Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4249
Title: Evapotranspiração e análise econômica de irrigação em cana-de-açúcar.
Other Titles: Evapotranspiration and economic analysis of irrigation in sugarcane.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Samuel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS NETO, José.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TEODORO, Iêdo.
Keywords: Gotejamento;Evapotranspiração Real;Produtividade Agroindustrial;Irrigação da Cana-de-açúcar;Drip;Real Evapotranspiration;Agroindustrial Yield;Irrigation of Sugarcane
Issue Date: Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, S. Evapotranspiração e análise econômica de irrigação em cana-de-açúcar. 2015. 56 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso da irrigação nos canaviais requer bastante atenção, visto que o agricultor deve utilizar a quantidade do insumo que proporcione o máximo retorno econômico. Por isso, para otimizar o uso da água na irrigação da cana-de-açúcar, este trabalho teve como objetivo analisar os níveis desse recurso que proporcionassem produtividades economicamente viáveis ao longo das socarias. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL) em Rio Largo-AL, utilizando-se a variedade RB92579 irrigada por gotejamento com sete lâminas de irrigação (níveis de 0, 25, 50, 75, 100, 125 e 150% da evapotranspiração de referência-ET0 média diária do período seco), em três ciclos de produção de cana-de-açúcar entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2012. A evapotranspiração da cultura (ETc) e a evapotranspiração real (ETr) da cana-de-açúcar foram estimadas pela metodologia de Kc duplo, o qual separa os efeitos de transpiração da planta e evaporação direta da água do solo. Foram calculados o Índice de Satisfação das Necessidades de Água (ISNA) para o tratamento de sequeiro e a evapotranspiração relativa da cultura (ER) para todos os tratamentos. A produtividade agrícola e agroindustrial da cultura foi utilizada para o ajuste de curvas de respostas às lâminas de irrigação. A ETr média na fase de crescimento máximo dos três ciclos variou de 1,73 a 5,04 mm dia-1 nos tratamentos com 0 e 150% da ET0, respectivamente. A cana-de-açúcar irrigada com Kc máximo de 1,5 (150% da ET0) no primeiro, segundo e terceiro ciclos de cultivo, produziu em média 48,0 Mg ha-1 a mais do que a cana cultivada sem irrigação. Para o valor médio de 0,55 R$ kg-1 de açúcares totais recuperáveis (ATR), a lâmina de máxima eficiência econômica foi 666 (85% da ET0), 290 (65% da ET0) e 397 mm (70% da ET0), com lucro de 3.272,07; 2.456,90 e 1.474,51 U$ ha-1 em cana-planta, 1ª e 2ª socas, respectivamente. A cana-de--açúcar sob regime de sequeiro, em Rio Largo-AL, está exposta a médio risco climático e a ETr, nos cultivos irrigados, diminui proporcionalmente com o nível de irrigação adotado. A quantidade de ATR por tonelada de cana varia com a lâmina de irrigação, mas o rendimento agroindustrial final por unidade de área cultivada é dependente da produtividade de colmos; no entanto, a lâmina econômica de irrigação no intervalo de 0 a 150% da ET0 é diretamente proporcional ao aumento do preço do ATR.
Keywords: Gotejamento
Evapotranspiração Real
Produtividade Agroindustrial
Irrigação da Cana-de-açúcar
Drip
Real Evapotranspiration
Agroindustrial Yield
Irrigation of Sugarcane
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Agrícola
Irrigação e Drenagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4249
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Agrícola.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMUEL SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGEA) 2015.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.