da fração da classe trabalhadora do setor canavieiro paraibano, mais especificamente dos trabalhadores do setor de campo da cana da microrregião do Brejo. O objetivo básico deste trabalho c explicitar o nível de desgaste operário nos canaviais assim como as condições de reprodução dos trabalhadores e, em geral, da família canavieira. Para tanto, caracteriza-se o trabalho e as condições deste no canavial e nele. as especificidades do trabalho do menor e da mulher. De forma geral, apresenta-se as condições de vida da família canavieira; avalia-se a evolução dos salários e as situações em que acontecem as perdas salariais, assim como a situação da cesta básica e as variações salariais. Por outro lado, aborda-se a questão da crise do setor canavieiro e seu impacto nas condições de trabalho dos canavieiros do Brejo. O estudo destas questões, entre outras, nos permitem explicitar que no mínimo 76% dos trabalhadores da cana ganham menos que um salário mínimo, sendo que uma grande maioria destes ganham menos que 1/2 salário mínimo. lista situação de baixos salários se aprofunda sc considerada as diversas modalidades em que acontecem as perdas salariais, que alcançam níveis altamente significativos. Por sua vez, explicita-se o nível de desgaste dos operários que estão inseridos num mercado de trabalho em crise de oferta de emprego, com uma média de 6,6 meses trabalhados por ano, sem a proteção legal quanto aos equipamentos de trabalho, transporte adequado e a grande maioria sem direitos aos benefícios sociais, não só porque 62% deles não tem carteira de trabalho assinada, senão porque ante a realidade do setor canavieiro, o trabalhador regularmente abdica de seus direitos em troca de sua permanência no emprego, colocando-se numa constante situação de superexploração. Finalmente, as considerações acima mencionadas e sobretudo a análise do custo de variação da ração essencial mínima em sua relação com as especificidades salariais na microrregião, nos faz entender que pelo menos 3/4 das famílias canavieiras se reproduzem bem abaixo do nível da mera sobrevivência física. 1/4 delas logram, com a ajuda dos roçados uma melhor condição de reprodução, apesar disto, também são sérias as limitações quanto as suas condições de vida.
Abstract: This work is a study of sugar-cane plantation labourer's life and job conditions in the Swampy area of Paraiba. It's main purpose is to shwo the premature destruction of labour power due to the explotation condition to which these workers are subjected to and their absolute poverty. It is evalueted the wages rise taking into consideration the losses and wages variation as variables which related to the minimum supply necessary for survival demonstrate a closer view of the sugar-cane plantation reality. We also stress women and children's work in the plantation. By doing this, we clearly explained the degrading condition of work and of family reproduction which arc below the minimum biological conditions required for a human being.
Keywords: Trabalhadores Rurais
Setor Canavieiro - Brejo Paraibano
Economia da Terra
Cana - de - Açúcar - Paraíba
Rural Workers
Sugarcane Sector - Brejo Paraibano
Earth Economy
Sugarcane - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Economia
Economia Regional
Economia Agrária
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4247
Appears in Collections:Mestrado em Economia Rural e Regional.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMILDO DOS SANTOS SILVA - DISSERTAÇÃO PPGERR 1993..pdfRomildo dos Santos Silva Dissertação - PPGERR 199335.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.